NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

12 de abr. de 2011

MUDANÇAS NA SÉRIE C? SEI NÃO, MAS TOMARA!

Sei que já decretei o fim do Catarinense para o JEC umas quantas vezes, já disse que era hora somente de concentrar para a Série C, que era hora jogar a Copinha com a base, depois com o time completo, etc. etc. E agora prego ser hora de voltar a acreditar no Catarinense, dadas as últimas partidas do Tricolor. Não tenho sido muito coerente.
Mas é que como dizia Allan Kardec - o espírita e não o ex-avante do Vasco (um sub-Jardel): "Os fatos, eis o verdadeiro critério dos nosos juízos, o argumento sem réplica. Na ausência dos fatos, a dúvida se justifica no homem ponderado", e por isso, como os fatos teimam em me contradizer, também não vejo problema nenhum em eu discordar de mim mesmo.
Série C pode valer ouro!
Por isso, ATENTAI, como diria o senador Mão Santa: é hora de - sem esquecer o Catarinão - falar de Série C - especificamente sobre a mudança de regulamento, porque sobre esse assunto, ou se faz alguma coisa agora, ou não se faz mais.

Ontem o Hassan Farias (sempre com texto muito bom no FutebolSC e agora também fazendo parte da equipe da AM 1250 - Cultura), no twitter, apontou link (ver aqui) em que se aventa que a Petrobrás patrocinará a Série C, e que em vez de quatro grupos de 5 equipes, haverá dois grupos de dez times. Seria ótimo.

O que poderia melar esse plano é uma alegada proibição de mudança de regulamento da competição, com base no Estatuto do Torcedor.
Olhando a legislação, penso que dá, sim, para mudar o regulamento, e para este ano. Cito a Lei n. 10671/03, com suas alterações:
Art. 9º É direito do torcedor que o regulamento, as tabelas da competição e o nome do Ouvidor da Competição sejam divulgados até 60 (sessenta) dias antes de seu início, na forma do § 1o do art. 5o. (Redação dada pela Lei nº 12.299, de 2010).
(Aí há um tempo para sugestões dos torcedores à Ouvidoria da competição, decide-se sobre as sugestões e publica-se o regulamento)
(...)
§ 4º O regulamento definitivo da competição será divulgado, na forma do § 1o do art. 5º, 45 dias antes de seu início. (Redação dada pela Lei nº 12.299, de 2010).
§ 5º É vedado proceder alterações no regulamento da competição desde sua divulgação definitiva, salvo nas hipóteses de:
(...)
II - após dois anos de vigência do mesmo regulamento, observado o procedimento de que trata este artigo.
Parece não haver dúvida.
Vamos escrever um novo regulamento, nem que seja
psicografado!

No site "Bola na Área" - que recomendo e logo colocarei aqui nos links o relativo à Série C, quando essa competição se aproximar - posso verificar que tanto em 2009 como em 2010, a Série C teve O MESMÍSSIMO regulamento, e portanto, É POSSÍVEL MUDAR O REGULAMENTO para 2011, desde isso que seja feito 60 dias antes do início da competição. Bom, estamos em 12 de abril. Há ainda 45 dias até o prazo fatal - 17.maio - para fazer alterações sem desrespeitar a lei, e jogarmos um campeonato bem melhor do que o até agora programado.

