NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

30 de jan. de 2010

FELIZ CUMPLEAÑOS, JEC


Hoje, 29 de janeiro, o Joinville Esporte Clube completa 34 anos de existência. Já tivemos anos e dias mais gloriosos, sobretudo os primeiros.
Desde a fundação - possível com fusão entre os elencos de América e Caxias, concretizada em 29.01.76 - até o ano de 1987, disputamos doze Campeonatos Catarinenses, vencendo dez (perdemos apenas em 1977 e 86, vencidos por Chapecoense e Criciúma). Foram muitas as participações nas séries A e B do Campeonato Brasileiro, incluindo um honroso 8º lugar no Brasileirão 1985.
Depois vieram anos bicudos, tanto que ficamos 13 anos sem ganhar um único título em Santa Catarina; daí, vencemos em 2000 e 2001, e agora já estamos de novo há oito campeonatos sem levantar o principal Caneco de nosso Estado. A Copinha é até legal, sempre dá vaga pra alguma coisa; mas o Praieirão, mesmo, não ganhamos há um bom tempo. Até chegamos a flertar com o rebaixamento nos inglórios e esquecíveis anos em que Mauro Bartholi comandou (???) nosso Tricolor.
Parece que vivemos uma retomada, depois de tempos turbulentos. Utilizamos um estádio melhor que o Ernestão (que eu achava muito simpático, ótimo para se assistir aos jogos – e onde passamos 29 anos de nossa vida clubística), de propriedade do Caxias – a Arena, que contudo tem também seus problemas, conforme já tratei neste blog.
Como estamos hoje?
A torcida rejuvenesceu. Cheguei a ir a um jogo no Ernestão, contra o time que na época se chamava Lousano Paulista pela série C (depois Etti Jundiaí, hoje simplesmente Paulista – foi até campeão da Copa do Brasil), capitaneado pelo Casagrande, isso mesmo, o Casão; havia somente idosos nas arquibancadas do velho Estádio, e o borderô do jogo apontou pouco mais de 200 pagantes.
Não posso dizer se [a torcida] cresceu, pois era comum, nas décadas de 70 e 80, com uma cidade muito menor, colocarmos mais de dez mil pessoas no Estádio da Cel. Francisco Gomes (proporcionalmente, uma parcela maior da cidade apoiava o JEC, quando menos em campo).
Os sócios, contudo, são uma novidade alvissareira. Ontem, li que já chegamos a 5750 associados, acho que em um dos blogs do A Notícia. No Jornal do Almoço de hoje o Presidente disse que já nos aproximamos bastante dos 6000. Quem sabe até o final do ano nos aproximemos (ou atinjamos, o que convenha-se, é dificílimo) da meta de 10.000 torcedores fiéis e pagantes mês a mês.
Uma diretoria aparentemente séria, uma torcida engajada, um time competitivo, receitas razoáveis. Cuido que este ano temos motivos para comemorar o aniversário do JEC. Mas só o saberemos, com certeza, com o acesso à série C do Campeonato Brasileiro. De outra forma, a conclusão é de que passamos mais um ano patinando.
Então, FELIZ ANIVERSÁRIO! Avante, JEC!

Nenhum comentário:

Postar um comentário