NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

13 de nov. de 2010

JECMANIA - UM ANO

Em 13 de novembro de 2009 dei início a este blog para falar do JEC.

A ideia inicial era de que eu mais três amigos escrevessêmos sobre o JEC, cada um com sua opinião e jeito, e assim, principalmente, trocássemos opiniões entre nós nos dias em que não havia jogo (pois estávamos juntos durante as partidas), mas o projeto não foi à frente desse modo, e me encarreguei de tocar o barco.

Não sabia nem que nome dar a este espaço, e tentei colocar um nome que não o identificasse com a Diretoria, com o Clube, pois o blog é completamente autônomo. Meus únicos vínculos com o Clube são o de torcedor, com mais de 25 anos de arquibancada e o pagamento da mensalidade como associado.
Depois, pensei em escolher um nome com o qual não me apropriasse do nome do JEC, nem parecer falar em nome de qualquer pessoa, a não ser eu mesmo; isso porque por várias vezes vi críticas ao "Blog do JEC" - atual Bastidores do JEC - do Diego Santos, porque este "usaria o nome" do Joinville para escrever - pra mim crítica sem fundamento de alguns xiitas que não conseguem ver um palmo a frente do nariz, mas adotei a cautela para que não viessem torcedores míopes me acusar de me aproveitar do JEC ou qualquer outra coisa que o valha. Me digam esses "espertos" como eu me aproveitaria do JEC?
Na falta de melhores ideias, veio o nome JECMANIA - até pensei em mudar depois para facilitar a busca no google, por exemplo. Se eu colocasse Espaço do JEC, Torcedor do JEC, talvez por usar o nome do clube em separado o blog fosse mais facilmente encontrável nos mecanismos de busca da net - mas ficou mesmo o nome original.

Por muito tempo ficou a impressão de que eu estava escrevendo apenas pra mim mesmo, e que ninguém lia porra nenhuma. Até escrevi ISSO AQUI, sobre falar sozinho.
Contudo, a partir de junho deste ano o site que hospeda o blog possibilitou uma contagem de acessos, e pude ver que não estou tão sozinho assim: há uns alucinados que lêem o que escrevo, e até comentam, muitas vezes com mais propriedade do que este escriba.
Contabilizados a partir de julho de 2010, os acessos mensais passaram de 760 naquele mês para 1489 em agosto, 1950 em setembro e 4505 em outubro, mais de dois mil neste novembro até este dia 13, num total de mais de 10.000 acessos de julho até o dia de hoje. Houve um pico de mais de 700 acessos no dia do julgamento no STJD, malgrado o resultado não nos tenha sido favorável. Acho, modestamente, que esse se tornou um espaço de discussão e reflexão sobre o JEC. Fico feliz com isto.

Neste um ano, foram 215 os posts publicados, mais de 300 comentários de leitores, muitas horas gastas para acompanhar o noticiário tricolor e cometer essas linhas. Nunca imaginei que essa brincadeira entre alguns amigos virasse, para mim, uma grande diversão, um hobby (e ao mesmo tempo uma tormenta - dadas as desilusões de mais este ano na história Tricolor) escrever sobre o JEC. Como já disse outra vez, passei a gostar ainda mais do Clube, do Time, e passei a ser ainda mais torcedor do que já era.
A quem lê, a quem critica, a quem elogia, a quem gosta, a quem odeia: Valeu!

Inicio o segundo ano do blog,  no aguardo e esperança que ainda haja a uma reviravolta no tapetão, para que se cumpra o objetivo, ainda que por vias transversas, mais importante desse ano que vai se encerrando: o acesso do Joinville à série C
Perdemos o Catarinense, perdemos a Copinha, e no campo perdemos a série D, mas no tapetão espero que revertamos essa derrota e obtenhamos nossa maior vitória e conquistemos aquilo que eu sempre reputei indispensável, para que o blog não fique repetitivo no ano que vem - novo catarinense, nova tentativa de ir à Série D, nova tentativa de acesso à Série C.
Que o JEC e o JECMANIA melhorem no ano próximo. O JEC, para que eu sofra menos; o blog, para que vocês sofram menos. AVANTE, JEC!

16 comentários:

  1. Eu sou um dos alucinados hAHAHA

    É assim mesmo. Você começa com um trabalho, mas ninguém acompanha. Passa o tempo, alguém descobre o teu blog, vê que é bom, e conta pra outra pessoa, e assim vai. Antes não aparecia ninguém, hoje aparece esses mil alucinados e com certeza só tende a evoluir. Espero que este blog continue por bastante tempo, porque é mantido por alguém que realmente torce para o tricolor - e é deste tipo de leitura que o torcedor tricolor precisa. Que nó próximo ano você escreva um novo post comemorando o sucesso de dois anos de jecmania.

    ResponderExcluir
  2. Acesso o blog diariamente e posso afirmar que este, é hoje, um dos melhores blogs à respeito do nosso querido tricolor.
    O que precisa melhorar no blog é design da página e o sistema de comentários, na minha opinião ficaria melhor se utilizada a opção de "postagem abaixo incorporada".

