NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

3 de ago. de 2010

CADÊ A TORCIDA JEQUEANA? SUMIU!

Como o JEC só volta a jogar domingo, em princípio com o mesmo time que enfrentou o Zequinha no sábado último, as novidades sobre o time não serão muitas, e por isso pretendo escrever, durante esta semana, uma breve série de posts sobre nossa Torcida, que está a merecer uma análise um pouco mais detida. Sem a perspicácia de um Freud, posso contudo afirmar que sofremos de sérios problemas psicológicos, precisamos uma terapia de grupo para chegar a uma normalidade torcedora.
Esse primeiro post "Cadê a torcida JEQUEANA?" virá seguido por um sobre o comportamento apático e ao mesmo tempo sobre a tendência "resmunguenta" dos torcedores, também insuflada pela nossa incompetente mídia - com raríssimas exceções. Por fim, um sobre o real tamanho da torcida do JEC e o completo desconhecimento pela diretoria de como é constituído o agrupamento de fãs jequeanos.
Deixemos de entetantos, vamos aos finalmentes.
Cadê nossa torcida? 
Sábado, 24 de julho. Arena Joinville. Jogo: Coritiba 2 x 1 Sport Recife. Público: 6.673 espectadores.
Voltemos uma semana no tempo:
Domingo, 18 de julho. Arena Joinville. Estréia na série D, depois de dois anos sem um joguinho por campeonato brasileiro - de qualquer divisão. Jogo: JEC 2x1 Oeste. Público:  1861 espectadores.
Essa é nossa grande torcida? Essa é a nação tricolor?
Um time forasteiro, ano passado rebaixado para a série B do Brasileirão (que agora disputa), sem o mando de campo e, proibido de jogar em Curitiba, aluga a Arena para 9 ou 10 jogos. Aí, num sábado à tarde quase 7 mil torcedores se movimentam, vêm a Joinville, e com ingressos caríssimos põem mais público em nosso estádio do que nós mesmos colocamos em 90% dos jogos do Tricolor.
É uma vergonha.
Inclusive já rascunhei o post sobre o tamanho da nossa torcida com base em pesquisa feita pela RIC Record, e no terceiro dos posts dessa série vou publicá-lo - adianto que penso que nossa torcida é pequena. Por enquanto, só cabe a vergonha pelo que a torcida do Coxa fez no sábado último.
Bem sei que os poucos (mas qualificados) leitores desse blog podem até discordar de mim porque serei duro com a torcida, e que o contingente de pessoas que lêem o que escrevo não será suficiente para lotar a Arena no domingo. Mas já será um começo se estes que por aqui passam os olhos forem também ao Estádio. AVANTE, JEC!

9 comentários:

  1. Eu fui um dos poucos que foram à ARENA ver o jogo contra o Oeste e fiquei decepcionado com o público. Estréia na série D, disputa mais importante do ano para o Joinville, e míseros mil e poucos torcedores. Uma torcida que não acompanha o time não pode depois reclamar que o time está mal, etc. Por que reclamar de um time que você não assiste, certo? De bom, pelo menos sabemos quem são os verdadeiros torcedores do Joinville. Domingo todo mundo à ARENA para ver a goleada.

    emerson

    ResponderExcluir
  2. Só um comentário: o blog é bom, bom mesmo. Se você espalhar pelos outros blogs, fizer propagandas dele, vai aparecer muitos frequentadores. O torcedor precisa de espaços como este sobre o Joinville, e este é muito bom. Infelizmente, meios de comunicação importantes dão espaço para pessoas despreparadas como Diego Santos e Marco Antônio Peixer. Seu espaço merece destaque, é muito bom. No que eu puder, eu vou dar um toque a outras pessoas para que apareçam aqui.

    emerson

    ResponderExcluir
  3. Torcida vai ter que comparecer, vejam a media de público do Santa Cruz, a deste ano e a do ano passado, se têm jogos eles estão lá. Na alegria e na tristeza!

    ResponderExcluir
  4. Caros Emerson e Enderson.
    Já seremos três na Arena no proximo domingo. Infelizmente o tempo não melhora e será dia dos pais. Não tô botando muita fé na presença de nossa torcida. No mais, agradeço os elogios de Emerson ao blog. Saudações tricolores.

    ResponderExcluir
  5. Vai continuar frio, mas parece que domingo a chuva dá um tempo. Arrisco que o público será de 5000 torcedores.

    emerson

    ResponderExcluir
  6. OLA...SOU NOVA AQUI OLHEI SEU COMENTARIO NO BLOG DOS BASTIDORES DO JEC...VOU SEMPRE ESTAR POR AQUI DANDO UMA ESPIADA...
    HEHEH
    EU TBM ERA UMA DESSAS PESSOAS Q ESTAVAM LA..PO MAIS TAVA UM TEMPO RUIM CHUVA FRIO...MAIS FAZER O QUE..


    DALE TRICOLOR

    ResponderExcluir
  7. Seja bem-vinda, Patrícia. Daqui a pouco conseguiremos lotar uma kombi com os leitores do blog. Sds Tricolores.

    ResponderExcluir
  8. Caros, não vai demorar pra eu comparecer no estádio...mas uma dúvida, a cerveja está liberada?

    ResponderExcluir
  9. O estatuto do torcedor, com a nova redação prevê:
    são condições de acesso ... "não portar objetos, bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência". Acho que a cervejinha acabou definitivamente. Medida infeliz. SDS tricolores.

    ResponderExcluir