NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

24 de jun. de 2010

GRUPOS E e F - MAIS 4 CLASSIFICADOS E ZEBRA SEMIFINALISTA

Agora falta muito pouco para a definição dos dezesseis classificados e para completarmos os cruzamentos até o final da Copa.
Já temos, garantida, uma zebra na semifinal da copa, eis que os vencedores dos confrontos EUA x GANA e URUGUAI x CORÉIA DO SUL enfrentam-se nas quartas-de-finais. Portanto, um desses quatro times será semifinalista. Se for o Uruguai, apenas pela tradição de bi-campeão (o primeiro título tem 80 anos, o segundo 60), pode-se pensar que não se trata de uma zebra; pelos resultados recentes, contudo, é ZEBRAÇA.
Das últimas 9 Copas participou apenas de 4, contando essa de 2010, e desde 1974 até a vitória contra a África do Sul, dias atrás, ganhara apenas um jogo, por 1X0, contra a Coréia do Sul, em 1990, com retrospceto no período de 1V, 6E, 7D. Mesmo contra esse retrospecto, aposto no URUGUAI na SEMI.
As definições de ontem:

GRUPO E: A Holanda, já classificada, venceu Camarões, garantindo o primeiro lugar do grupo. Embora vencendo, a Holando tomou certo sufoco no segundo tempo. De positivo para os do país baixo, a estréia de Robben, que pode, ganhando ritmo, ser jogador descansado e decisivo nas partidas finais desta copa. Jogando Holanda e Eslováquia, aposto na Holanda, malgrado o bom jogo da Eslováquia (uma parte da antiga Tchecoslováquia - duas vezes vice-campeã mundial) contra a Itália.

O Japão, surpreendentemente, e com dois gols de falta, cometeu um 3 X 1 contra a Dinamáquina (enferrujada), e meteu-se também nas oitavas de final. Não vi esse jogo em razão dos horários coincidentes com Holanda X Camarões, mas as duas cobranças de falta que resultaram em gols japoneses provam que nem só o talento, mas o treino, a prática empírica podem levar um time nada mais do que razoável a ficar entre os 16 melhores times do mundo.

GRUPO F: O Paraguai - mais um sulamericano classificado (só falta o Chile, dentre os 5, garantir sua classificação, naquela que pra mim será a mais difícil, e até improvável, daqui a pouco, contra a Espanha), empatou com a Nova Zelândia, garantindo o primeiro lugar da Chave. Enfrenta, agora, o Japão, como assinalei acima, segundo classificado do grupo anterior. Acho o Paraguai mais time, vem fazendo uma boa Copa, sofreu apenas um gol, da Itália, de bola parada após falha tenebrosa de seu goleiro.
Uma defesa bastante sólida versus uma defesa já vazada em dois jogos, um futebol com um pouco mais de tradição, uma campanha boa nas eliminatória, a meu ver qualificam o Paraguai como favorito para tal partida.


Do jeito que vai, é capaz de esse negócio de Copa do Mundo virar uma grande Copa América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário