NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

8 de mar. de 2011

DOMINGO FOI ZERO A ZERO, HOJE É TERÇA-FEIRA GORDA, E AMANHÃ?

Acho que anda todo mundo numa ressaca da peste, e os acessos aqui no blog tão em passo de marcha-rancho, devagar, quase parando. Eu também não estou nessa velocidade toda, tanto que só dois dias após o jogo escrevo sobre nossa estréia no returno e principalmente sobre nosso compromisso da quarta de cinzas. Concentrei-me nas minhas habilidades etílicas nos últimos dias, e por isso vou voltando, devagar.

Amanhã é dia de voltar ao batente. Na verdade, para nós de Joinville não, eis que será feriado, pelo aniversário de 160 anos de nossa maltratada cidade, mas nossos jogadores terão que entrar em campo em pleno feriadão e vencer o Figueirense
Lembram quando tratei do que devemos fazer no segundo turno? - Vencer os 4 jogos que temos em casa é obrigação (FIG, AVA, CON, IMB), para termos alguma chance. Então é hora de começar a cumprir nossa missão no jogaço de amanhã. Estamos perdendo de 7 a 1 pro Figueira neste 2011. Vamos reagir? O que podemos esperar?

As opiniões sobre JEC e Brusque apontam para um time tricolor mais qualificado - confio na opinião do Nardela - do que o do primeiro turno, embora ainda careça de entrosamento - o que é obvio, pois se trata de um novo time - nove jogadores novos, só sobraram Lima e Ramon.
Eu, particularmente, considero bom o resultado obtido no Augusto Bauer, exatamente em razão desse novo time, e do fato que repetidas vezes vínhamos no dando mal lá na Fenarreco.
Por isso, se houve realmente essa melhora, podemos esperar um jogo melhor amanhã contra o "brócolis", como sempre diz um dos comentaristas aqui do blog.

Então, amanhã, ao sair da praia, meu único compromisso é ir verificar, às 21h50,  esse JEC que ainda não conheço ao vivo.

Pedro Paulo está praticamente fora do jogo, e assim, a meu sentir, o afastamento de Fernando e/ou Soler foi precoce. Renato Santos (pra mim pior do que Fernando) deve jogar e no banco parece que teremos dois juvenis (jogadores em que a diretoria e comissão técnica demonstraram não confiar, ao longo do campeonato) - exatamente para o jogo contra o time mais perigoso e experiente do campeonato. No mais, será o mesmo time que jogou em Brusque. Espero, realmente, ver um time melhor do que aquele que, em casa, jogou fora o primeiro turno (perder do Marcílio e do Metrô foi de lascar). E o Maximus Meridius, que foi tão mal contra o Metrô, ajudando a nos afundar na primeira fase, parece que tá fechando o gol. Bom pra nós.
Estou curioso também pra ver o Gilton, de quem andam falando muito bem, e ver se o Fernandinho faz alguma coisa na meia-cancha. Enfim, estou curioso para descobrir esse nosso novo time.

Assim,  concordo com o Sandro, que retrucou em comentário ao último post em que citei "Máscara Negra" (a mais bonita música de carnaval), do ótimo Zé Keti - "quanto riso, oh, quanta alegria": que não sejamos amanhã "mais de mil palhaços no salão" da Arena.
AVANTE JEC!

Ficha técnica: Brusque 0 x 0 JEC, Augusto Bauer, 06.03.10
JEC: Max; Daniel, Pedro Paulo, Linno e Gilton (Eduardo); Julio Bastos, Mateus, Fernandinho (Jaílton) e Ramon; Jonatas (Tiago Real) e Lima. T. Giba.

Brusque: João Ricardo; João Neto, João Vitor, Vinícius e Pereira (Tom); Fabinho, Pedro Ayub, William (Lenílson) e Marcelinho; Kito (Paulinho) e Leandrinho. T. Nestor Simionato.

11 comentários:

  1. caro blogueiro, tive a oportunidade de assistir o jogo do JEC contra o Brusque lá, e achei que agora o Giba achou a posição certa para Fernandinho, o cara jogou muito bem e correu muito, esperamos que
    essa vontade que ele mostrou la na Terra da Fenarreco continue também aqui na Terra dos Principes...

    ResponderExcluir
  2. Caro Márcio; acho que comentas aquii pela primeira vez, portanto, seja bem-vindo.
    Nardela, França e agora você me dizem que o time esteve melhor. O Fernandinho na lateral era uma avenida, assim como com o Eduardo. Se fecharmos os lados do campo já teremos um bom avanço. Se o Fernandinho resolver jogar na meia, teremos achado uma solução para nosso time. Ab, ST

    ResponderExcluir
  3. Esse jogo contra o Figueira é pra lavar a alma.

    ResponderExcluir
  4. Jequeano, que jogo ruim ontem na arena, nossa... sinceramente, não vi melhora alguma, time do Joinville parecia mais perdido que surdo em bingo, até concordo um pouco, a chuva não contribuiu muito, campo pesado, enfim. E acho ainda que achamos aquele gol no segundo tempo, que salvo engano foi dado dois chutes ao gol.
    Falando em gol, será que Max falhou mais uma vez? na minha opinião, sim, mão de alface.

    ResponderExcluir
  5. Olha Eduardo, nao achei o time ruim nao, zagueiros mais marcadores, travando a bola na hora certa, melhoraram bastante em vista dos zagueiros anteriores, meio de campo concordo que ainda esta a desejar, e nossos laterais podem melhorar, mas é notória a melhora num todo do time, e falando do Max, acho que nao gosta de jogar na chuva, porque a bola era defensável, vamos esperar pra ver o entrosamento que se seguira no decorrer deste turno, no mais SDS Tricolores

    ResponderExcluir
  6. Gostei do jogo também. Não é de uma hora para outra que o JEC vai jogar o fino da bola, mas tá evoluindo, tô gostando do laboratório.

    ResponderExcluir
  7. Sandrão - JOINVILLE10 de março de 2011 às 11:28

    Primeiro... quero dizer que me senti lisongeado com a inclusão de meu nome no post principal... hahaha.. Valeu!!!!

    Sobre o jogo... não acreditei quando saí do carro em frente a Arena e a chuva começou a cair... parece praga!! Deusolivre!!!

    Gostei do JEC, e acho que o resultado foi justo! Embora a chuva tenha atrapalhado, acho que foi o Figueira quem perdeu mais, pois é um time leve e com ótimo toque de bola. Então, (pode ser!) que a chuva tenha inclusive "ajudado" o JEC.

    Max falhou (??!!) no lance do gol, mas em compensação fez pelos menos 2 defesas milagrosas, então... saldo positivo pra ele ainda assim. Vida de goleiro!

    Gostei:
    - Da movimentação do Fernandinho
    - Da segurança do Gilton (ainda vai aprender a apoiar no ataque.. é só questão de tempo)
    - Das chegadas certeiras do Linno
    - Da defesa que praticamente não deu chutão
    - Da marcação em cima do Breitner e Maicon
    - Do golzinho salvador do Lima, é claro!!! haha

    A diretoria do JEC jamais vai admitir, mas o Catarinense acabou pra nós. Nossa pretensão agora é acertar o time para a série C. Ainda precisamos de alguns reforços importantes, e com o final de vários estaduais pelo país, vamos achar os caras certos! Tenho fé!

    Bora pra série C que o Catarinense não nos pertence mais!!

    E outra:
    Gostei muito das camisas retrô apresentadas ontem. Estou a 5 anos mandando emails pro JEC, jornal e agências sugerindo isso... até que enfim alguém acordou! Vai vender pra kct !!!

    Abraços e todos!!!!