Explico: O Calendário da CBF marca a Série C para o período entre 17.jul e 20.nov. A competição, nos moldes atuais, precisa de 16 datas para chegar ao seu final (10 datas na primeira fase, pois o número de times de cada grupo é ímpar - 5 times, sempre com um folgando por rodada), mais 2 datas para quartas-de-final, duas para a semi e duas para a finalíssima.
Com dois grupos de dez times, são necessárias não mais do que 24 datas (número par de times, por isso 18 datas para a primeira fase - turno e returno; e igual ao campeonato atual, mais seis datas para quartas, semi e final).
Bom, de 17 de julho a 20 de novembro há exatamente 19 datas em finais de semana. Por isso, para fazer o campeonato por essa nova fórmula, seriam necessário apenas encaixar 5 jogos em meio de semana, e isso é fácil, porque o certame é regionalizado. Não é tão difícil jogar final de semana em casa, e na quarta-feira, por exemplo, em Santo André ou Rio de Janeiro.
Tá tudo fechando.
Olha, se isso acontecer mesmo (não tenho certeza da confiabilidade da notícia do jornal alagoano), abre-se uma nova perspectiva para o JEC. Em vez de garantirmos apenas 8 jogos, em caso de não classificação aos mata-matas pelo sistema atual, garantiremos 18 jogos pelo novo sistema, mesmo não classificando. E só caem 2 para a série D, num grupo de 10. Mesmo que não classifiquemos, cair é bem difícil, e ficaríamos, de qualquer modo, ainda que sem o acesso, estacionados numa competição que se não é a melhor possível, se tornaria bem razoável nesses novos moldes.  
Seriam muito mais datas, seria muito mais atrativo para filiação de sócios, pois há mais jogos, maior visibilidade para os patrocinadores, a garantia financeira da Petrobras. O campeonato seria algo nos moldes da "Copa Santander Libertadores" ou "Copa Kia do Brasil", ou seja, a Série Petrobras.
Ademais, a Rede Brasil (TV Pública) promete passar mais de 50 jogos, ou seja, num universo de 188 partidas de toda a competição, quase um terço seria televisionado.
Porra, aí "só" temos que garantir novos patrocínios (tô no aguardo de Andra e GM para ao menos dobrar os 110 mil arrecadados atualmente), uns 10 mil sócios, nem que seja na marra (por baixo 350 mil/mês), 300 - objetivo da diretoria ainda não concretizado - conselheiros (mais 90 mil/mês), mais rendas, para qualificar o elenco e disputar PARA GANHAR a Série C - ou ao menos ascender à Série B.
Afirma-se que a Petrobras dará 5 mil para hospedagem a cada jogo, além de 23 passagens aéreas (dá pra levar 18 jogadores, técnico, gerente de futebol (Moysés), massagista, médico e treinador de goleiros), SEM CUSTOS.
Mudança já!
É, portanto, a hora de correr atrás da CBF para que ocorra a mudança. Os times de maior expressão do certame (JEC, Fortaleza, Paysandu, CRB, América RN, Caxias, Ipatinga, Santo André) deveriam pressionar, em conjunto, pela aprovação do novo certame.
A propósito, em toda a Série C só o Fortaleza e o América-RN e o Santo André (pelo título da Copa do Brasil embora esteja numa draga danada) podem nos meter algum receio. Acho que temos tudo pra subir. Tomara que essa mudança se concretize.
AVANTE, JEC! VAMOS LUTAR PARA MUDAR O REGULAMENTO!

8 comentários:

  1. Jequeano....

    Excelente opinião e penso que os times de maior expressão devam encaminhar um oficio para a CBF e pressionar para que isso aconteça.
    Sem mencionar que será ótimo para os clubes e, principalmente aos torcedores que terão um calendário para o ano todo, e já pensou no final de novembro a Arena lotada e no fim do tempo regulamentar o Jec ingressando na série B, nossa nem quero pensar na festa.
    Quem vai ficar mais faceiro que mosca em tampa de xarope é o Ademar da cervejinha...kkkk....
    A.S.T.RAFAEL

    ResponderExcluir
  2. Concordo em gênero, número e grau. Falaram que faltava patrocínio para a coisa "progredir" e veio a Petrobrás (deve oficializar essa semana), a maioria dos clubes querem (senão todos), enfim, não há motivo para não mudar a fórmula. Vamos lá, Dona CBF, altere esse regulamento e faça a alegria do povão e dos clubes.

    ResponderExcluir
  3. Sandrão - JOINVILLE13 de abril de 2011 às 09:03

    Jequeano,

    O Madureira/RJ também tem uma equipe de respeito.

    Eu também espero que a CBF faça o correto e altere a fórmula da competição para previlegiar os clubes e fortalecer os cofres de cada um. Só assim esses clubes tem condições de crescer estruturados e não ficar de pires na mão.

    Se a Petrobrás realmente cumprir o que diz, o JEC praticamente irá a todos os jogos fora de avião, pois todos demandam mais de 500Km de percurso. Bom que evita desgaste de jogadores em viagens longas de busão!

    Vou no site da CBF fazer uma solicitação como torcedor para que a série C obedeça já a nova fórmula.. .não custa botar pressão... hehe

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Na coluna do Elton de hoje saiu que a fórmula e o regulamento podem ser divulgados hoje. Eles geralmente fazem isso 60 dias antes do início da competição. Será que vão antecipar o início da competição, para atender à fórmula que tanto sonhamos?

    ResponderExcluir
  5. Só nos resta esperar. A TV Brasil ano passado pagou 4 milhões de TV e parece que a Petrobras já patrocinava. Vamos ver se a reportagem lá de Maceió não era uma barriga daquelas. TEnho entrado no site da CBF e até agora nada.

    ResponderExcluir
  6. Sandrão - JOINVILLE14 de abril de 2011 às 15:22

    Saiu hoje a tabela da série C 2011:

    http://www.cbf.com.br/media/128435/tabela%20do%20campeonato%20brasileiro%20s%C3%A9rie%20c%202011.pdf

    ResponderExcluir
  7. É, vai ser mesmo 4 grupos de 5. Mas acabou aquele monte de mata-mata, agora a segunda fase terá dois grupos de 4. Só jogo decisivo, minha gente.

    ResponderExcluir
  8. Emerson, Sandro, já saiu o novo post sobre a nova-velha série C. Ab, ST

    ResponderExcluir