NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

17 de dez. de 2010

O JEC - E SUA TORCIDA - ESTÃO PRONTOS PARA FAZER FIGURAÇÃO NO CATARINENSE?

 Eu, na condição de torcedor acostumado a previsões ufanistas e resultados pífios em campo, estou preparadíssimo para previsões modestas e resultados idem, especialmente se tenho em mente que visamos o objetivo maior - o acesso à série B, no segundo semestre.
Quais são os dez times do Catarinão - em ordem de favoritismo ao título do campeonato? Respondo eu:
Avaí e Figueirense (em condições de igualdade), Criciúma, JEC e Chapecoense (em condições de igualdade), Brusque, Metrô, Marcílio, Imbituba e Concórdia. Pode haver alguma surpresa aqui ou ali, mas o campeonato é mais ou menos esse: Capital e Criciúma pelo título; Marcílio, Imbituba e Concórdia brigando pra não cair. O resto vai ficar ali pela meiúca da tabela.

A direção do JEC está pronta para isso, para perder o campeonato conscientemente? Vai aguentar a pressão da torcida? O Leandro Machado não vai ser execrado e demitido depois de duas ou três derrotas quaisquer, como muitos outros já o foram - inclusive neste ano - Ramirez, Ovelha, Edinho?

Sem qualquer crítica à União Tricolor (nesse aspecto que agora trato, porque tenho críticas ao seu comportamento, p. ex., faixas de ponta-cabeça, não ter aplaudido o agora criciumense Carlinhos Santos, etc.) - até porque no Estádio eles são os únicos animados, nossa torcida é fria e corneteira - eles vão agüentar quietos o assumido papel de figurante de nosso clube?

Esse ano seremos coadjuvantes, figurantes no Praieirão.
Até nos anos em que fizemos papelão - o pior em 2007, 11ª colocação - só a frente do Próspera - quando inclusive formalmente fomos rebaixados, tanto que disputamos a divisão especial para jogar o Campeonato de 2008 - sempre se deu uma esperança (ainda que falsa) à torcida que iríamos disputar o título. Ano que vem, não. Estamos anunciando claramente nosso papel coadjuvante. O título, se vier, será um aborto. Vamos ver até quando vai dar pé.
Se algumas derrotas fizerem a diretoria (pressionados pela mídia e torcida) pensarem que precisam dar uma resposta imediata, então veremos a volta à balbúrdia, com contratações a esmo, desperdício de dinheiro, "correção" dos rumos, e o planejamento para o ano ir por água abaixo. Que isso não ocorra. Assumidamente, coadjuvante. AVANTE, JEC!

16 comentários:

  1. É agora que a diretoria será testada de verdade. Vai ter de ser fria e levar pouco em conta a torcida e a imprensa. Eu apoio esse planejamento da derrota consciente, o problema é que a imprensa e a torcida (maioria) virá com aquele papo de que Joinville é a maior cidade do estado, JEC tem que entrar pra ser campeão e o blá blá blá de sempre. O próprio Nereu já declarou que vai dar oportunidade pra garotada, que a torcida precisa ter paciência. Eu concordo, temos que pensar no bem maior, o acesso à série B. Não descarto a hipótese de o Joinville, com um pouco de sorte, conseguir chegar à final, pois é possível que um dos dois da capital não chegue com força máxima no estadual e cresça só no decorrer da competição, mas isso também vai depender do rendimento da nossa garotada. Para todos os efeitos, estou me preparando desde já para assistir a uma campanha meia boca do JEC.

    ResponderExcluir
  2. É isso ae mesmo, eu acho que ganhando as partidas em casa da pra ficar no meio da tabela, beliscando um pontinho ali outro aqui, mas como o futebol é uma caixinha de surpresa, vai que da certo, mas o foco é no segundo semestre para que no ano de Serie B, o catarinense tambem seja rumo ao decimo terceiro titulo estadual, vamos apostar na garotada com um pouco de paciencia, Sds Tricolores

    ResponderExcluir
  3. Olha, Emerson e Dácio.
    Até me surpreenderia se mais gente conseguisse pensar como estamos pensando. Se essa campanha meia-boca nos deixar no meio da tabela e ajudar a revelar um ou dois garotos, teremos feito um grande estadual. Ab, ST.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que o jec deveria fazer um time competitivo desde já, para irmos com força e auto estima em alta para a série C.
    Nossa torcida precisa de confiança de um time que vença e convença um time que volte a ficar respeitado no estado para ai sim dobrar o numero de sócios e ir com tudo para a série C.
    Lembren-se devemos pensar em um campeonato de cada vez. Esse ano o J.E.C apostou todas a suas fichas na série D e vejam só no que deu ainda que levamos muita sorte. O futebol vive de alegrias e é disso que o torcedor Joinvillense esta precisando. Sem falar na copa do Brasil que a unica porta é o catarinense.
    Um abração Leonardo ST