    ResponderExcluir
  8. Vi os dois jogos (Brusque e Figueirense). Contra os marrecos, o time mostrou evolução e parece que cansou no segundo tempo, onde os espaços para o adversário apareceram, sem que tenha havido domínio deste. O Lima perdeu um gol que não se pode perder. O Gilton mostrou qualidades, apesar da falta de entrosamento que de resto ainda falta para o time como um todo. Fernandinho no meio é outro jogador. Em se afinando com Ramon e Gilton, pode se transformar em peça chave para o JEC.

    Figueira: pela primeira vez vi um jogo do time do Estreito. Meu primeiro diagnóstico é que bate muito. Marca muito forte, mas sua primeira opção é parar as jogadas do adversário com faltas pequenas no meio de campo. Assim vai minando a armação e ganha espaço para se arrumar. Faz isso em 90% das jogadas. O que falta é arbitragem séria, que coíba esse comportamento coletivo. Que sem dúvida é ensaiado, porque sabem que os árbitros são covardes e não amarelam como deveriam. No jogo de ontem, pelo menos 3 jogadores mereciam o segundo amarelo, pelo número excessivo de faltas pequenas. Pergunte se o "aspirante" deu pelo menos um. No mais, é um time que sai rapidamente para o ataque. Nada de mais, não. Bem marcado não é isso tudo, como se pôde ver no segundo tempo de ontem.

    Joinville: um pouco desentrosado, não mostrou muito no primeiro tempo. Longe de ser dominado, como alguns escreveram. A defesa já mostrou que é vinho de outra pipa. Linno joga muito e PP não fica muito atrás. Julio Bastos protege bem a defesa, embora ainda precise melhorar a distribuição da bola. Isso vai melhorar quando os meias e laterais se movimentarem um pouco mais e melhor, também. Gilton parece ter resolvido a lateral esquerda e Fernandinho tem mesmo que jogar na meia. Com vontade, não tem pra ninguém. E pode jogar na lateral ou como terceiro volante. Gostei da entrada do Jaílton. Deu nova dinâmica para o ataque, com jogadas de velocidade e deslocamentos interessantes. Não achei que ocupou o mesmo espaço do Ramon, até porque este já se movimentava menos àquela altura do jogo.

    O que ainda falta é efetividade nas jogadas de ataque. Falta chegar com decisão e competência. Fora a jogada do gol, o time dominou no 2º tempo, foi incisivo, mas as chances reais foram poucas. E falta ensaio de jogadas. Em uma falta na intermediária, Ramon correu na hora certa, mas Fernandinho demorou e o que poderia ser uma jogada perigosa virou um cruzamento burocrático.

    Vamos dar um pouco de tempo para a chegada de um reforço fundamental: o tal de entrosamento.

    O que eu diria para o dono do JEC hoje é para ele começar a negociar as prorrogações de contratos de jogadores que estão tratados só para o estadual. Este parece ser o começo do time da série C. Com alguns reforços para compor o elenco (Mateus ainda precisa melhorar, precisamos de bons reservas para defesa, volantes e meias) e chegando o reforço de que falei no parágrafo anterior, acho que poderemos chegar na série B. Mas depende do dono...

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o Mário, o JEC que vai nos levar à série B está, ainda que timidamente, começando a aparecer.

    ResponderExcluir
  10. Bons comentários da rapaziada sobre o jogo de ontem. Não vou respondê-los um a um pois logo escreverei sobre minhas impressões sobre o jogo de ontem.
    Ab, ST.

    ResponderExcluir
  11. Sandrão,

    não acho que o estadual terminou, não. Não precisa de milagre pra ganhar os 3 jogos que faltam em casa. Só aí são 11 pontos, com os 2 já conquistados. Entre os jogos fora (Marcílio, Chapecoense, Criciúma e Metropolitano) não é impossível ganhar mais uns 5 ou 6 pontos. Dá para chegar nas finais do Returno. Até em primeiro. Depois é fazer o serviço na Jaguatirica do Sul, no nosso salão de festas HH. Isso se não conseguir trazer a decisão para a maior cidade do estado.

    ResponderExcluir