NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

29 de jun. de 2010

OITAVAS - JOGO 7 - PARAGUAI x JAPÃO

Não há muito o que falar sobre o jogo. Faltou futebol, faltou emoção, sobraram minutos (mais de 120 jogados). Duas ou três chances mais ou menos claras para cada time em todo o jogo. Gol na cara, perdido, nenhum. Ao final, disputa por pênaltis.
Aí, mais uma vez, faltou qualquer drama na contenda. Todos os pênaltis foram convertidos, à exceção de um chutado na trave por um japonês. Os goleiros não pegaram nenhuma cobrança. Final: Paraguai 5x3 nos nipônicos. Foi um jogo de futebol falsificado.
O Paraguai pega Espanha ou Portugal (jogo de daqui a pouco); acho que já cumpriu seu papel no Mundial. Ir a uma semi-final seria demasiado para o time paraguaio.
Sobrou apenas o choro convulsivo de Gerardo Martino, o técnico paraguaio, treinador do quarto classificado sulamericano entre oito quadrifinalistas. Não é fácil, realmente, pegar um timeco e colocá-lo entre os oito melhores do mundo. O Paraguai tem 7 milhões de habitantes, uma pobreza absurda. O Uruguai 3,5 milhões de habitantes, vive no passado (no máximo na década de 70, virou um pequeno apêndice da Argentina). Esses dois "povoados" mostraram seu valor nesta Copa, fizeram campanhas que entrarão para suas histórias. Que tais campanhas sejam prenúncio de algo melhor para nossos vizinhos.
O único desclassificado de sudamerica (Chile) perdeu para o Brasil - outro dessas plagas. Que Copa para a América do Sul! Diria o sumido Belchior que "um tango argentino me vai bem melhor que um blues"; antes o Paraguai que o Japão, antes o Uruguai do que a Eslovênia; antes a Argentina do que o México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário