NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

28 de out. de 2010

48 HORAS PARA A BATIDA DE MARTELO

Faltam dois dias para  a nossa nova "final", desta vez sem 38º graus de calor na moringa, mas dentro de um prédio com ar condicionado, sobre um tapete que não é nenhum gramado.
Nosso time entrará em campo com somente dois jogadores, o Pugliese e o Roesler, sem o uniforme tricolor, mas de paletó e gravata.

Essas 48 horas restantes trouxeram mais dúvidas do que certezas. Ontem, o América venceu o Madureira e se classificou, no campo, à final da Série D.

duas interpretações possíveis sobre a influência (política) desse resultado no julgamento de sexta-feira. A pessimista é de que agora o América já está na final, e ficaria mais difícil desclassificar tal time. A otimista, lembrada por Emerson, um dos mais assíduos leitores do blog, é de que o Madureira, acreditando que o jogo não valeria nada, jogou de sangue-doce, pouco se importando com o resultado - e também na dependência de seu próprio julgamento - pois terão de jogar a semi novamente, agora contra o JEC!

JEC(AMÉRICA) e MADUREIRA - CASOS DIFERENTES
Como rapidamente mencionei, hoje se julga no STJD o caso do Madureira, provavelmente às 14h (será possível acompanhar o julgamento no site Justiça Desportiva, em tempo real).
Pelo que entendo, ao contrário do que disse o Mira na rádio agora pela manhã, o julgamento não terá (ou pelo menos não deveria ter) influência no nosso caso, pois o que se alegou lá foi que a CBF não enviou a documentação ao STJD no prazo legal de três dias, remetendo a papelada 25 dias depois de esgotado o tríduo legal. Com base nessa argumentação do tricolor suburbano, acolheu-se a alegação de decadência - perda do direito pelo seu não exercício em tempo hábil - e o Madureira foi absolvido por maioria de votos.
No nosso processo, me parece que o JEC e a CBF foram rapidíssimos na denúncia e remessa de documentação, e os prazos respeitados, além de o processo contra o Madureira ter se iniciado "ex officio" na Procuradoria do STJD, com base em irregularidade detectada pela CBF - o CENE só entrou no processo depois como terceiro interessado.
No nosso caso, o JEC é que teve a iniciativa do processo - os prazos mudam - comunicando ao Procurador do STJD a irregularidade de jogador do América, e este, com documentos já enviados pela CBF e anexados aos autos - informação do advogado Roesler, em entrevista na rádio, ontem - ofereceu a denúncia, e muito rapidamente.
É perfeitamente possível, portanto, que o Madureira seja absolvido e o América condenado, embora julgados pelo mesmo fato, em razão do não cumprimento de prazos num caso, e a estrita observância destes pelo Joinville, pela CBF e pelo Procurador do STJD, no outro.
Como sempre disse o filósofo ilhéu Miguel Livramento, "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa completamente diferente". AVANTE, JEC!

11 comentários:

  1. Estou cada vez com confiante, que esta vaga é nossa.

    Todos com pensamentos positivos, e que os juizes decidam pelo cumprimento das regras da competição, ou seja, América eliminado.

    Saudações Tricolores.
    Cristiano.

    ResponderExcluir
  2. Odiei o Globo Esporte de hoje. Passou uma matéria do jogo Madureira e América, e o Alex Escobar, no final, disse: "Uma pena que o Madureira não tenha passado para a final. Mas boa sorte ao América, um time pelo qual tenho grande simpatia". Hã??? Desde quando ele acompanha o futebol amazonense para ter simpatia pelo América? Espero que isso não seja alguma influência pró-sede de copa.

    ResponderExcluir
  3. Também estou confiante, Cristiano. Se não houver sacanagem, ganharemos no tapetão.

    Mas, Emerson, o Escobar tem de ser absolvido nesta. Ele é torcedor notório do América-RJ, e torcer para o América do Rio é mais difícil do que torcer pro JEC, e ele só quis fazer uma referência ao seu time de coração.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia dessa predileção do Escobar... agora tô tranquilinho hehehe

    ResponderExcluir
  5. Madureira absolvido... Agora eles são JEC no Tribunal.

    ResponderExcluir
  6. Viu a última? Sampaio Corrêa tá querendo entrar como terceiro melhor perdedor e refazer as quartas-de-final com o JEC. Era só o que faltava o Sampaio aparecer agora para tumultuar.

    ResponderExcluir
  7. http://www.futebolinterior.com.br/campeonato/brasileiro-serie_d-2010/156945+Série_D:_Advogado_garante_que_América_tem_papel_que_comprova_regularidade_do_jogador

    ResponderExcluir
  8. http://www.futebolinterior.com.br/news.php?id_news=157009

    Leia o final, onde diz: "Caso parecido".

    ResponderExcluir
  9. Fernando Sofiatti:
    Sua mensagem aparecia em duplicidade e exclui uma delas, e a outra também sumiu. Peço-lhe desculpas pela exclusão e agradeço pelos elogios ao blob. Ab, ST.

    ResponderExcluir
  10. Vocês torcedores do JEC vão se dar mau! O América já vai jogar a primeira partida da final.

    Se o América fosse condenado, teriam que refazer toda a série D, o que causaria enormes prejuízos a Série D.

    Um jornal daqui de Manaus entrevistou um especialista em justiça desportiva que falou que a possibilidade do América ser condenado é remota! Além da influência em que Manaus é uma das sub sedes da copa de 2014 e uma das poucas que receberá a copa das confederações em 2013.

    ResponderExcluir