NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

19 de jan. de 2011

FIGUEIRA x JEC: SERÁ DIFÍCIL, COMO SEMPRE FOI NA CAPITAL

Na minha infância, nenhum jogo era mais frustrante do que JEC x Figueira, no Ernestão. Não raras vezes, um guri como eu, ia ao estádio e o placar teimava em ficar em 0x0 nesse embate. Pra uma criança, jogo sem gol é a negação do futebol.

Malgrado tenhamos nos cansado de vencer títulos naquela época (o inesquecível título de 84, no Scarpelli, sob chuva que deus mandava - e que o Dalmo Bozzano ignorou e mandou acontecer a peleja, embora não houvesse qualquer condição de jogo - com o resultado contumaz de 0x0, e o JEC sagrou-se heptacampeão), o Figueirense era sempre um adversário difícil. Lembro-me particularmente do Albeneir, avante alto e magrão, mas um azougue. Até jogou no Tricolor, sem sucesso.
Nego Albeneir - um perigo!
Pois os tempos mudaram. Lembro-me de que de 1974 a 1995 o Figueira ficou 21 anos sem um caneco. A diversão no Estádio era ir contando: 1, 2, 3, 4... 21, e aí começar a cantar "Parabéns pra você", comemorando o longo jejum alvinegro.
Hoje em dia, o time dos "Estreitos Unidos" anda numa fase boa, vários anos seguidos na Série A, um rebaixamento e logo no ano seguinte, novo acesso. O JEC viveu anos de descontrole e má administração. Parece que a situação mudou (ou pelo menos, mudou o Tricolor).
Nosso futuro é, novamente, promissor. É verdade que "ser promissor" não significa que vai dar tudo certo, mas tão-somente (e isso não é pouco, concordo) que temos novamente um norte depois de anos tal qual biruta de aeroporto - apontando pra tudo que é lado, mas sem rumo certo.

Yes, we can!
Ora, se um time sai de uma seca total  de 21 anos e consegue melhorar e estar na Série A (seriam muitas as letras usadas para contar tal história), nós também podemos, como diria OBAMA, o Barack.

Pois, então, vamos para a Capital buscar um bom resultado e secar outros jogos(CRI x CHA, por exemplo).
Não sei como Leandro Machado vai armar o time (acho que nem ele sabe ainda), mas acho que será Paulo Sérgio, Eduardo, Souza, Renato Santos (eu contudo, preferiria Fernando)  e Fernandinho (parece que já está em condições físicas). Dias e Zanutto; Ramon e Marcelinho (prefiro este ao Jocinei); e na frente dois entre Pantico ou Marcelo Silva e Lima (já registrado no BID) - acho que o Aldair ainda ficará como opção para o 2º T. E concordo com essa opção. Não vamos jogar os guris aos leões tão cedo. Um mau resultado na Capital com eles na titularidade já daria ensejo aos comentários típicos da cornetagem joinvilense, de que os piás só jogam em casa, ou só jogam contra times menores, etc., etc., etc. AVANTE, JEC!

6 comentários:

  1. Dificil será mesmo, mas não impossivel, uma coisa que não concordo é torcedor dizendo, vamos fazer a final aqui em Joinville, porque na capital não teremos chances,ja diria a velha máxima, jogo é jogado, lambari é pescado, entao vamos pro jogo não importa onde sera a peleja, temos que deixar de lado esse complexo de viralata, do outro lado tem tradição, aqui tambem tem, do outro lado tem técnica, aqui tambem tem, pra cima deles JEC, Sds Tricolores

    ResponderExcluir
  2. Viralata é a Arena. Final lá só se arrumarem o gramado. Ninguém tá falando nada mas tem problema de drenagem. O campo tá cedendo. A pergunta que não quer calar: quem se responsabiliza? Prefeitura ou JEC?

    ResponderExcluir
  3. Acho que o ataque titular já no início de jogo será Aldair e Lima.
    O Edinho só entra se o Aldair sair. Lima deve ficar o jogo todo... e acho correto.
    No jogo contra o Brusque sentimos falta de um atacante com presença de área... pra ganhar aquela primeira bola aérea, fazer o pivô, etc.

    Que Nossa Senhora do Kichute Preto interceda por Lima hoje a noite !!!

    Com os resultados de ontem, ganhar do FiGAYra hoje colocaria o JEC ao lado da Chapecoense no topo da tabela... e aí seria muito legal abrir o Jornal amanhã e ver qual a baboseira que o ilustre Maceió dirá sobre o desempenho chinfrin de seus preferidos da ilha.. hehehe

    Onde vão assistir ao jogo de hoje?? Eu vou na Arena Soccer, ali no comecinho da rua guilherme (entre o Glória e o Costa e Silva).

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Octa: acho que tanto em 1983 ou 1984 os jogos finais foram um oxo no Scarpelli, a memória pode ter me traído. Também mencionei rapidamente que muitas letras seriam necessárias para contar tal história de "sucesso" do FIG.

    Sandro, essa de ir ali na Arena (??) Soccer é uma boa, vou ver se dá.

    Dácio, concordo que temos de perder esse complexo de vira-lata. Mas o fato é que fora de casa nosso time costuma(va) se acovardar. Lembras - acho que em 2004 - que passamos o ano inteiro sem ganhar umazinha fora de casa?

    Anônimo: A Arena está realmente a perigo, como muitas vezes já escrevi por aqui. Mas também, soube que ontem houve uma chuvarada em Jlle (estou fora da cidade) e que nosso alcaide sequer está em Jlle pra coordenar a recuperação da cidade. Se mal cuida da cidade, como vai cuidar da Arena? E digo mais, ninguém quer se responsabilizar - é um jogo de empurra-empurra do cacete.
    Abraços a todos. ST.

    ResponderExcluir
  6. "Promoção não vá ao jogo"...os caras estão pedindo $40 conto. só pode ser brincadeira?

    Pohhh...essa do 21 foi boa, pena que não sou deste tempo. Estou no tempo do "SENTA AÍ!!!!!"

    ResponderExcluir