NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

13 de set. de 2010

JEC 2 x 0 IRATY - ESTAMOS NA "FINAL".

Aquela estratégia de torcer e secar de que eu falava outro dia não poderia dar mais certo - entre os maiores e melhores times da série D, só faltou o Uberaba cair fora. Começamos a segunda fase com a oitava campanha, acabamos na vice-liderança geral. Dos dez primeiros colocados no início da fase, 7 foram eliminados.
Nossas duas vitórias, somados aos tropeços dos clubes com boa pontuação, e com o acréscimo de que os times de maior tradição da competição, ao lado do Joinville  - CSA, Santa Cruz, Remo, Treze - foram todos eliminados, tudo somado cria uma chance de ouro para obtermos o acesso, no campo, para a terceira divisão, abrindo pela primeira vez em anos, reais perspectivas de efetiva melhora do panorama do Joinville Esporte Clube.
Eis aí ao lado a tabela que produzi, com a classificação atualizada dos dez times que disputarão a terceira fase, estando já Uberaba, JEC e Operário classificados de qualquer maneira para a 4ª etapa do certame, ainda que percam seus dois jogos nesta fase. Isso significa que já garantiram seus lugares naquela fase em que se decide quais serão os times que ascenderão e disputarão a Série C do Campeonato Brasileiro em 2011.
No jogo de ontem, o Joinville fez um primeiro tempo muito bom, firme, tendo aberto o placar com poucos minutos de jogo, em jogadaça de Marcelinho, que puxou contra-ataque após bola roubada por Luis André, e enfiou um passe preciso para Eder chutar cruzado, da direita para a esquerda, por baixo do bom goleiro Valter.
Ainda na primeira etapa, uma vez com Tesser aos 25', outra com Ricardinho, o JEC esteve na cara do gol, mas ambos demoraram um pouco pra chutar e perderam as chances. Um zagueirão do Iraty também só não fez um gol contra em razão de ótima defesa de Valter. Eder ainda teve mais um bom arremate.
Na segunda etapa, ao 21', Eduardo, após jogada de sacrifício de Eder, chegou sozinho frente ao arqueiro paranaense para chutar na trave. No apagar das luzes, Eder dominou bem um lançamento longo vindo da direita, rente à linha de fundo, e fuzilou para definir o placar.
O Iraty, por sua vez, foi bastante perigoso no segundo tempo, e enquanto o jogo esteve 0x0, teve pelo menos umas três chances claras para empatar, com Ceará, Bruno e Eydson. Fabiano fez pelo menos duas grandes defesas, e Renato Santos salvou um gol. Este zagueiro, aliás, entrou muito bem no lugar de Souza, que sentiu - tudo indica - a mesma contusão decorrente da pancada  no joelho que sofreu lá em Iraty.
O que o time paranaense mais fez, pra dizer a verdade, foi bater. Tomaram seis amarelos, mereciam até ter jogador expulso, mas mesmo assim, para mim, o árbitro gaúcho foi bem. Temos que aguardar a definição do quadro clínico de nossos contundidos - Ricardinho e Souza, com a atenuante de que o tempo para recuperação é longo.
Resumindo: pegamos um adversário não muito qualificado e fizemos (bem) o nosso dever. Ganhamos lá e cá por dois a zero, não tomamos gol nos dois jogos, já temos a melhor defesa da competição, subimos bem na classificação, e ficamos a um passo do acesso.
Só faltam dois
Logo após a primeira vitória na série D, contra o Oeste, por 2x1, escrevi um post com o título "Como diria o Zégallo, faltam 11". Pois agora só faltam dois jogos - esses contra o Operário são apenas o aperitivo para o prato principal - a "FINAL". Antes, tínhamos que ser melhores que 36 times para subir, agora só precisamos ser melhores do que um - o adversário das quartas-de-final. O título, se vier, será a sobremesa. É agora, Tricolor! AVANTE, JEC!

Ficha técnica: Joinville 2 x 0 Iraty - Estádio Municipal, a Arena - 12.09.2010

Joinville: Fabiano; Rafael Tesser, Souza (Renato Santos), Fernando e Eduardo; Carlinhos Santos, Luis André, Ricardinho (Neném) e Marcelinho; Marcelo Silva (Charles) e Eder. T: Leandro Machado.
Iraty: Valter; Ailton, Rogério (Gilvan), Rene e Marquinhos; Sílvio, Almeida, Bruno e Ceará; Leandro e Eydson (Eduardo). T: Gilberto Pereira.
Público: 6.002 (total - mais de 900 não pagantes) Renda: R$ 18.215,00
Gols: Eder, aos 4/1T e aos 44/2T – Joinville.

7 comentários:

  1. Fazia tempo que o Joinville não era TÃO eficiente e TÃO sortudo - porque, convenhamos, foi muita sorte para nós outras equipes de tradição e com excelente pontuação terem sido eliminadas. Nesse cenário envolvendo sorte e competência o Joinville com certeza vai subir.

    emerson

    ResponderExcluir
  2. Enfim o Eder desencantou, e com dois ainda! Só não entendi o metropolitano, papelão...

    ResponderExcluir
  3. E o Marcelinho, cada dia melhor! Joga muito! Time perfeito... ataque eficiente, defesa sólida, meio de campo idem... é acesso e título, com certeza.

    emerson

    ResponderExcluir
  4. Caros Emerson e Enderson. As coisas se encaminham bem, e estou confiante também.
    Marcelinho realmente jogou muita bola (o M. Silva, por sua vez, pela segunda vez esteve abaixo do que pode render).
    O Eder parece que entrou em forma. Lá em Iraty não jogara tão bem, apesar do pênalti. Aqui esteve ótimo. O pique que deu para fazer o gol (se bem que só eram 5 minutos de jogo) foi impressionante, fez o segundo aos 90', e no gol que o Eduardo perdeu, o mérito da jogada foi todo dele.
    Porém, a nossa sorte será realmente testada de verdade na hora do cruzamento final. Vou escrever sobre isso, logo. Ab, Saudações Tricolores

    ResponderExcluir
  5. Acho que nunca esteve tão favorável como agora.. .e o JEC não pode deixar escapar o acesso à série C !!!
    Nos acostumamos tanto com o JEC indo bem e levando azar no final, que mal conseguimos acreditar que dessa vez a sorte está ao nosso lado.. hehehe
    Quero salientar a belíssima apresentação de Luís André. Achei que demoraríamos pra encontrar outro jogador com a garra do capitão Carlinhos Santos, e que ótimo.. encontramos o grande futebol do Luís André.
    Só falta a Diretoria diminuir os ingressos nessa 4ª fase... pra Arena Joinville virar um caldeirão pra cima do adversário que vier!!!!
    Vamo que vamo JEC !!!!!!!
    É JEC PORRRRRRRRAAAAAAAAAAAA !!!!

    ResponderExcluir
  6. Primeiro jogo contra o Operário será na ARENA, já está definido.

    ResponderExcluir
  7. Emerson, valeu; tinha visto no site da CBF - que é muito bom, por sinal.

    Sandro, valeu por sua primeira participação por aqui. Continue comentando. Concordo contigo que o Luis André jogou muito bem ontem (Renato Santos também). O negócio é a constância, ou seja, jogar sempre bem e regularmente, o que nem sempre acontece. Lembra de JEC e Brusque na final da Copinha; esses dois que ontem arrebentaram deixaram um careca do Brusque carregar a bola uns 40 metros e fazer o gol, acabando com o JEC? Mas acho que a coisa engrenou, e quando a fase é boa, até essas falhas individuais desaparecem.
    Abraços, Saudações Tricolores.

    ResponderExcluir