NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

16 de nov. de 2010

AMÉRICA DERROTADO DUPLAMENTE- PERDEU NO CAMPO E NO TAPETÃO

O Mequinha foi goleado pelo Guaraná de Sobral, o "campeão" da Série D (até segunda ordem do STJD). 4 a 1, sem apelação. Uma derrota importante, penso eu, porque se o time manauara fosse campeão seria mais complicado eliminar o time que até já teria erguido o troféu, dado volta olímpica, e o escambau.

Some-se a isso o ocorrido no STJD. Eu até esquecera de acompanhar o julgamento que ocorreu na tarde de sexta-feira, mas alertado do resultado da decisão na Justiça Desportiva por leitores-comentaristas do Blog (Cristiano e Emerson) dei-me conta de que o América, por dois votos a um, perdeu os pontos do jogo contra o Madura, e com esse resultado, em tese, o América está eliminado da Série D. É claro que, igualmente ao nosso caso, cabe recurso para o Pleno do Tribunal.

O resultado do julgamento foi comunicado à CBF e esta decidiu suspender a finalíssima que ocorreria no domingo. O América, contudo, conseguiu (rapidamente - o que não nos foi deferido) o efeito suspensivo e o jogo se realizou - e como já vimos acima, o América se lascou contra o Guaraná de Sobral.

Agora tudo vai se decidir no tapete grande -  na forma mais simples, apenas o julgamento contra do América contra o Madura - e talvez com nova final entre Madureira e Guarany - ou, na melhor das hipóteses (para nós), uma nova semifinal entre os Tricolores (o da Manchester Catarinense e o Suburbano).

Pra onde vamos, afinal

O ocorrido ontem pode mudar nosso destino no julgamento do Tribunal Pleno? Acredito que há certa chance. Ora, seria muito pior desclassificar o eventual campeão da Competição do que mandar para a PQP um time que já foi punido por outra irregularidade administrativa e por isso mesmos desclassificado na semifinal, ficando em 4º lugar - manda o quarto colocado pra casa do caralho e coloca o JEC de novo no campeonato - ou só desclassifica o time amazonense e sobe o Tricolor, mesmo sem jogar.

O argumento político, a meu ver, deve ser um pouco relativizado. O fato de Manaus ser sede da Copa é ridículo para dar a vitória ao América, até porque tal equipa, historicamente, é a quarta ou quinta força do já anêmico futebol amazonense. Se for pra levar política em conta, veja-se que temos o Figueirense na 1ª Divisão; o Avaí caindo da 1ª para a 2ª, o Criciúma que ascendeu à 2ª, a Chapecoense na 3ª, e o JEC querendo o acesso para a terceirona. No futebol, Santa Catarina é mais importante que o Amazonas, convenhamos. NA ESPERA, JEC!

EM TEMPO: O novo cabeçalho do Blog, muito mais ajeitado que o anterior, o devo ao leitor Thales, que fez o logo  no Photoshop - eu como não entendo porra nenhuma não saberia fazer - e me mandou. Ficou ótimo, e adotei. Valeu!

2 comentários:

  1. E a Procuradoria da JUSTIÇA DESPORTIVA acabou de entrar com um recurso voluntário querendo a punição do América no caso Amaral. Está tudo conspirando muitíssimo a nosso favor. Agora que o campeonato acabou, acho que eles simplesmente eliminarão o América e passarão a vaga na C ao Joinville, detentor de direito da vaga. Podemos sofrer uma nova decepção no dia 25, mas que a chance de vitória é grande, ah, isso é.

    ResponderExcluir
  2. Emerson, é isso mesmo. Eu nem sabia desse novo recurso. Mas penso a mesmíssima coisa. Até aquele analfabeto que votou contra o JEC, porque "tinha dificuldades em mudar o que houve no campo", agora nem teria mais essa desculpa, eis que já acabou. Tb acho que vai ser assim. O América perdeu a final, perdeu para o Madureira no tapetão. Então, hoje, o AM é o quarto colocado. Basta tirá-los dali, passá-los a quinto e nos colocar em quarto.
    Ontem no SOUJEC foi publicado um bom artigo a nosso favor. AB

    ResponderExcluir