NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

21 de jan. de 2011

DEU FIGUEIRA... NATURALMENTE.

É foda, mano! Vou cornetar um pouco, hoje. O time, menos; o técnico mais, muito mais.
Um de meus escritores favoritos - Carlos Heitor Cony - entrevistado, disse certa vez, que antes de ler qualquer obra clássica da literatura brasileira (Machado de Assis, José de Alencar, etc.), leu os clássicos da literatura universal antiga. O repórter então perguntou se lera tais obras (Ovídio, Plutarco, Virgílio) em latim. Cony, ex-seminarista, respondeu: NATURALMENTE.

Passo ao jogo de ontem. Perdemos do Figueirense? Respondo eu com a calma do Cony: NATURALMENTE. E por 4 a 0, e ainda ouvindo a torcida alvinegra bradar OLÉ na segunda etapa.

Eu tenho a plena impressão de que Leandro Machado anda mais perdido que cachorro em bateira, ou do que surdo em bingo, como diz meu amigo Carlos.
Durante o jogo, trocou os laterais de lado, e adiantou Fernandinho pra meia. Colocou Fernando. Começou com Jocinei (qualquer um sabe que um jogador inexperiente pode tremer num jogo pegado), em vez de Marcelinho, a escalação óbvia.
Outra coisa: lembram da cagada do LM na decisão contra o América? Tirou os dois atacantes titulares da partida anterior (então Pantico e Éder) e colocou na titularidade, na hora H, a ameba Charles e o "guri" Marcelo Silva.
Aí - é óbvio - deu errado no primeiro tempo, e na segunda etapa voltaram Pantico e Eder. Pois se sou um deles, eu mando o técnico tomar no cu, e agora se virar com seus novos titulares.
Pois não é que o nosso Treinador decidiu repetir a sua genial idéia genial: Tirou Marcelo Silva e Pantico, titulares no jogo passado, e colocou Lima e Aldair. Não deu certo ontem, de novo. E agora?

Marcelo e Pantico devem confiar no treinador? Eu não confiaria. E acho que logo todo mundo vai estar com a pulga atrás da orelha com nosso "professô". O cara entra e sai do time dia sim, dia não. O que esperar de um treinador que não lhe passa confiança? Quem vai jogar contra o Marcílio? Pantico e Marcelo, vaiados no último jogo e sacados contra o Figueira? Com que confiança eles vão entrar em campo? Olha, LM - decide: Calça de veludo ou bunda de fora. Cagar na calça é que não dá.

Ontem, até pela experiência e dificuldade da peleja, eu jogaria com pelo menos 3 jogadores diferentes do que fez nosso treinador (Fernando, Marcelinho, e Marcelo Silva ou Pantico no lugar de Aldair).
Ora, Aldair e Jocinei ainda não são jogadores prontos. São bons jogadores jovens, para segundo tempo, que tem de crescer junto com o time, e não serem a solução imediata de nossos problemas. Num jogo difícil como o de ontem, ainda que jogando mal, tem de estar no jogo os jogadores tarimbados (Marcelo Silva, Pantico, Marcelinho).

Aos 4' já tomamos a primeira bucha. Falha coletiva e um a zero e derrota já bem encaminhada. Depois de 90 min, quatro zero ao natural. Naturalmente!

E o Lima, porra? Eu o apóio muito, acho grande jogador (pro nível do JEC, entenda-se). Mas dar uma cotovelada e ser infantilmente expulso não facilita o papela de dar suporte a esse jogador (adora ser expulso, também).

E, por fim, ainda chove pra caralho em Joinville, e muitos de nossos concidadãos estão sofrendo com enchentes, perda de seus bens, etc. Força para nossos conterrâneos.

Vamos olhar pelo lado positivo: ano passado tomamos 5 no Scarpellli. Esse ano foram só 4. Já melhorou. Ainda bem que agora vem a baba do Marcílio Dias, domingo, às 19h30. AVANTE, JEC!

17 comentários:

  1. Ótimo seu comentário. É isso mesmo, o LM viaja. Em Manaus escalou um ataque, em Joinville, outro. O mesmo aconteceu na estreia do Estadual e ontem.

    Avaliação do JEC no jogo: O JEC tem de parar de contrar a jogador o Atlético-IB. Porra! Paulo Sergio e Souza são horríveis. Chega de Claudemir, Alex, Neno... Dias marca bem, mas o passe é uma merda. Zanuto sabe sair pro jogo, mas é lento. Carlinhos Santos, Luiz André e Paulinho Dias vão deixar saudades, escreve aí. Eduardo, dribla, dribla e não sai do lugar. Quando sai chuta na puta que pariu! Ramon andando em campo e Fernandinho também - sem ritmo de jogo. Lima como sempre deixou a desejar em clássico e ainda foi expulso. Vai se fode! Os meninos da base não vou crucificar, pois são nosso futuro, mas tem de colocá-los aos poucos, porra! Se liga Leandro Machado.

    ResponderExcluir
  2. Temos que avaliar o técnico logo. Pra não acontecer o que aconteceu com o Gelson em 2009. Tivemos que ser goleados pelo rebaixado Marcílio para algumas rodadas depois trocar. É muita invenção para pouco tempo.

    Jogando com dois alas (Eduardo e Fernandinho) temos que ter uma marcação mais forte no meio, com cobertura mais compacta. Isso pode ser feito jogando com 3 zagueiros (não conseguimos nem 2...) ou com dois volantes bons de marcação e que saibam sair jogando. Tipo Falcão, Toninho Cerezo, Jorge Luiz Carneiro, Piava... Alguém sabe onde encontrar alguém assim disposto a ganhar pouco e jogar na série C? huahuahuahuahua

    Como sabemos que não vamos achar craques para suprir essas deficiências, o que o técnico deveria fazer seria usar da melhor forma o que tem em mãos, o que ele claramente ainda não conseguiu (nem no ano passado nem agora). Com o que tem, acho que o esquema do fim do primeiro tempo de ontem tem boa chance de dar certo. Se o Daneil conseguir se firmar na lateral direita e o Eduardo aceitar a esquerda (tem também o Filipe Sprotte, do qual já ouvi falar bem), Ramon e Fernandinho dão o toque de qualidade que o meio de campo precisa.

    Se for para contratar, depende de quem se consegue. Com um zagueiro bom e experiente a mais (mas concordo que o Souza não anda bem), poderia jogar com 3 zagueiros e liberar os laterais (Eduardo e Fernandinho). Mais um meia de qualidade (mosca branca) para a posição do Jocinei/Marcelinho, mantém o esquema atual mas pode ficar dependente de boa atuação dos volantes (não vi o jogo mas acho que não devem ter jogado muita coisa ontem, pois o Fi_gay_ra chegou como quis na área de JEC). Um bom lateral esquerdo (forte na marcação) pode liberar o Fernandinho para a meia.

    O que não pode é continuar perdido, sem ter definição sequer do esquema de jogo que o time vai adotar. Essa troca de ontem me assustou, embora eu ache que o time tenha melhorado. Se melhorou no jogo, por que não entrou com essa formação? Por que expor o Jocinei a um clássico?

    E o "matador"? Só se for de torcida... Sempre que se precisa dele, pimba!!! Ele apronta uma. O que eu acho? Que ele tem um encontro imperdível no domingo. A gata deve ser deslumbrante, pra justificar uma expulsão infantil daquele jeito. Futebol é para profissional. Coisa que o Lima está longe de ser. Deixa no banco por mais 5 jogos, entrando por 5 minutos, no final. Assim ele não pode jogar por outro clube no estadual. Depois manda embora. Nesse tempo, contrata alguém que resolva. Fez muito gol, é ídolo de uma parte (pequena, eu acho) da torcida, mas já mostrou que não se pode contar com ele nas horas mais decisivas. Se esconde, não joga nada e ainda faz esse tipo de papelão de ontem. O Zé Carlos Paulista não pode iniciar um condicionamento físico pra voltar? Que saudade do tempo em que os jogadores honravam a camisa que vestiam.

