NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

24 de ago. de 2010

O POST QUE NÃO FOI. ENTÃO, NELSON RODRIGUES E O "CAPITAL DAS ALAGOAS".

Escrevi ontem um post chamado "Iraty - Raio-X", para publicá-lo hoje. Aí abro o jornal, às 7h, e lá está o "Dossiê Iraty". Inclusive a fonte de informação que eu usara é a mesma da "profunda pesquisa jornalística" de A Notícia - a wikipedia. Então, sou obrigado a mudar o assunto (voltando a um de meus favoritos), porque quem lê o blog certamente já leu o jornal antes, e se for pra dizer a mesma coisa que "a imprensa", então o blog será inútil. 

Ao novo post, então: olha, vão dizer que tenho má vontade contra o 'capital das alagoas', e espero não estar aborrecendo os leitores com esse tema recorrente. Pode até ser implicância minha, mas é que ele dá razões para tal comportamento.
No domingo, mais uma pérola dessas que me irritam. Disse o "mestre": "Quando o vi, meses depois, ao volante de um carro adaptado, alegre e sorridente, lembrei do célebre VERSO de Nelson Rodrigues: 'A vida é cheia de equívocos e ironias miseráveis'".
Pois bem: sou um leitor bissexto de Nelson Rodrigues. "O Reacionário" e "A Cabra Vadia" são coletâneas de crônicas espetaculares. Nelson Rodrigues é um CRONISTA (e teatrólogo, e romancista, e frasista) de mãos cheias. Não me consta de ser ele um poeta, logo não escrevia VERSOS. Mas dou de barato esse fato, e passo ao principal.
Essa frase/verso não tem a mínima cara de Nelson Rodrigues, e acho que ele não a escreveu. E aí, se é pra citar alguém, vou de Machado de Assis: a "verossimilhança, que é muita vez toda a verdade", não se fez presente nesse caso.
Então, coloquei a sentença no Google, para garantir. Não a encontrei. Penso que para dar ares de autoridade a uma frase comum, ele, "o alagoano", tascou logo um escritor renomado como sendo o autor da citação.
É claro que minha pesquisa ou meu conhecimento podem estar errados e a frase ser mesmo da autoria de Nelson Rodrigues. Mas acho pouco provável. É que as frases rodrigueanas conhecidas, como "invejo a burrice, porque é eterna", ou "a plateia só é respeitosa quando não está entendendo nada", ou, por fim, "antigamente, o silêncio era dos imbecis; hoje, são os melhores que emudecem"  são facilmente localizáveis.
Outra dia, "o alagoano" colocou uma frase de John McEnroe em sua coluna, e realizei este mesmo procedimento, digamos, googleano. Pois, mais uma vez, não encontrei a frase do tenista americano.
Acho, realmente, que 45 anos de serviços prestados já pedem uma aposentadoria. Tempo para isso ele já tem.  Minha sugestão: reparem na seriedade com que Edenilson Leandro (não o conheço, só o leio) trata da primeirona joinvilense. Ele poderia tranqüilamente ser o titular da coluna Informal. Se mantivesse o mesmo nível de sua  atual coluna sobre o futebol - e outras modalidades - amador de Joinville, penso que os leitores de A Notícia (e os torcedores do JEC) só teriam a ganhar.

Amanhã volto a falar do JEC, especialmente de uma notícia alvissareira considerando nossa atávica desorganização: o envio do auxiliar técnico de Leandro Machado para assistir ao jogo Pelotas e Iraty, a fim de coletar informações sobre nosso próximo adversário.  AVANTE, JEC!

Segue, para os arquivos do blog, a ficha do jogo de domingo passado, em Itápolis:
Ficha técnica: Oeste 0 x 0 JOINVILLE, Itápolis, Estádio Municipal dos Amaros, em 22/08/2010
JEC: Fabiano; Rafael Tesser, Fernando, Souza e Eduardo; Carlinhos Santos, Luis André, Paulinho Dias (Ricardinho) e Marcelinho (Eder); Marcelo Silva e Charles (Paulo Roberto). T: Leandro Machado
Oeste: Jeferson (Moisés); Dailson, Fred e Felipe (Mário); Alex William, Paulo Miranda, Fonseca, Rodrigo Mendes e Bruninho; Dil (Cortêz) e Mirandinha. T: Paulo César Catanoce. Público: 128 pagantes

5 comentários:

  1. Você tem razão. Eu, particularmente, larguei de mão do A notícia. Prefiro o Notícias do Dia, a coluna do Elton Carvalho dá um banho no Maceió.

    emerson

    ResponderExcluir
  2. Eu assino A Notícia, então leio. Mas pra saber alguma coisa do JEC tem que ler as notícias e o Diego Santos. Mas, pra saber mesmo, internet, rádio. Vou tentar ler o ND. Tem na internet? ST.

    ResponderExcluir
  3. http://www.clickric.com.br/ric.com/colunistas.asp?id=2269&id_cat=8&id_jornal=2

    aí o link da coluna do elton carvalho.

    emerson

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Emerson. Vou colocar nos links do blog. Ab, ST.

    ResponderExcluir
  5. Caras, tive a (infeliz) oportunidade de abrir o AN e "ler" a coluna do MáCeio. Acredito que ele não exista, possivelmente seja um programa que faz consultas automáticas apontando para o Diário anti-catarinense, com critério de buscas para hawai e figayrense.

    ResponderExcluir