NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

2 de jul. de 2011

O JEC QUE EU CONHEÇO MORRE HOJE UM POUQUINHO (PREGO A DESOBEDIÊNCIA CIVIL)

Este é, realmente, o post mais importante que já escrevi. É uma pena que seja sábado, e que ninguém vai ler (os meus queridos leitores acompanham o blog no serviço, durante a semana), mas aqui vai uma mensagem que considero imprescindível.

Não há cena mais bonita e significativa do que a torcida do JEC portando seu GUARDA-CHUVA. Em jogos homéricos, dez mil pessoas nas descobertas do Ernestão, todos com uma merda de um guarda-chuva na mão - esse é o JEC, para os desavisados.
Quem desconhece isto é um idiota, e a PM em Joinville parece ser composta de uma grande cambada de idiotas.
Quem é JEC já acompanhou nosso time debaixo de um aguaceiro (eu vi, meninos, JEC 1 x 0 Corinthians, sob chuva, só para exemplicar, com gol de meu ídolo Paulo Egídio), com uma umbrella na mão. É o batismo de fogo do jequeano. A chuva é o batismo do jequeano de estirpe. Em Joinville sempre chove.

Eu sou um legalista, acho que a lei deve ser respeitada, mas prego agora a desobediência civil, a esbórnia, pois só a avacalhação geral e irrestrita pode ter algum valor nessa hora. Estou escrevendo às 3h30 (alta madrugada), e tão logo acorde vou ligar para o Wilson França, o meu único contato na imprensa - e aí vou puxar o saco mesmo - a grande voz da contracultura, do que não pode ser, aquele que levanta a voz contra o que está errado. Conto contigo, orelhudo! - para o quê vem abaixo.

 Tive o grande prazer de privar de sua amizade no último jogo em que estive: JEC x Metrô (ou brusque, estava bêbado, acho que foi o 4 a 1), e naquela conversa tive a certeza do novo-velho amigo, aquele que em 15 minutos te cativa, e te ensina grandes coisas (há poucas coistas tão gratificantes como o novo-velho amigo). Vou ligar para ele porque acho que realmente ele vai me apoiar nessa porralouquice que proponho abaixo. França, meu querido, quero teu apoio nesta merda que estou propondo.

Minha imodesta proposta é a seguinte: Vamos todos nós à Arena, e com guarda-chuva, uma hora antes do jogo - às 15h, portanto (e proponho como ponto de encontro a padaria da esquina, ali perto da Arena). E aí, vamos tentar entrar, cada um de nós, com o o guarda-chuva, e cada um que for barrado na portaria desce a rampa da Arena e DEITA NA INÁCIO BASTOS, E BLOQUEIA O TRÂNSITO POR DUAS HORAS. Eu quero ver o circo pegar fogo e o palhaço morrer queimado. Eu quero ver a PM explicar a sua absurda decisão. Chega!!!!

E digo mais: o JEC - a instituição - tem o dever de contestar amanhã pela manhã - ajuizando uma ação qualquer- essa imposição absurda da polícia. Se não o fizerem serão para sempre considerados BUNDA-MOLES neste pequeno espaço. O Clube que não defende a sua torcida  não a merece.
A gente avacalha!!!!

Termino com nosso grande conterrâneo, João Acácio, o Red Light para os íntimos, também conhecido como o Bandido da Luz Vermelha, sem dúvida o mais conhecido de todos os joinvilenses, em uma frase do filme do joaçabense Rogério Sganzerla: "quando a gente não pode fazer nada, a gente avacalha".  Se o JEC não fizer nada, nós só podemos chutar o pau da barraca. Avacalhar é,agora, obrigação. 

Porra, amanhã é hora de avacalhar, de botar pra foder. Temos que aparecer no Jornal Nacional, no Fantástico, no AN, no ND, na puta que o pariu, porque o que está acontecendo hoje em Joinville é o absurdo extremo. EU NÃO ACEITO. 
Se não fizermos nada, então que o Estádio fique vazio, e confesso, o JEC que eu conheci acaba de morrer nesse exato instante, pois a sua própria torcida sequer é defendida pelo Clube. Daí acabou tudo.  AVACALHA, JEC!

18 comentários:

  1. Bocão - André Budal.2 de julho de 2011 às 10:05

    Jequeano, punhos para o ar!!
    Estou contigo contra a repressão aos bons torcedores.

    Eu estava pela madrugada quando vi a nota oficial do Jec no site informando a prezepada do comando da PM (Parlapatões!). Acho que o clube tomou a postura correta e mostrou sua insatisfação.

    O caso é que devido à ineficiência da PM e do Jec é que isto acontece. Digo isto pois se os arruaceiros causadores de brigas não tivessem como entrar nos estádios isto não seria necessário. Mas nem o clube e nem a PM cumpre o estatuto do torcedor no seu artigo 39 e seus incisos:
    ---------------------------------------------
    Art. 39. O torcedor que promover tumulto, praticar ou incitar a violência, ou invadir local restrito aos competidores ficará impedido de comparecer às proximidades, bem como a qualquer local em que se realize evento esportivo, pelo prazo de três meses a um ano, de acordo com a gravidade da conduta, sem prejuízo das demais sanções cabíveis.

