NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

6 de out. de 2010

JEC X AMÉRICA - IMPRESSÕES - PARTE II. NOTÍCIAS DIVERSAS

Só faltam dois, diria o ZéGallo!
Faltam só dois jogos, tricolores! Só dois joguinhos para o primeiro grande passo da redenção tricolor. Até TV vai ter ano que vem, na Série C, em transmissões da TV Brasil, a TV pública brasileira, o que liberará o clube das despesas com transporte e hospedagem (o maior complicador para jogar um campeonato deficitário, como se pode ver dos custos dessa nossa viagem de sexta-feira - mais de 60 mil reais).

Presidência do Clube:
No domingo, o Nereu disse no programa da TV Cidade que não pretende ser presidente, nem vice-presidente, ficando só à frente do futebol. Muito melhor assim - divisão de poderes é muito salutar.
Márcio Vogelsanger é, sem dúvida, o melhor presidente do Joinville desde o grande Waldomiro Schützler. É fato que a concorrência não foi tão qualificada assim (ganhar do Florêncio, do Bartholi, Irineu e Adelir não é mais do que obrigação). Mas, se o cara vem bem, por que tirá-lo de lá? Tanto é assim que sequer houve chapa de oposição na eleição do Conselho.
Com ele na presidência os papelões no Catarinão acabaram - até "tecnicamente rebaixados" fomos na gestão Adelir. Com o alemão, ficamos em 3° em 2009 e em 2° em 2010. Ganhamos a Recopa, ficamos em segundo na Copinha - esse o único mau resultado da sua gestão (pois nos garantiria na D 2011 - acho que disso não precisaremos mais - e na Copa do Brasil, essa sim uma chance perdida).


Volto ao futebol:
Como já disse outro dia, o jogo será no Sesi (Estádio Roberto Simonsen), em Manaus, com capacidade para 5.000 espectadores. No último jogo em casa, contra o Vila Aurora, colocaram por lá 2.840 torcedores. O estádio deve estar cheio, mas nada que possa deva assustar o Tricolor. O nosso estádio também estará abarrotado. Nosso time é malandro, experiente, aprendeu com vitórias e derrotas nesse ano difícil. Temos caras que já passaram por grandes times e que saberão lidar com a pressão da decisão. Ademais, a vontade do grupo é evidente. Assistindo aos lances de Zopp 0 x 1 JEC (aliás, o gol do Eder  foi erroneamente invalidado, pois o atacante estava na mesma linha do beque proletário), quando saiu o gol do Fernando, a comemoração de Marcelinho, sozinho na meia-cancha foi daquelas coisas que mostrou claramente o quanto os jogadores "estão querendo". Vibrou intensamente nosso meia com o gol se seu colega.


Condições de jogo e arbitragem:
Manaus é quente e úmido. Será um jogo em que teremos de cozinhar o galo para que o coelho não saia assado de lá. Hoje, nos sites metereológicos, a previsão para o próximo sábado é de 34° (até mais ameno que a temperatura habitual), com pancadas de chuva. Essa é uma preocupação - o calor, o cansaço. Mas isso está sendo meticulosamente cuidado por nossa preparação física, inclusive será feita hidratação especial dos jogadores a partir de quinta-feira.
Sexta pela manhã o time sai de Curitiba, e num vôo relativamente rápido (umas 5 horas até Manaus) dada a distância de mais de 4.000 km. Nossa logística está bem cuidada pelo Sagaz. Temos aí dois indícios de que o Clube está melhor, mais organizado. Preocupação com a logística, com a adequada preparação física e fisiológica de nossos atletas.

O árbitro será José Caldas de Souza, de Brasília. Dá uma certa preocupação. No google, várias críticas às suas atuações. Alguém da diretoria tem que encostar no homem e dizer que nós somos o melhor time da competição e não vamos tolerar que sejamos prejudicados.


