NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

11 de nov. de 2010

CARAS NOVAS E VELHAS NO ELENCO TRICOLOR - 2011

No fim do Catarinense, Miro Bahia, Lino e Lira foram mandados a passeio para onde quer que desejassem.
Terminada a Série D, na primeira leva embarcaram logo depois da derrota contra o América - Fabiano, Charles, Eder e Jean Pablo.
Depois, Leandro Costa, na surdina, também deixou o clube. Só ficou pra se recuperar de contusão e aí, tchau.
Agora, foram dispensados os Titulares Ricardinho e o bom Luiz André (parece que pediu aumento) e  os Reservas Neném e Elton. Ângelo e Pedra estão no DM. Do time que encerrou a série D, 5 titulares se foram.
Dessa forma, dos  jogadores há muito conhecidos, devem permanecer para o ano que vem, dos que já estavam aí: GOL -Paulo Sérgio e Jhonathan (base), LAT - Eduardo, Daniel; ZAGSouza, Renato Santos, Fernando; MEI - Paulinho Dias, Marcelinho, Jocinei; ATAEdinho, PanticoMarcelo Silva e Lima.
São 14 jogadores. Desses, 7 ou 8 serão titulares.
Aldair volta do Vitória/BA, Chris que deve voltar aos gramados no início de 2011 se juntarão ao grupo. Tesser e Carlinhos Santos ainda estão negociando a renovação do contrato, mas devem ficar:
Assim, teremos 18 boleiros no grupo.
O Nereu disse que deve contratar entre 5 ou 6 jogadores. Iríamos a 23 ou 24 jogadores.

Como é praxe entre os "professores", estes gostam de ter um grupo formado por, no máximo, entre 25 e 30 jogadores.
Assim, teríamos umas cinco vagas "em aberto" para fechar o grupo.
Por isso, a grande novidade para suprir essa lacuna é que entre 10 e 13 juvenis e juniores serão chamados para a pré-temporada 2010/2011.  Obviamente que muitos não estarão prontos para jogar no time de cima, e continuarão na base. Mas, há muito tempo que não se via um movimento interessante para trazer os jogadores de baixo e, no mínimo, lhes dar alguma perspectiva de futuro, treinos mais fortes, obervação constante pela Comissão Técnica da equipe principal.
Quero acreditar que pelo menos cinco ou seis desses jogadores estarão no grupo 2011, e somados ao Aldair, Jhonathan e Jocinei (Rodeio), poderemos ter oito ou nove jogadores da base no elenco. Vamos torcer para que eles não sintam a responsa (mas também, se sentirem, não quero ninguém vaiando no primeiro momento, porque os jogadores rodados que aí estavam se borraram todos na "final" contra o América e na Copinha contra o Brusque).
Antes de meter a vaia nos guris, lembremo-nos do que foi feito com o Ramires por aqui ("não serve", "é muito ruim") e olhem onde ele está hoje. Titular da Seleção, porra! Só o seu salário no Chelsea, de cerca de 400 paus por mês, paga toda a folha do Joinville.

Resumindo: acho que o esboço da formação do elenco é boa. Uma ou duas discordâncias tenho, mas é irrelevante o que eu penso sobre esse ou aquele jogador; há mais acertos do que erros nas dispensas e renovações.

De errado até agora, só vi a idéia expressa pelo Nereu (CONFERIR AQUI), de que os jogadores querem provar algo a determinadas pessoas. Cito nosso plenipotenciário Diretor de Futebol: "alguns jogadores renovaram com salário menor até para provar a algumas pessoas que chamaram eles de pipoqueiros".

Calar a boca do povo, só no Terra em Transe, cacete!

Primeiro, cara-pálida: para quais "alguns" eles querem provar qualquer coisa? Diga de uma vez, não fique de meias-palavras. Há pelo menos 6.000 associados e perto de 15.000 torcedores que estiveram na Arena no último jogo que esperam futebol, e não um "cala-boca". Esperam que o time jogue bem e conquiste alguma coisa, e não um cala-boca. Não me venham de cala-boca!

O recado é pra imprensa? Deixe claro, Nereu! É pra torcida? - Então estás muito errado - e nem preciso explicar o porquê.