    § 1o Incorrerá nas mesmas penas o torcedor que promover tumulto, praticar ou incitar a violência num raio de cinco mil metros ao redor do local de realização do evento esportivo.

    § 2o A verificação do mau torcedor deverá ser feita pela sua conduta no evento esportivo ou por Boletins de Ocorrências Policiais lavrados.

    § 3o A apenação se dará por sentença dos juizados especiais criminais e deverá ser provocada pelo Ministério Público, pela polícia judiciária, por qualquer autoridade, pelo mando do evento esportivo ou por qualquer torcedor partícipe, mediante representação.
    ---------------------------------------------
    Nós que sempre vamos ao estádio sabemos quem são os envolvidos nas brigas. Estes até são presos por vezes. Mas no jogo seguinte lá estão os mesmos dentro do estádio. É aí que falha a segurança, pois se um destes entrar com guarda-chuva em punho poderá utilizá-lo como arma branca. Mas os torcedores de bem utilizam o guarda-chuva apenas para se guardar da chuva. Como diz a coca-cola, e neste caso é verdade, o bem é maioria. Portanto, cumpra-se o estatuto do torcedor e que os brigões sejam obrigados a comparecer na delegacia no momento dos jogos.

    Com relação ao seu ensejo de manifestação acho que deveria ser repensado. Sistema pode definir que você está infringindo o inciso I do artigo 39 do estatuto do torcedor. Afinal, estarás promovendo tumulto.

    Acredito que devemos agir com inteligência e destruir o sistema por dentro através de suas falhas.

    A maior virtude e falha do sistema em que vivemos é nos permitir a livre expressão e o sufrágio universal (votar nos governantes).
    Veja que nenhum governante consegue se eleger se a opinião pública estiver contrária. E quando ocorre, este político aregassa as mangas e trabalha duro para melhorar sua imagem a qualquer custo.

    Portanto, acredito que devemos realizar protesto pacífico sério e mostrar o descontentamento da massa.

    Se fizermos faixas enormes e colocarmos por toda Arena para que apareçam na televisão e sejam comentadas nas rádios acho que temos grande possibilidade de que esta questão seja revista e o comando da PM volte atrás.

    Farei uma mega faixa!

    ResponderExcluir
  2. Bocão - André Budal.2 de julho de 2011 às 10:08

    Ops, não são incisos. São parágrafos.

    ResponderExcluir
  3. A idéia é muito boa. Mas há tempo para a impetração de um mandado de segurança coletivo no regime de plantão do fórum. Só é necessário encontrar uma associação disposta a ajuizá-lo.O próprio JEC, talvez. O pessoal da UT? Não sei a galera do Natal Solidário está constituída juridicamente. Acho que a inicial do mandado de segurança não precisa de maiores divagações. É só expor a desproporcionalidade e irracionalidade da medida restritiva da policia. Afinal, como lembrou o Jequeano, o "direito de porte" do guarda-chuva é imanente ao joinvilense. Penso que a PM só poderia tomar essa providência se houvesse um histórico de ocorrências que comprovasse que o joinvilense, no estádio, utiliza-se do guarda-chuvas para promover tumulto. Lembrando ainda que o fato de haver uma e outra ocorrência não justifica tornar a exceção uma regra. Fica explícita a desproporcionalidade da medida. Se a liminar não sair, que então se parte para o ato de desobediência civil mesmo. Infelizmente não vou estar em Joinville para participar do ato de resistÊncia.
    Abraços, ST.

    ResponderExcluir
  4. Vamos jogar merda no ventilador kkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Jonas, é claro que tempo havia para uma ação judicial, mas duvido que alguém a tenha impetrado. A medida é certamente desproporcional.

    O tumulto não sei se é realmente uma saída, mas que tal todos pendurarmos nossos guardachuvas nas grades da rampa de acesso ao estádio. Daria uma boa foto para os jornais de amanhã. Já aprontei o meu guarda-chuva, e vou deixá-lo lá na Arena. Este não volta pra casa. O protesto será pacífico, com certeza, mas acho que precisamos demonstrar que do jeito que vai, daqui a pouco o melhor mesmo será ficar em casa, nem ir ao estádio pois não se pode mais fazer nada dentro dele.
    Ab, ST

    ResponderExcluir
  6. Concordo Jequeano, estou mandando um recado para Ten. Cel. Bedin via Twitter colocando minha opinião.
    Estou contigo nessa...RAFAEL

    ResponderExcluir
  7. Será que o Jec vai distribuir gratuitamente as capas de chuvas?

    ResponderExcluir
  8. Bocão - André Budal.2 de julho de 2011 às 13:55

    A mega faixa está pronta!