    ResponderExcluir
  3. Emerson, muito obrigado por ser dos mais assíduos comentaristas do blog, sempre prestigiando esse espaço. Vamos vivendo como alucinados por esse time do capeta. Ab, ST.

    Thales, comentas aqui pela primeira vez - ao que me lembro, e noticias que é leitor contumaz. Obrigado. Vou tentar essa opção dos comentários que deste pra ver se me agrada. Quanto ao design, por ora vai ficando assim, por falta de idéia melhor (minha).
    Além do que sou um puta analfabeto digital. Ab, ST.

    ResponderExcluir
  4. JEQUEANO, tirei algumas horas do fim de semana para brincar um pouco com o Photoshop e criei algumas imagens que podem ser incorporadas ao blog, se assim você desejar, é claro. Podes entrar em: http://testejec.blogspot.com e ver o resultado, caso te agrade, faça um comentário em algum tópico de lá enviando o seu e-mail, que te envio uma mensagem com o que deve ser feito para aplicar as alterações.

    ResponderExcluir
  5. JEQUEANO, tirei algumas horas do fim de semana para brincar no Photoshop e fiz algumas imagens para serem usadas no blog, isso se você gostar.

    Você pode conferir as alterações no endereço relacionado à esta postagem, caso goste, faça um comentário em algum tópico lá enviando o seu e-mail para contato.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Tricolor pelo 1º ano de blog, estou acessando todos os dias. Na minha modestia opinião, um dos melhores blogs que falam do nosso Tricolor.

    Abraço.
    Cristiano.

    ResponderExcluir
  7. Thales, adotei tua imagem como cabeçalho do JECMANIA. Ficou muito bom, obrigado.
    Cristiano, obrigado pelos cumprimentos. No post que publicarei ainda hoje cito notícia que me enviaste outro dia.
    Abraços, ST.

    ResponderExcluir
  8. Paga uma rodada pra gente ao menos né??? hahahaha

    Abraço.. e que o sucesso desse blog seja uma crescente (e o nosso JEC também.. rsrsrs)

    ResponderExcluir
  9. Pois é, Sandro, até deveria pagar. Mas tô mais quebrado que arroz de segunda. grande abraço, ST.

    ResponderExcluir
  10. Que bom que você gostou Jequeano. Não sei, se você percebeu, mas fiz uma imagem de fundo também pra substituir os "círculos estrelados": http://3.bp.blogspot.com/_ReOwmXRuSrM/TOL6AM5OtxI/AAAAAAAAABY/FsAvOWQYnOw/s0-R/jecmania_fundo2.jpg

    Pra finalizar, um último detalhe: no navegador ao lado do nome do título sempre tem um ícone, que no caso do JECMANIA está o ícone do blogspot. Para substituí-lo pelo escudo do JEC, tens que fazer o seguinte:
    - No Painel Design, clica em Editar HTML;
    - Pesquisa por < link href='http://img577.imageshack.us/img577/9853/jecminigif2.gif' rel='icon' type='image/x-icon'/>
    < link href='http://img577.imageshack.us/img577/9853/jecminigif2.gif' rel='shortcut icon' type='image/x-icon'/>

    ResponderExcluir
  11. A mensagem anterior ficou quebrada, você tem que procurar por < / b: skin (sem espaços) e na linha seguinte colar o código:

    < link href='http://img577.imageshack.us/img577/9853/jecminigif2.gif' rel='icon' type='image/x-icon'/>
    < link href='http://img577.imageshack.us/img577/9853/jecminigif2.gif' rel='shortcut icon' type='image/x-icon'/>

    ResponderExcluir
  12. Thales, não deu certo essa última instrução. depois de skin tem alguma coisa como [CDATA/*]> Tentei colocar em substituição a isto e mesmo depois disto. Não funcionou. Ab.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom jequeano!!! Ainda estou de ressaca do jogo contra america, a bavaria sem alccol não caiu bem. Não sou apoiador do tapetão, por isso não tenho mais empenhado em acompanhar as "boas" novas. Gostei que boa parte do juvenil subiu para o time principal, era o que esperava.

    ResponderExcluir
  14. Não há como Bavária sem álcool não fazer mal ao vivente. A ressaca do mau futebol ainda não passou, mas eu estou torcendo até no tapetão, meu caro. Enderson, um abraço. ST.

    ResponderExcluir
  15. Vamos lá Jequeano, primeira dica: lá onde vocÊ alterou o plano de fundo desmarcar a opção "Rolar com a página", assim o fundo fixo e não fica se repetindo.

    Segunda dica: para alterar o ícone no blog teste eu utilizei o seguinte código http://yfrog.com/jqiconejecmaniaj, pode ser que o teu esteja diferente, mas dá uma olhada.

    ResponderExcluir
  16. Mais uma dica, se quiser remover a barra do blogger ali do topo do site, só seguir o que diz nesse link: www.rascunhosblogger.com/2010/04/remover-completamente-o-navbar-do.html

    ResponderExcluir