Segundo, se os jogadores pensam isso realmente, tal modo de agir só vai servir para criar um clima belicoso entre esses jogadores, a imprensa, e a torcida. Não vai servir de nada esse gosto de "revanche".

Terceiro, por mais que joguem bem no ano que vem, o fato é que "pipocaram" algumas vezes este ano, e nada vai apagar isso. Tem que pensar em jogar bola e fazer o time andar pra frente, uma vez, ao menos, minimizando o vexame 2010. Eu não quero prova de nada, eu quero futebol, vitória, acesso, título.

O clima não pode ser esse apregoado pelo dirigente, tem de haver um clima de concertação, de conciliação. As cobranças da torcida vão ser intensas pelos maus resultados de 2010; há jogadores que estão meio "queimados" com a galera (na UT, principalmente) e mesmo assim permaneceram. Se se acirrar esse clima de alguém provar alguma coisa pra quem quer que seja, já começaremos 2011 de forma, mais uma vez, errada. Give peace a chance, rapeize (dá-lhe Cacau Menezes)!

Ah! aquela esperança mínima, de vitória no Pleno do STJD, ainda reside em algum lugar. Parafraseio o final de Ilha das Flores, de Jorge Furtado: Esperança é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique, e ninguém que não entenda".
AVANTE, JEC, PARA 2011!

4 comentários:

  1. Tirando a permanência do Marcelo Silva (já deveria ter levado um pé na bunda), gostei do resto. Não adianta trocar tudo, o time chegou perto de alcançar os objetivos, então não é de todo ruim. Mantém aqueles que podem render no ano que vem, promove alguns da base e traz reforços pontuais, acho que essa é a senha de um feliz 2011.

    Em relação ao Pleno, li uma nota na coluna do R. Alves do dia 10 que me deu um pouco de ânimo. Ele escreveu que o Delfim lhe confidenciou que o Joinville vai conseguir a vitória no Pleno. (Claro, Roberto Alves não é um vidente, mas quando ele vem com esse tipo de papo não tem como não ficar um pouco animado. Um pouquinho animado, mas já é algum ânimo).

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Emerson, qualquer esperança é bem-vinda. Contudo, não devemos nos esquecer que o Delfim já vaticinara nossa vitória no primeiro julgamento, mas, como se viu, deu chabu. ab, ST.

    ResponderExcluir
  3. 15:05 O STJD COMUNICARÁ AINDA NESTA SEXTA-FEIRA SUA DECISÃO À CBF, QUE IRÁ DECIDIR O QUE FAZER QUANDO AOS RUMOS FINAIS DA SÉRIE D, JÁ QUE O AMÉRICA/AM FICARIA ELIMINADO DA COMPETIÇÃO, DEIXANDO A VAGA PARA O MADUREIRA. UM DOS JOGOS DA DECISÃO, ENTRE O CLUBE AMAZONENSE E O GUARANY/CE, JÁ FOI DISPUTADO, E A FINALÍSSIMA ACONTECERIA NESTE DOMINGO, DIA 14 DE NOVEMBRO.



    15:03 RESULTADO DO JULGAMENTO: POR MAIORIA DE VOTOS, O AMÉRICA/AM FOI PUNIDO COM A PERDA DE TRÊS PONTOS E MULTA DE R$ 2 MIL, POR INFRAÇÃO AO ARTIGO 214 DO CBJD, ENQUANTO OS JOGADORES JEFFERSON E CLAISON, AMBOS DO AMÉRICA/AM, FORAM ABSOLVIDOS QUANTO ÀS DENÚNCIAS NOS ARTIGOS 258 E 250 DO CBJD, RESPECTIVAMENTE.


    América, fora das Finais.

    Saudações Cristiano

    ResponderExcluir
  4. Que engraçado, o América foi punido no caso Fofão. Ué, as coisas não deveriam ser resolvidas sempre dentro de campo? Espero que o Pleno entenda que o caso Amaral é bem mais grave e elimine o América da competição, dando a vaga à série C ao quinto colocado, no caso o Joinville.

    ResponderExcluir