    Tentarei chegar uma hora antes do jogo.

    Saudações tricolores!

    ResponderExcluir
  9. Ah, vai!!! De graça, com certeza!!! Acho que de graça na arena só as bordoadas da PM, tal qual no jogo contra o Avaíbis.

    ResponderExcluir
  10. Olha Jequeano nessa arena tem tanta coisa errada que a PM faz vista grossa, que eu acho que foi por isso que a diretoria do JEC ficou bem quietinha.

    ResponderExcluir
  11. Dá-lhe, JEC! Pondo a casa em ordem. Cada coisa em seu devido lugar. Brusquetas voltando pra casa com o rabo entre as pernas, muito chororô, e mais quatro bagas na mochila. E lá no Augusto Barro elas que não se cuidem. O Lima não joga, suspenso com o terceiro amarelo, mas Eraldo vem aí e a marrecolândia vai tremer.

    Ah, Bocão, tua faixa foi comentada no twitter do Rodrigo (Blog do Rodrigo): "rodrigoblog Rodrigo Santos
    Faixa da torcida na Arena: "PM, libere meu Guarda-Chuva. Prefeitura, cubra a Arena!". Protesto legal."

    Muito boa a frase. Se não for um estorvo, continue levando a faixa, inclusive em dias de sol. Hehehehe.

    Parabéns também, Jequeano, pela iniciativa no debate. Vi que a imprensa (Elton, Mira, França, Juca Miguel, e outros) também repercutiram o assunto. Essa foi só a primeira batalha. Muita água, literalmente, ainda vai rolar até que a PMSC libere esses guarda-chuvas. Mas só insistindo no protesto para que revejam a posição.

    Abraços, ST.

    ResponderExcluir
  12. Mario L. Nascimento2 de julho de 2011 às 20:03

    Eu também tive meus batismos no Ernestão. Lembro-me de dois jogos. 3 a 0 no Confiança em 1977 (3 gols do Dirceu) e 2 a 1 no Corinthians em 1984 (gols de Calada e Nardela. Zenon descontou). Água pra mais de metro. No primeiro, tive que chegar muito antes de o bom e velho guarda-chuva foi útil por mais de 3 horas.

    Agora tem essa invenção. Acho que esta e outras só foram tomadas para reduzir o público Em Joinville. Estou escrevendo depois do jogo e parece que no fim foi liberado. É que o objetivo já tinha sido atingido.

    De onde é o comandante da PM em Joinville? Para que time ele torce? Qual o interesse dele em reduzir o público nos jogos do JEC?

    Li no twitter dele que a medida não é só por razões de segurança, mas também porque atrapalha quem senta atrás. Alguém já viu PM mandando alguém sentar porque está atrapalhando outro espectador? E sair do corredor? E sair da escada? Além do mais em um jogo como o de hoje o público jamais seria tão grande. Daria para distribuir o público pelo estádio sem o menos problema.

    É bizzarro. Tá na cara que a intenção é outra.

    ResponderExcluir
  13. É jonas e o melhor jogador em campo do jec foi o pantico kkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. O Joinville que vi hoje, é o Joinville que quero ver na série C, com garra, raça, disposição tática. Assisti o Jec das antigas, impodo respeito em seus dominios, quem manda na arena somos nós marrecos.
    Assisti um Eduardo evoluindo a cada jogo, confesso que ao final do catarinense fui a favor da saida do dito cujo, mas dou a braço a torcer, o cara ta arrebendando. Merecia fazer seu gol naquela "pancada" de fora da área.
    E o Lino, cada vez mais firme na zaga....do Lima não vou nem falar porque dai ja é covardia.
    Esse é o nosso Joinville, é o time que queremos na série C...
    Eh, vamos subir JEC....
    Saudações de um tricolor encharcado, mais feliz!

    ResponderExcluir
  15. E parabéns ao Tiago Real que acreditou, roubou a bola em deu um passe para o ultimo gol de Aldair...Com direito a dancinha do João Sorrizão...KKKK...Espero que ele ganhe.

    ResponderExcluir
  16. Thoreau ficou rindo a 7 palmos...
    Grande investida torcida!!

    ResponderExcluir
  17. Na globo na Argentina, um torcedor do JEC, como diz o Deputado Tiririca..."Que camisa linda"...Vamos JEC rumo a série "B".
    Abraço RAFAEL

    ResponderExcluir
  18. Sandrão - JOINVILLE4 de julho de 2011 às 08:50

    Concordo contigo em tudo o que disseste Jequeano... chega a dar vergonha de ser joinvilense, e ser tão desrespeitado.

    Porra... não somos marginais!!

    Abaixo, vejam o link de um vídeo muito legal, contendo o antes e o depois nos vestiários desse jogo contra o Brusque.

    http://www.youtube.com/watch?v=UGMH6f6bKC8&feature=player_embedded

    ResponderExcluir