Desfalques:
O artilheiro do  América-AM, com oito gols (dos quinze que o time fez) já está no Avaí há duas semanas - até o Avaí anda nos ajudando neste campeonato, vejam só -aí tem que dar tudo certo! Nesse último mata-mata, o América só fez um gol, e de pênalti.
Os outros sete gols do América na série D, excluído os do Charles, foram feitos por seis jogadores diferentes (Batista-MEI, 2 gols;  Carlinhos, Ivan, Guará, Bigu, Luis Carlos e Clailson - 1 gol cada).
Antes do jogo contra o Vila Aurora, o América tinha quatro pendurados (Batista, Cleiton Amaral, Nailson  - goleiro, e Rondinelli), mas não sei se alguém tomou o terceiro cartão.
O JEC só perdeu Luis André, mas com Paulinho Dias de titular (jogou muito) e Soler de reserva (parece que  também fez boa partida no PR), tudo está sob controle; no mais, o JEC continua com alguns pendurados (Tesser, Souza, Eduardo, Marcelinho).

Marcelo Silva só volta a treinar na quinta-feira, pois seu problema físico ainda persiste. Não deve jogar na primeira partida; no máximo será bancário.


Atacantes Tricolores: quando o carnaval chegar...
O ataque será Eder e Pantico, que jogou bem, criando várias chances, no Paraná. Vamos parar de falar que eles andam desperdiçando oportunidades. Toda a tranquilidade ao nosso elenco para essa hora decisiva. Agora não é hora de qualquer cobrança, mas só de incentivos.

Prefiro pensar que nossos atacantes estão inspirados na música do Chico Buarque: "estou me guardando pra quando o carnaval chegar", e vão desencantar nesses jogos finais. Não se reclamava (injustamente, a meu sentir) que o Lima só fazia gol em jogo pequeno e na final passava em branco? Pois agora será o contrário! Nossos atacantes vão fazer gol na "FINAL", para garantir nosso acesso.
Os versos finais dessa música servirão como desabafo de nossa torcida, quando se concretizar o acesso: "eu tenho tanda alegria, adiada, abafada, quem dera gritar... Tô me guardando pra quando o carnaval chegar". AVANTE, JEC!

7 comentários:

  1. Penso que o América tem um ataque muito fraco, depois da saída do atacante Charles, li em alguns sites, que nem os meias não estão criando chances de gols como no inicio da competição, ou seja, estão em decadencia....muito bom para nós.
    Eles também tem problemas financeiros, pelo que sei estavam com salarios atrasados.
    Saudações Tricolores.

    Cristiano.

    ResponderExcluir
  2. A lógica me diz que ganharemos, apesar do calor - que parece ser o principal adversário. Mas não se pode menosprezar o adversário. O campo lá é pequeno, uma marcação bem feita nos primeiros minutos, segurando um pouco o Tesser e o Eduardo, pra sair pro jogo lá pelos 20 ou 25 pode ser o caminho para a vitória.
    Como disse, só não se pode esquecer que do outro lado também tem um time querendo o mesmo que nos. Ab, ST.

    ResponderExcluir
  3. Tem um site da torcida americana de manaus.. dê uma olhada:

    http://www.futebolamazonense.blogspot.com/

    Claro que já postei uns comentários animadores pros caras lá... hehehehe

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Acabei de comentar por lá também... hehehe

    ResponderExcluir
  5. nada como uma vitoria...falta pouco...vai JECCCCCCCCCC!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Sandro, Emerson, Enderson.

    Li o blog amazonense, é bem pobrinho. A ansiedade só aumenta. Só precisamos de um bom resultado lá no amazonas. Peço muito um golzinho por lá. Mas acho que venceremos por um a zero ou dois a um. Com respeito e seriedade, venceremos. Abraços. ST.

    ResponderExcluir
  7. É bem pobrinho mesmo... O pessoal dá muito mais importância aos times do eixo Rio-SP.

    ResponderExcluir