NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

13 de dez. de 2010

UM POUCO DE OTIMISMO - A SÉRIE C 2011

Encerrada a série B, já temos os rebaixados à terceira divisão, e igualmente, após o julgamento no STJD, já temos os clubes que conseguiram o acesso para a terceirona, vindos das profundezas da série D, já sendo possível fazer uma previsão sobre nosso caminho na Série C-2011.

Eis os vinte clubes, com prováveis agrupamentos. Lá pra cima, em chaves que poderão ter um ou outro componente, estão:
Aguia de Marabá, Araguaína, Paysandu e Rio Branco (Região Norte); Fortaleza, Guarany de Sobral, Campinense, CRB, América-RN (Nordeste); Luverdense e Brasiliense (Centro-Oeste). Mais perto, estão Santo André, Marília, Macaé, Madureira e Ipatinga (Sudeste); JEC, Chapecoense, Brasil de Pelotas e Caxias-RS (Sul).
Nosso grupo, portanto, deverá ser uma pedreira com os quatro times do Sul (JEC, Indiada do Oeste, Tomadores de Vinho e a Viadagem toda) mais Santo André ou Marília, por exemplo, ou um time  carioca (Macaé ou Madureira).


Isso posto, é importante que comecemos a planejar alguma coisa, sem deixar tudo ao deus-dará, pois fazer uma equipe mequetrefe pode resultar, novamente, em rebaixamento. Não se pode esquecer que esse ano o outrora poderoso JUVENTUDE foi rebaixado para a série D. Não se diga que isso não acontecerá conosco. O São Raimundo, campeão da Série D do ano passado, foi o primeiro rebaixado este ano de volta à 4ª Divisão. O primeiro passo, portanto, é NÃO CAIR. Depois, pensemos no acesso à segundona.


Outra questão: o regulamento será mantido ou modificado
A ser mantido o atual  regulamento - parece que os times querem alterá-lo para se fazer em vez de quatro chaves de 5 clubes, dois grupos com 10 equipes, de forma que com turno e returno, cada time tenha uma tabela com ao menos 18 jogos, garantindo um calendário mais robusto, mas há problemas para alterá-lo em razão do Estatuto do Torcedor - o acesso é possível, desde que (repito, cansativamente) tenhamos algum planejamento.

Isso porque, nesse regulamento com chaves de 5 times, o último colocado da primeira fase é rebaixado, mas dois times se classificam, e já jogam, imediatamente, um mata-mata para acesso à Série B. Ou seja, em dez jogos já se pode garantir uma vaga no lugar de nossos sonhos. O caminho é ainda mais curto do que o da Série D (leia, a respeito o meu propaganda da Orloff: Série C 2010 - Eu sou você amanhã, escrito em maio deste ano).

Nessa configuração, muito provavelmente jogaríamos a disputa do acesso com um time do Sudeste (Santo André,  Marília, Macaé, Madureira ou Ipatinga), ou numa hipótese mais remota, contra time do Centro-Oeste (Luverdense ou Brasiliense). É difícil? Claro! Mas, uma vez mais, teríamos mais torcida, mais apoio, mais mobilização na cidade do que nossos imaginários adversários. Só basta saber se teremos mais time.
Sonhar não custa nada. Fazer um bom time custa bastante. Planejar o futuro do Joinville - não tem preço (mas demanda trabalho, inteligência, visão de longo prazo - e é aí que o bicho vem pegando - vamos ver se Maomé, ops, Moyses, resolve). AVANTE, JEC!

4 comentários:

  1. Venho acompanhando o seu blog desde o inicio da série D desse ano,moro em Floripa(olha a merda),depois de procurar lugares para saber informações do nosso tricolor achei o seu blog e achei ele perfeito,só queria faze uma pergunta,quando vai sair a tortura da homologação do acesso a série C?

    ResponderExcluir
  2. Caro Leonardo, é a primeira vez que comentas aqui, e fico feliz de saber de mais um leitor assíduo. Seja bem vindo, também para comentar. Veja esse link, que será a base para a homologação e não deixa dúvidas sobre o que deve ocorrer. Abraço, Saudações Tricolores. www2.cbf.com.br/stjd/stjd/stjd091210.pdf

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelo link,espero que a senhora CBF não nos roube,afinal não podemos esquecer que o América é de Manaus e Manaus é uma das cedes da Copa,e a CBF agente sabe como é,mas pensando se ela não eliminar o América ela mesmo estaria se contradizendo,então só nos resta a espera

    ResponderExcluir
  4. Provavelmente hoje sera homologado nosso acesso pela CBF, e assim se fará a justiça. América eliminado e a vaga passando ao quinto colocado, Joinville...
    Ja estou ancioso para o inicio do catarinense, mesmo que por enquanto o time não empolgue tanto assim.

    Vamos subir JEC, rumo a série "B".

    Abraço.
    Cristiano.

    ResponderExcluir