    ResponderExcluir
  5. viajou legal, a ut fez oq toda torcida tem q fazer qdo um jogador faz a bobajem q fez aquele volantinho que nao deu conta de marcar o fraco camisa 10 do america...meu deus mais um paga pau do carlinhos, eu achando q o Diego do an era caso único mas tem mais gente. Avai tá perdendo todo elenco por causa da parceria q terminou...futebol nao tem essa de q aquele é favorito..o figueirense ficou em 6 na ultima se lembra ? e vc tá em q situação em meu caro ? vc é torcida fria ou da união ? pq se vc critica as duas vc é doq ? ahh já sei um metidinho de merda q faz um blog usando o nome do jec e se acha da imprensa , tá cheio aqui em...vai se ferrar , fria é tua postagem...blog sofrivel, corneiteiro de merda.

    ResponderExcluir
  6. Apareceram os chatos de plantão, caro jequeano. O blog cresce, e os chatos aparecem. rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, também concordo com você que seria interessante ver um Joinville competitivo no primeiro semestre. Só que o problema é investir num time competitivo para o Estadual, acabar não ganhando (acho provável que não ganhe) e ver seus principais jogadores sendo negociados com times das séries A e B. Sem falar que, se o JEC chegar à final e não ganhar, será uma pressão daquelas para a série C, todo mundo vai dizer que o time amarelou, Essa pressão negativa não seria legal para o JEC.
    Acho melhor o JEC assumir a posição de quem vai usar o Estadual como laboratório, visando formar um time-base para o brasileiro, do que ficar prometendo um time vitorioso para o Estadual e acabar frustrando novamente o torcedor.

    Ps: União é um saco. Chega de porópopópopópó.

    ResponderExcluir
  8. Leonardo e Emerson; essa discordância é salutar, vamso discutir o que pensamos do JEC, e aqui ninguém é obrigado a pensar igual a ninguém. Vcs têm um bom argumento - se jogarmos o estadual só pra participar e na série C der tudo errado, o ano terá sido ruim.

    Agora, Jonas, leia bem e compreenda o texto antes de falar besteira. Quem pagava pau pro Carlinhos Santos antes de ele querer ir para o Figueira era a própria UT - se acompanhas o blog verás que muitas vezes o critiquei, principalmente pela péssima saída de bola. Não distorça os fatos.
    Ademais, se conseguires entender as coisas, verás que eu disse que União é a única que anima o estádio, e que nossa torcida realmente é quieta. Mas como cada um entende o que bem quer,...
    Agora, provavelmente vcs da UT acham que são os verdadeiros torcedores do JEC - não poderia haver erro maior. Não são nem um pouco melhores que os demais torcedores.
    Pense bem quem é um corneteiro de merda.

    ResponderExcluir
  9. Leonardo St disse...
    Olha gente no caso de criciúma e Figueirense eles não abriram mão do catarinense não eles simplesmente acordaram no catarinense.
    O criciúma estava sendo administrado por uma péssima diretoria tanto é que o presidente do criciúma abandonou a barca no próprio catarinense, assumindo assim esse tal de angeloni que arrumou a casa..
    Já o Figueirense rompeu com a Figueirense participações empresa que administrava seu futebol.
    Nosso time precisa de moral e auto-estima e eu não concordo em abrir mão do catarinense é nele que temos nossos principais rivais e é um campeonato que vem ganhando prestigio no Brasil.
    Sobre os anti corneteiros que vocês pensam da cabeça em. Um time que joga 3 campeonatos e não consegue convencer em nenhum jogo cada jogo era uma loteria simplesmente a time do jec em 2010 não era confiável e pronto, todos sabem disso agora vem alguns dizerem que na torcida do jec tem muitos corneteiros, aaaa para né.
    E outra esse blog está ai para discutirmos os assuntos referentes ao J.E.C certo. Mais precisamente para assuntos relacionados ao tópico certo. Quando nosso amigo jequeano postar um tópico referente a torcedores corneteiros ai sim entraremos nesse assunto, é claro com educação e expressando suas opiniões como verdadeiros torcedores e não postando besteiras como esse tal de Jonas. Desculpe pessoal mas se não concordam postem esclarecendo suas idéias e não xingando a final ninguém é obrigado a pensar como todos pensam.
    Tem boi no rolete e muito chop La na arena to indo pra La fuuuiiii

