NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

17 de jun. de 2010

PREVISÕES PÓS PRIMEIRA RODADA

Depois de assistir a todos os jogos da primeira rodada, quase sempre na íntegra, parece possível fazer prognósticos para classificação às oitavas-de-final, e com boa probabilidade de acerto, facilitado pelo resultado de ontem, primeiro jogo da segunda rodada - Uruguai 3X0 África do Sul.
No Grupo A, o Uruguai classifica até pelo saldo de três gols, e penso que a França, embora mal, vence o México e também passa. Cuido que o Uruguai passa em primeiro.
No Grupo B, dá Argentina em 1o, fácil (até porque se não vencer a Coréia pega a fraquíssima Grécia na terceira rodada); a Coréia do Sul, de quem gostei contra a Grécia, também passa. A Nigéria, obrigada a vencer a Grécia corre por fora.
No Grupo C, fácil, Inglaterra e EUA, embora ambos estejam hoje em segundo lugar do grupo, com um ponto, liderado pela horrível Eslovênia, que bateu a Argélia com a ajuda do frangueiro Chaouchi. Não aposto em ninguém como líder, pode dar qualquer um dos anglo-saxões.
No Grupo D, Alemanha, sem dúvida, lidera o grupo (até pelos 4 a 0), e pela primeira vitória, Gana passa em segundo.
No Grupo E, a Holanda bateu o time mais duro, a Dinamarca, e ficará em primeiro. Acho que os daneses passam em segundo, com chances também - menores - para o Japão.
No Grupo F, apesar do empate de Itália e Paraguai, a igualdade entre Nova Zelândia e Eslováquia - dois timecos - deixa os italianos e os falsificados em boa posição. Pode dar Paraguai em primeiro.
Os grupos G e H são os de mais difícil prognóstico. Tem que dar Brasil, pela tradição e um pouco mais de talento que os outros - embora o futebol fraquíssimo, e o segundo lugar está completamente aberto entre lusos e marfinenses. É chute - acho que dá Costa do Marfim, com a recuperação de Drogba.
No último ajuntamento, malgrado a derrota de ontem, a Espanha classifica, possivelmente em segundo lugar (e nessa situação pegará o Brasil, logo na segunda fase). Aqui, a zebra suíça passa, pois dois empates lhe serão suficientes - e eles não tomam gols em Copa há uns cinco jogos, na última em que estiveram (2002) passaram invictos por quatro jogos - pois o Chile perde a Espanha. Os chilenos jogam bonito, mas com marcação frouxa.
Acho que é isso. Mas o futebol é um mistério, e a possibilidade de França, Itália, Espanha e Inglaterra não passarem em primeiro em seus grupos abre possibilidade de confrontos gigantes precoces como Brasil X Espanha, Argentina X França, Alemanha X Inglaterra, Holanda X Itália, abrindo um caminho mais suave para a conquista da Copa para quem eventualmente vença esses imaginários confrontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário