NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

2 de fev. de 2011

VAMOS DE NOVO PRA CAPITAL. E O QUE HÁ COM NOSSA DEFESA?

Vamos de novo para a Capital, dessa vez pra atravessar a ponte e pegar o Avaí no Aderbal Ramos da Silva, a infame Ressacada - com TV ao vivo, na RBS (já antevejo a torcida pró-Avaí na transmissão - acho que o negócio será assistir no mute e ouvir na rádio).

De nosso lado, espero que aquele estranho fenômeno outro dia aqui mencionado - comparável ao do mítico Triângulo das Bermudas - não mais ocorra.
Explico: quando passamos pelo Pórtico e pelo Catavento ali da rua XV, parece que há uma inapelável separação entre o jogador e o seu futebol, ou seja, o jogador vai para o jogo fora de casa, mas parece que esquece seu futebol aqui em Joinville, fenômeno especialmente notado quando nos dirigimos à vila do Desterro.
O Avaí, esse time infeliz que até agora não venceu ninguém, tentará a primeira vitória, na quinta rodada, exatamente contra o JEC. Pois que impeçamos essa ressureição!

Olhando não só o jogo, mas o campeonato, esse jogo é um divisor de águas no primeiro turno. Uma vitória na Ressacada nos levará a 12 pontos e sem sombra de dúvidas, nos coloca com possibilidade de disputar o primeiro lugar e, por conseqüência, ir para as semifinais da primeira fase com a vantagem (que é enorme), de disputar os jogos únicos e decisivos em casa e com a vantagem do empate. Basta lembrar da semi e da final do primeiro turno do ano passado, quando com empates contra o Metrô por 2x2 e depois com o Avaí, naquele gol do finado Ricardinho, conquistamos aquela fase do campeonato.
É de se notar que o FIG pega a INDIADA lá no Oeste, e no final de semana joga o crássico contra o time do outro lado da ponte, e logo depois pega o CRI, fora. Nós, depois do avaí, no final de semana encararemos o CRI, na Arena. Jogos difíceis para todo mundo. Quem chegar bem à segunda-feira deu um grande passo para a conquista da primeira colocação.

E o time? - Por enquanto, a maior preocupação é nossa zaga. O que ocorre com nosso sistema defensivo? Digo sistema defensivo porque me parece que a confusão não acomete somente nossa dupla de zaga.
Acho que há um somatório de fatores que concorrem para que estejamos inseguros defensivamente. Não podemos deixar de lembrar que essa mesma zaga ficou cinco jogos sem sofrer gols na série D, no ano passado.

Então, o que acontece?

Primeiro, embora Fabiano não fosse lá essa Brastemp (e falhou contra o América tanto lá como cá), estava entrosado com o time, e vinha com ritmo de jogo. Paulo Sérgio, embora não seja ruim, não passa tranqüilidade para os zagueiros, tomou uns frangos e deixa a dúvida no beque, e zagueiro em dúvida não é boa coisa. Espero que o gladiador Maximus solucione esse primeiro problema - mas parece que não joga contra o Avaí.

Em segundo lugar, nossos volantes titulares por mais de um ano - Carlinhos Santos e Paulinho Dias (ou Luis André) - também saíram, e Dias/Soler/Renan/Zanutto ainda não se firmaram e não protegem tão bem nossa zaga, como vinha sendo feito.

Por fim, mudanças nas laterais. Tesser, que há muito tempo era talvez nosso principal jogador - e o responsável pela saída de bola do time, pela direita, foi pro time do energético.
Fernandinho, embora de inegável qualidade, ainda também não acertou seu espaço de marcação, e sofremos gols em jogadas nas suas costas tanto contra o Marcílio como contra a Chapecoense.

Acho que tudo isso somado é que nos tem feito tomar gols bobos.
Mas tá aí o Giba, e ele é pago exatamente pra isso (nós torcedores só podemos meter o bedelho e opinar): pra acertar nosso time. Portanto, vou deixar essa pra ele, mas temos de reconhecer que foram muitas as mudanças e acertar essa nova formação demanda certo tempo e um número de jogos até que as peças se encaixem. Naquela toada de que o Catarinense serve para observações, vamos analisar nosso time, nos precaver contra a iminente perda do Fernandinho, e olhar bem de perto nossos volantes - tudo com vista à Série C.

Tudo posto e resumido - a hora é de ir pra Floripa e tentar acertar esses problemas de posicionamento. Até um empate seria bom - mas a vitória poderia encaminhar uma ótima situação neste primeiro turno.
AVANTE, JEC (mas também seria bom acertar a cozinha)!

10 comentários:

  1. É hoje. Mi di du cé. Vai ser com "sangue, suor e com lágrimas". Farou.

    ResponderExcluir
  2. Avaí 0 x 3 JEC. Avaí em crise e JEC líder do turno!

    ResponderExcluir
  3. Acho que o PS tá sem ritmo de jogo...

    Será que o Silvio - que hoje comanda a base do JEC - não poderia encostar no PS e verificar o que há de errado com ele?? Silvio sempre foi um baita goleiro e não tem meias palavras.. .fala na cara qual o problema!

    Penso que o Jocinei (que tem feito belas partidas) deveria atuar um pouco mais recuado, sobre tudo para fazer a eventual cobertura na lateral esquerda, visto que nosso amigo fernandinho se empolga no ataque e deixa a posição desguarnecida.

    Pelo que percebi, o JEC está a procura de mais um bom zagueiro e de um lateral esquerdo de ofício (até porque em maio o fernandinho vaza com certeza).

    Gostei da atuação do Soller no último jogo (é meio que um Barrichelo, e mostra maior desempenho na chuva). E o Renan também entrou bem, e gostei principalmente da sua qualidade nos passes e inversão de jogo, etc.

    Para o jogo de hoje, se o JEC entrar focado e fechadinho no meio, e souber cadenciar jogo com bola nos pés, acho que teremos boas chances.

    Certeza que vão marcar forte o Ramon.. essa é uma preocupação!

    Lima desencanta na Ressacada hoje!

    EU ACREDITO !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Jequeano...
    Tem toda a razão em relação ao nosso setor defensivo, talvez seja isso realmente que esteja acontecendo.
    Lembra que fiz um comentário que precisariamos de um bom volante, do tipo que joga com a faca nos dentes.
    Nosso meio não esta passando aquela segurança toda, mais vamos esperar talvez falte entrosamento, o que vai acontecer naturalmente.
    Abraços RAFAEL.........

    ResponderExcluir
  5. Acho que se ganharmos hoje, e com uma provável vitória contra o Criciúma, terminaremos em primeiro, pois o FIG não vai ganhar os dois próximos jogos.
    Acho que com o PS realmente o que pega é só a falta de ritmo de jogo. Não é mau goleiro.
    Não há dúvida de que precisamos de um zagueiro bom (mas bom de verdade) e vamos ter que achar um LE, talvez até um outro lateral pela direita, pois estamos com problemas na saída de bola.
    Mas não adianta conjecturar demais, acho que pra Série C contrataremos uns 4 ou 5 jogadores (zag, laterais, volantes, e mais um avante (ou torcer pela recuperação do Chris).
    Ab, ST

    ResponderExcluir
  6. Pra série C bem que o JEC podia contratar o tal de Aloísio da Chapecoense...

    Queria ver uma dupla de ataque com Lima e Aloísio no JEC!! rsrsrs (sonhar não custa nada!)

    ResponderExcluir
  7. Encontrei o Chris num restaurante dias desses..

    Falei com ele, e ele me garantiu que até o ninal de Março já volta a trabalhar com bola.

    Acho que poderemos contar com ele para a série C.

    Sds Tricolores!!!

    ResponderExcluir
  8. É galera, mais um técnico medroso, tirar o Pantico e Dias para colocar Marcelinho(ate ae tudo bem) e Renato Santos, ai é demais, e convenhamos ta na hora do Tiago Soller sair deste time, vi a transmissao do PFC na Internet e os comentaristas chegaram a dizer que o soller tem medo da bola, decerto pensa que ela da choque só pode, o cara ruim, domingo contra os tigre banguela temos que mudar a forma de jogar e partir pra cima, sem dó nem piedade, e que essa forma de jogar seja repetida nos jogos fora da arena, o povo retranqueiro que aporta pros lados da Manchester Catarinense, Sds Tricolores e JEC 3x1 cri

    ResponderExcluir
  9. O Giba encarnou o LM light ointem, mas foi mais para um Belmont sem filtro. Mudar o time no intervalo??
    Paulo sergio e zaga, é só susto!
    Ramon tem que soltar mais a bola, foi muito fominha, e apanhou bastante. Poderia ter lançado algumas paro Lima.
    E digo mais, nosso sorte é que era o Hawaíi.

    ResponderExcluir
  10. Dácio, Enderson, comentei rapidamente sobre as inventadas do JÉBA no jogo de ontem. Grande Abraço, ST.

    ResponderExcluir