    ResponderExcluir
  10. Acho que o JEC tem que aprender com o Criciúma como se faz isso!!
    Sim, porque foi exatamente o que o Criciúma fez esse ano. No catarinense todos nós ríamos e falávamos: que time de merda esse Criciúma.
    Pois bem, os caras foram lá e mostraram qual era o principal objetivo do clube no ano.
    É uma estratégia perigosa?? Óbvio que é! Mas a série B tem que ser o principal objetivo do JEC em 2011.
    Boas contratações para isso só aconteceram após os principais campeonatos estaduais. Não adianta torrar a grana que não temos antes disso.

    Sobre a torcida da UT; eu acho que os caras se acham demais só porque se organizam pra fazer um festerê durante todo o jogo!
    Se virar os caras de cabeça pra baixo igual fizeram com a faixa... só vai dar torrão de maconha no chão!!! hahahaha

    Se gostam tanto assim do JEC, porque não usam a camisa do JEC, ao invés daqueles uniformes ridículos da UT ?

    Abraços Jequeano... e continue firme e forte com teu blog... que na minha opinião é o melhor blog sobre o nosso glorioso JEC.

    ResponderExcluir
  11. Leonardo e Sandro, obrigado pelos elogios. Vamos continuar tratando do JEC. Não pretendo me envolver em questões menores, só quando houve ofensa gratuita como essas do Jonas serei obrigado a responder. Grande abraço. ST

    ResponderExcluir
  12. Concordo que podemos abrir mão do catarinense em prol do acesso à Série B. Mas acho interessante faturarmos o primeiro turno do Catarinense. O regulamento será o mesmo do ano passado, teremos a vaga para a final. porém, mais que isso. Também há o detalhe de que o vice-campeão ficará com uma das nossas (de SC) vagas da Copa do Brasil. Pois é, não seria nada mal em 2011 termos o calendário da Série B e ainda disputarmos a Copa do Brasil no primeiro semestre. Não concordam? Acho que aí teremos condições de barganhar bons patrocinadores. É um caminho curto para recolocarmos o JEC nos trilhos. Então, vamos correr atrás do título do primeiro turno porque entao a nossa vaga da Copa do Brasil estará garantida. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Onde eu falei 2011, leia-se 2012. Logo, me refiro a um calendário com Copa do Brasil e Série B para o JEC em 2012. Farou.

    ResponderExcluir
  14. É isso aí, Jonas, debate em alto nível, este é o padrão do blog. De fato, se dessa mistura entre competição e laboratório o JEC conseguir faturar um turno, seria um excelente calendário para 2012.

    ResponderExcluir
  15. Jonas, vejo que entendeste o espírito do blog. Aqui não se busca cornetagem, mas o melhor para o querido (meu e seu e de tantos outros, ainda que com diferenças de ponto de vista) JEC. Se pudermos ganhar o primeiro turno, beleza - e olha que muito do que havia no ano passado está igual, e alguma coisas até melhores (a zaga é melhor, o ataque é igual e pode melhorar se o Chris voltar bem). Na meiúca é que estamos um pouco desfalcados (só temos Marcelinho, e falta definir os volantes). Na lateral, só falta um canhoto. Dá, sim, para sonhar com o primeiro turno e, assim, por conseqüência com a Copa do Brasil, e por óbvio, com o Praieirão, pois já estaremos na finalíssima. Ab, ST

    ResponderExcluir
  16. Para deixar registrado, ainda que tardiamente.

    Estava aqui relendo uns posts do blog hoje - 14.11.2011 - e achei meu primeiro comentário no blog.

    Quero deixar claro que o comentarista que assina como "JONAS" no quinto comentário listado aqui, não sou eu, que também assino os comentários com o meu nome, mas em caixa baixa "Jonas". Não faço parte da UT e nunca iria me dirigir a qualquer um do blog com ofensas gratuitas.

    Depois desse meu primeiro comentário no blog passei a me manifestar por diversas vezes em outros posts, também utilizando a mesma assinatura, apenas "Jonas".

    Para que não venham a me confundir com alguma outra pessoa, como aconteceu aqui, passo a assinar "JonasPW" daqui por diante (14.11.2011).

    ST.

    ResponderExcluir