NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

8 de mai. de 2012

TRISTEZA DO JEC(a). E ALGUM RECEIO!

Quero começar a falar da Série B, e logo abaixo o farei, não sem antes mencionar a morte de Tinoco, aos 91 anos, parceiro do já falecido Tonico.
Peço excusas porque o post ficará logo - só porque grandes são nossos problemas.

Antes de ir ao ponto, primeiro preciso pedir desculpas aos doutores que lêem (me recuso a tirar esse acento circunflexo) por ter ficado uma semana sem escrever. Foi o trabalho. E, se trabalho, depreenda-se castigo. E não sou eu quem diz, mas o altíssimo. Pra quem nunca leu o Gênesis, aviso aos mais incautos que lá no antigo testamento, quando Adão e Eva resolveram dar uma furunfada- e o todo-poderoso descobriu, este resolveu dar castigos aos homens e às mulheres. 
Inicio - somente por uma questão de "corretismo" político - por elas. O castigo para a mulher, dado por deus, foi aguentar as dores do parto. Volto ao macho: o nosso castigo foi, em palavras talvez não exatas: "do suor do teu rosto, tirarás o teu sustento". 
Então, se não escrevi aqui na última semana, foi somente por castigo divino. Tive que trabalhar (e reconheço que também estava um pouco desanimado depois de sermos desclassificados no Catarinense). 


Num segundo ponto de desculpas e pré-futebol: antes da bola, volto a Tonico e Tinoco. Intérpretes de grandes clássicos da música sertaneja, e digo mais, de grandes clássicos da música brasileira, e dentre elas, sem dúvida, Tristeza do JEC(a), que ao lado de Carinhoso, Asa Branca, Chão de Estrelas, entre outras de igual quilate estão entre as mais belas músicas do cancioneiro nacional. 
E não há dúvida que a música sertaneja já foi bem melhor do que é hoje em dia, e para Tristeza do JEC, nosso time foi bem melhor ainda outro dia - na Série C, por exemplo - e nossos adversários atuais serão bem melhores do que aqueles que estamos acostumados a enfrentar nos últimos anos. Estou preocupado. Com algum medo!


Finalmente, o JEC - se é que alguém ainda chegou aqui!
Bom, temos a definição de nossos adversários na Série B-2012, e são estes, com seus respectivos cartões de visita:


ABC - Finalista no RN
Americana (Guaratinguetá) - Rebaixado em SP
América-MG - Finalista em MG
América-RN - Finalista no RN
ASA - Perdeu a final do 1º Turno, está na final do 2º T em AL
Atlético-PR - Finalista no PR
Avaí - time de bosta, finalista em SC
Barueri - 2ª divisão de SP, não conseguiu acesso
BOA - 8º colocado em MG
Bragantino - fez boa campanha no paulistão - 7º lugar
Ceará - Finalista no CE
Criciúma - fez campanha não mais que razoável
CRB -Venceu 1º turno em AL
Goiás - Finalista em GO
Guarani - Finalista em SP
Ipatinga - Briga pelo acesso em MG
JEC - "SEMO NÓIS"; até agora em 2012, nada!
Paraná - Começou agora a segundona no PR; está na Copa do Brasil, jogando contra o Palmeiras.
São Caetano - 12º no Paulistão
Vitória - Finalista na BA.


Vê-se que a época de enfrentarmos Camboriú, Brusque, Metrô, Atlético-IB e Marcílio Dias acabou! O buraco, agora, é mais embaixo. Raramente entraremos em algum jogo como francos-favoritos. 
Argel mente "de leve" quando elogia nossa campanha no Catarinense. Até um analfabeto - excetuado o Miliollli - ganha desses times acima elencados. A única comparação possível para "medir a febre" da Série B é com Avaí, Figueirense, Criciúma e Chapecoense, e, aí, os números são, para dizer o mínimo, preocupantes. 
Contra tais times, sob o comando de Argel, tivemos um aproveitamento de 44%, ou seja, um aproveitamento - entendam o xingamento como quiserem - de Giba, de Leandro Machado
Imaginem um campeonato catarinense que nunca acabasse - pensem em "A Caverna do Dragão", um desenho animado sem final - e que fôssemos condenados a jogar eternamente contra AVA, FIG, CRI e CHA. 
Se essa fosse a Série B 2012, estaríamos em maus lençois. Isso porque jogando com times de nível (até acima dos quatro adversários mais "fortes"de Santa Catarina), um aproveitamento de 44%, no ano passado só garantiu duas posições acima do rebaixamento; em 2010, um décimo-primeiro lugar; em 2009, um décimo-terceiro posto. Ou seja, esse aproveitamento é pra brigar pela parte de baixo da tabela, se for um pouco pior, para flertar perigosamente com o rebaixamento. 


E nem se fale que dos 20 dias de preparação para a Série B, 10 já foram embora, e de novidades, no grupo, só a dispensa de Beto Barbosa, Charles e Ênio, e a contratação de um volante - que pelo menos tem cara de jogador de futebol, reconheço. 
Temos uma base, é verdade; mas precisamos de REFORÇOS. Estes ainda não vieram e nos últimos dias, mais confusão do que solução. As dispensas, a "escalação" de Eduardo na lateral-esquerda, a falta de reforços, o elenco enxuto, um técnico para quem, para mim, falta fôlego; a falta de incremento na arrecadação, o imobilismo do marqueting (logo virá um post: Onde está Wallyson Tovar?), pequenos atritos entre Nereu e Argel.
Será que precisaremos sofrer demais nesta Série B? Eu estou cada vez mais receoso. 
Teremos um começo de campeonato contra fortes concorrentes, e se chegarmos à sexta rodada (com quatro jogos em casa) sem uma boa pontuação, começará o desespero. Medo? - Ainda não. Preocupações? - Muitas. AVANTE, JEC!

19 comentários:

  1. Alexandre B Sgrott8 de maio de 2012 às 20:13

    Ótimo post, divertido e informativo. Concordo em gênero, número e grau. Tbm estou bastante preocupado. A série B é longa e com altos e baixo, cartões e contusões, corremos o sério risco de sair contratando para tampar buracos no decorrer do campeonato, lamentável pra quem teve 5 meses para arrumar o time. Acho que o planejamento (se é que teve algum) caiu por terra quando do sumiço dos patrocínios milionários.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ser mais "coração" do que "razão", mas...deste jeito que estamos, vamos começar a Serie B na parte de baixo da tabela....como comentado no post, nos confrontos com times mais qualificados salsifufu pra nós....só vai ter pancada no campeonato...não estou com receio e sim TREMENTO com esta situação, pois não será fácil achar bons jogadores no mercado...

    Hoje o Nereu disse que o JEC vai "começar" a Serie B com o Argel...para um bom entendedor, meia palavra basta!!!

    ResponderExcluir
  3. Mario L. Nascimento9 de maio de 2012 às 16:23

    Pouco a acrescentar. O técnico dá bronca no elenco por sentir os desmotivados, o clube não contrata ninguém, Rusgas pela dispensa/contratação de lateral esquerdo. Esse desenho já estava pronto há algume tempo. Só agora é que está sendo mostrado...

    Em casa em que falta pão, todo mundo briga e ninguém tem razão.

    Em clube em que falta planejamento, joga-se um campeonato fora (em dois sentidos, ver abaixo) e vai-se para a competição mais importante dos últimos 7 anos com time meia boca, um técnico meia boca e uma torcida maravilhosa, que vai ter que rezar muito pra evitar a (provável) volta para a série C.

    O JEC desperdiçou o catarinense em dois sentidos: (1)deixou de ganhar um campeonato que poderia ser fácil, como mostrou o time ridículo do Avaí, o qual o JEC botou na roda. (2) Passou os 4 meses se preocupando em tapar os buracos para que a vergonha não fosse tão grande e esqueceu que a competição importante não tinha nem começado.

    Ou seja: o clube está agora em situação MUITO PIOR do que estava quando o Arturzinho foi embora. O elenco é pior e parece que só a diretoria não vê que o prazo de validade do Argel já venceu. Cortar custos e não investir é o caminho mais curto para o desastre. Infelizmente assistiremos a isso logo, logo. Não chegaremos à 5ª rodada sem uma crise grave.

    ResponderExcluir
  4. Boa Jequeano, a culpa de termos que trabalhar e da Eva rsrs. Guaratingueta foi rebaixado mas já fez 9 contratações entre elas o Lenilson cotado pelo JEC. Mas convenhamos que não dá pra ficar atras de times como: America RN, Boa, CRB, Ipatinga, ABC, ASA, Barueri,Parana, São Caetano e Criciuma. Só ai são 10 timecos. fora outros como Guaratingueta, Bragantino, Bvai, Ceara, America MG que são times "normalzinho" como diz meu velho. então já são 15 times. Ainda acredito que pela bela campanha o Guarani será desmanchado pelos grandes de SP. Quem tem café no bule é o Atletico PR, Goias, e Vitoria são os favoritissimos. o JEC mesmo com este elenco briga entre os 7 ou 8 primeiros. CERTEZA ABSOLUTA.

    ResponderExcluir
  5. Em tempo: Putz Jean Carlos reserva da Chapecoense é o fim. Só faltam agora mais duas contratações para fechar as 4 que o Nereu disse que viriam. JESUS.

    ResponderExcluir
  6. É, estamos mal mesmo. Eu até tinha expectativa de ser surpreendido positivamente esta semana, mas depois dessa do Jean Carlos... Rezemos.

    ResponderExcluir
  7. Apesar de posições diferentes o meu chara é melhor que o capixaba, estou acreditando no time ainda, isso não inclui o Argel.
    Vamos ver quem são os meias citados pelo Nereu na entrevista, 23 e 24 anos que já jogaram série A, segundo o Nereu não é o meia diferenciado (conhecido) que todos querem, no entanto em tempo de crise não custa arriscar se tirarmos um será uma boa , vide Jailton.
    Negocia também com o parmera, deve ser o zagueiro, nesse caso gostaria que fosse o Mauricio Ramos, não teriamos um meia deferenciado, porém a zaga seria de respeito, Mauricio e Mauricio

    ResponderExcluir
  8. O discurso do Nereu de que não estamos preparados para Serei A é atestar que nosso time tem tudo pra cair denovo para Serie C...PORRRRAAAA! Demoramos tanto para chegarmos aonde estamos e não podemos pensar pequeno...com estas contratações e discursos contraditorios do MArgel x Diretoria é o inicio de uma crise anunciada (como o Mário descreveu)...

    Precisamos gastar o que não temos (isto não é novidade pra ninguém) para qualificarmos o time....futebol se vive de visibilidade e não somente de Receita x Despesas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mario L. Nascimento9 de maio de 2012 às 19:28

      Como é que se coloca isso na cabeça de quem só entende Receita x Despesa?

      JEC no caminho para voltar um degrau...

      E a torcida já sentiu isso. Quero ver o que vai ser a campanha de novos sócios. Que, para variar, está atrasada.

      Pararatchim-bum-bum-bum...

      Excluir
    2. Perfeita a analise desta situação. E eu assisti o programa do Weber no canal 11 segunda-feira porque soube antes que o Nereu estaria lá. Logo pensei: Opa!! Nereu sempre é bom ouvir! É um cara que sempre foi pra frente e desde que estavamos sem Série sempre teve uma palavra de otimismo e de esperança pro torcedor! Mas para minha surpresa, quando o programa começou, e as perguntas para ele começaram a surgir, confesso que não reconheci aquele como o Nereu de outros tempos. Um homem desanimado, com palavras que realmente desanimaram o esperançoso torcedor tricolor. O "homem" passou o programa inteiro reclamando e em outras palavras quase decretou nosso rebaixamento. Parece que o Marcio fez uma "lavagem cerebral" no Nereu.
      Uma pena isso, porque a torcida do JEC é maravilhosa, e com certeza será notícia na imprensa pela boa média de público nesta competição.
      A pergunta que eu faço é a seguinte: qual a diferença dos outros clubes do mesmo patamar que o JEC, que estão com patrocínios mais ou menos como os nossos, que tem as mesmas cotas de TV que o JEC e que muitos deles tem muito menos sócios que nós?Porque eles contratam e estão entrando fortes na B e nós (diretoria) estamos desanimados e pensando apenas em não voltar para a Série B? Lamentável!

      Excluir
  9. “O Joinville ainda não esta preparado internamente e externamente para uma Série A. Vamos torcer para permanecer na B”.
    Essa frase foi dita por Nereu Martinelli ontem na apresentação do Jean Carlos.
    Disse que o Argel não deveria ter criticado o grupo publicamente e depois fala isso, dessa fez o Nereu jogou um balde de água gelada na galera. Parece que o Marcio fez escola. Subir realmente parece que não seja a hora, agora jogar a toalha antes do campeonato começar é foda. Decepcionante!

    ResponderExcluir
  10. Eu tento entender uma coisa, minha gente. Semanas atrás o Vogelsanger estava no programa Esporte Verdade, canal 11, e perguntaram pra ele sobre o meia Athos, da Chapecoense. Ele disse que era bom jogador, mas tem receio de trazer jogadores que se destacam em times menores (desculpe, Fabrício, mas estou apenas reproduzindo o pensamento da maioria) e vêm aqui pro JEC e acabam não rendendo o esperado. E agora trazem um RESERVA da Chapecoense? Quanta incoerência!
    Vamos esperar a chegada desses meias e do zagueiro. Quem sabe não tenhamos uma grata surpresa semana que vem. Quem sabe toda essa demora em anunciar bons jogadores não tenha sido apenas precaução...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson, minha opinião. Jean carlos foi mal aproveitado aqui na Chapecoense, acho ele bom jogador, talvez por ser o maior salario do grupo a cobrança era muito grande em cima dele, vai dar certo ai não sei, mas qdo chegou aqui no final do catarinense ano passado o ataque tava voando com Cleverson e Aloisio,nao teve chance, na serie c era titular mas o Ovelha so jogava no 3 5 2, com Medina depois Nequinha na direita Aelson na ala esquerda e Nenem na criação, não exite atacante que se destaque num time desses, tendo que toda hora voltar la na defesa se quisesse durante o jogo encostar o pe na bola , esse ano veja o nivel dos atacantes que nos tinha, ai o Jean entrava e todo mundo achava que ele tinha que resolver, mas vai resolver como fazendo dupla de ataque com Joao Paulo ou Nicolas ou Leandrinho. Foi muito bem aqui em 2007, no Figueirense foi bem e foi parece muito bem nuns times la perto da Siberia no futebol sobre gelo.
      Ab Fabricio

      Excluir
  11. Ah o que é isso. Porra o Nereu esta zuando com a cara da torcida só pode. depois de Leandro Carvalho agora outro volante. Tá bonito o time, já dá pra escalar o time inteiro só com volantes. Pelos videos que vi esse tal de Bruno é uma baita ferida. Ta virando palhaçada. F. Silva, Glaydson, Carlos Alberto, Tarcisio, Natan, Leandro Carvalho, Bruno. 7 volantes de oficio. + Ricardinho e T. Real que podem jogar como volante caso tivessemos meias. Virou no alho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o Nereu dizendo que ia trazer dois jogadores de meio-campo e nós, bobos, acreditando que iam chegar dois meias habilidosos. Mais um volante...

      Excluir
  12. Fala rapaziada...aguardei alguns dias e o desenrolar de alguns fatos para me pronunciar, vamos a eles:

    1- Logo que acabou o estadual o Argel andou confrontando a Diretoria do Clube com algumas colocações que foram expostas na mídia.
    2- Estranhamente após solicitar um novo lateral esquerdo foi imediatamente desautorizado ( não que estivesse )a não se pronunciar sobre assuntos de contratações, pois segundo Sr. Nereu, contratações são da alçada da Diretoria.
    3- Pior...dispensaram o atleta Badé- não que fosse uma sumidade- deixando apenas o Gilton nesta função, e, agora, deslocando o Eduardo para a esquerda para abrir espaço para o Ângelo- não conhecemos seu futebol, portanto, aguardemos
    4- Usando o menino Tarcísio, pasmem, como lateral esquerdo - palavras no Sr. Nereu - quando nós sabemos que série B é um campeonato muito difícil.
    5-Agora o pior ficou pro final.....a todo momento o Sr. Nereu e até seu irmão Sr. João Martinelli - presidente do conselho do clube- colocaram na mídia que os reforços seriam pontuais e para "assumirem" a titularidade no time, mas infelizmente não é isto que estou percebendo, pois os atletas que estão trazendo muito provavelmente serão reservas - claro, se seus agentes permitirem - e não tem uma qualidade muito superior aos que aqui já estão...

    Daqui para frente fiquemos todos nós "muito" atentos aos próximos passos dados pela Diretoria do Clube...estou com um pé atrás, um não, dois.

    Abraços tricolores
    Ivan

    ResponderExcluir
  13. Sinceramente... Vou na arena na estréia da série B torcer para o JEC não levar uma goleada do Atlético-PR.
    E torcer contra o rebaixamento no resto da temporada.

    ResponderExcluir
  14. Segundo a Alex o cara que chegou é meia e foi titular ano passado na série A, sofreu com algumas lesões mais está recuperado.
    Na época o Joel Santana era treinador e recuou o cara para volante, isso é bem a cara do Joel. O Argélico é diferente e deixa o time jogar, mesmo que sem um padrão tático heheh.
    Quanto ao outro meia gostaria que fosse Felipe Menezes, sei que é praticamente impossível mais o Nereu estaria tirando um coelhaço da cartola. Quem sabe com a vinda do Seedorf pro botafogo eles liberam o cara hehehe.

    ResponderExcluir
  15. Era querer demais o Felipe Menezes está em processo de renovação com o Botafogo junto ao Benfica. Nesse caso poderia ser o Seedorf mesmo hehehe.

    ResponderExcluir