    ResponderExcluir
  3. Olegário e Mário: bom ver novos comentaristas aqui no blog.
    Carlinhos Santos e Paulinho Dias, ao saírem do JEC, disseram que o melhor técnico que houve por aqui foi o Ramirez, e que foi demitido meio inexplicavelmente (a explicação é a briga com o Márcio).
    Aí contratamos o LM, que concordo com vcs, até agora não se achou.
    Nosso time não é de craques, não tem os melhores jogadores do mundo, e, dessa forma, ou o time está certinho ou teremos problemas. E do jeito que está, teremos problemas. Ab, ST. Continuem comentando.

    ResponderExcluir
  4. Estive no jogo. Primeiro, parabéns para torcida do JEC que compareceu, que não pararam de berrar mesmo após quarto gol. Segundo, demissão justa causa para o goleiro, na minha opinião falhou nos quatro gols. Terceiro, LM estava mais perdido que bode em canoa, no meio do jogo fica testando jogadores (foi a impressão), inverteu as pontas...porra, não conhece o time ainda????????? Para ele se redimir, no mínimo 5 nos caras da AIDS. Quarto, perdemos dois gols inacreditáveis, não sei quem eram os pernas-de-foice. Quinto, gostei do fernandinho, me pareceu que ele estava dando instruções para o LM e não o contrario. Sexto, Lima, porra Lima, foi expulso sem cartão amarelo? Banco pra ti seu PNC.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  5. Quando eu acompanhei o jogo contra o Brusque vi que teremos um VALE APENA VER DENOVO simplesmente a mesma novela do ano passado. É pessoal quando eu discordei de voces referente a figuração no catarinense fui muito criticado.
    Quero ver o time ter motivação para uma série C sendo que levou páu o catarinense todo.
    Ah pessoal vamos rezar para o time ter capacidade para pelomenos ficar na série c

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde galera, pois é jequeano, parece que o time quando pega a BR-101 sai dos eixos, claro que o brocolis era favorito jogando em seus dominios, perder desta forma e que nao esta nada bom, meio de campo perdidinho, perdidinho, defesa deixando entrar pelo meio da zaga, ve se pode isso, fora os gols perdidos, nao foram muitos, mas poderia fazer a diferença, quanto ao lima, senti que a jogada nao era pra ter interpretação tão rigorosa, talvez o amarelo caisse bem, fazer o que, e o nosso técnico inventa muito né gente, mas vamos acreditar que ainda dá, Sds Tricolores

    ResponderExcluir
  7. Enderson: de bom ontem, só a nossa torcida, mesmo. Os gols foram perdidos por Fernandinho e Edinho (como tem "inho" nesse time).
    Anônimo - aqui nesse blog eu disse e escrevi um post específico sobre sermos coadjuvantes no Catarinão (procure aí que vc acha). Depois disso, montamos um time melhorzinho, nos nomes, o que nos credencia a almejar o título, ainda que existam times com mais estrutura e grana. Não dá pra dizer o que o time vai ser uma merda o campeonato inteiro só porque foi goleado na SEGUNDA rodada.
    Dácio, sempre digo que ali no Pórtico deve haver algum portal da quinta dimensão, aquela do qual o Mitzuplik vinha pra incomodar o super-homem. Quando passamos por ali, o futebol se separa dos jogadores. Eles vão para os jogos fora, o futebol fica por aqui. Concordo que o árbitro foi um pouco rigoroso com o Lima. Amarelo tava bom.

    Agora, todos concordamos: LM, PÁRA de inventar! Ab, ST

    ResponderExcluir
  8. LM mais perdido que filho da puta no dia dos pais... hahahaha

    Um amarelo tava bom pro Lima, mas de qualquer forma foi desnecessário o que fez. Acho que tem que colocar cláusula de multa pra ele em caso de cartões vermelhos desse tipo (direto, sem amarelo primeiro).

    Já te falei durante a semana... Marcelinho tinha que ter entrado jogando! Ele dá outro ritmo ao meio de campo, e puxa os demais jogadores com ele.

    PARABÉNS aos nossos torcedores que foram até o Scarpelixo!!! Muito legal ver nossa torcida em bom número onde quer que for o jogo!!!!

    Vamos pro Domingão... pelo menos não teremos sol na cara!!!

    ResponderExcluir
  9. Realmente, Sandro, sol não vai haver; vamos ver se tem jogo com essa chuvarada que vem caindo. Será que é tão difícil ver o OBVIO? Era evidente que Marcelinho devia ter saído jogando. Ab, ST.

    ResponderExcluir
  10. O que esse LM queria mostrar ontem? Treino fechado pra que, se o técnico do figayrense tivesse visto o treino do JEC talvez o Figayra tivesse vindo com time reserva.
    Num jogo contra praticamente toda a equipe que levou o figayra para a série A, o senhor LM escala o jec daquele jeito. Será que ele achou que o figayra viria com time B? O que se viu ontem foi uma lambança tática. Quando se esperava um Joinville com seus melhores jogadores para dar pegada e seriedade a partida o senhor LM me faz aquilo. Quem esse cara ta tentando agradar.... A imprensa, a torcida, realmente não da para entender. No jogo contra o Brusque foi só começarem as vaias para cima do Pantico o mesmo já foi sacado, Vaiaram o Marcelo Silva e também o mesmo foi substituído. Que técnico é esse que ajuda a montar um time diz que o time ta completo e faz improvisos mesmo sem nenhum jogador suspenso ou contundido.
    Olha o que se viu ontem foi uma verdadeira demonstração de incompetência Perder faz parte do jogo agora apanhar ser humilhado e simplesmente não reagir sei lá.

    ResponderExcluir
  11. E dormir depois dessa, hein... é difícil. Eu aderi à ideia de usar o Estadual como laboratório, mas perder assim... Mas deixa de lado, tem muito campeonato pela frente, a tabela é boa.

    E o Lima, hein? Alterna demais momentos de craque com momentos de cabeção. Lima, o matador de esperanças hehehe. Vamos erguer a cabeça, JEC!

    ResponderExcluir
  12. Esse recado é pro Leandro Machado.

    Numa pelada de campinho quando vai se escolher os times é um pra La e um pra cá certo.
    Primeiro chamamos os melhores e conseqüentemente sobram os piores.
    Senhor LM se você tiver dúvidas para o próximo jogo faça o seguinte use a regra das peladas, primeiro chame os melhores ai sim se ainda faltar jogadores chame os melhores dos piores entendeu.
    Ah e sobre as suas posições se você tiver duvidas fale assim: - Olhe pessoal eu não preciso falar cada um sabe sua posição agora vão lá e arrebentem. Às vezes da certo sabia!!!!!!
    Mas pelo amor de deus não faça mais lambanças.

    ResponderExcluir
  13. Leonardo: mandaste bem - a escolha da pelada resolveria muita coisa. E escolheria Max, Eduardo, Souza, Fernando e Fernandinho. Dias, Renan, Marcelinho e Ramon. Marcelo e Pantico (eis qeu Lima está fora). LM é marca de cigarro barato (e eu fumo pra caralho, logo sei o que é bom), e de técnico ruim.
    Tens toda a razão - se o LM tentar agradar na escalação, vai se foder, para todo o sempre. Mas vou escrever sobre o LM daqui a pouco, embora pouca gente vá ler, pois no fim de semana o acesso ao blog cai pra cacete.
    Emerson: não vamos acabar com o Lima. Ainda vai fazer muito gol nesse Catarinão.
    Ab, ST

    ResponderExcluir
  14. Tens razão, Jequeano. Lima é um atacante diferenciado, um dos melhores que o JEC já teve. Mas precisa ter em campo a mesma calma que tem quando fala. Dois a zero, o time melhorando, e ele vai lá e faz uma cagada daquelas. É o tipo de situação que merece uma boa e velha mijada no vestiário.

    ResponderExcluir
  15. Emerson: o problema dele nunca esteve nos pés. O problema dele é outro, e se diz que tais problemas já vêm de outros clubes. Ab.

    ResponderExcluir
  16. E agora deu Marcílio Dias... naturalmente!!

    Quem foi a Arena ver o jogo viu que o Marcílio ganhou naturalmente.. jogando um futebol consistente e entrosado.. mas SÓ !!!!!

    Ganhou naturalmente, porque o JEC não tava afim de jogo!

    Puta que o Pariu!!! Essa foi fodaaaaaaaaaa!!!!

    ResponderExcluir
  17. Sandro, até pensei em repetir o título, usando o naturalmente mais uma vez, mas vou mudar um pouco - e daqui a pouco.

    ResponderExcluir