NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

9 de dez de 2009

COPA SC 2009 - UM PEQUENO PASSO PARA UM TIME...

Dentre as frases antológicas, e que sempre merecem ser citadas, lembro-me de Neil Armstrong, que ao pisar pela primeira vez na lua, disse que se tratava "de um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade".

Não posso querer comparar a nossa vitória na Copinha SC/2009 ao desembarque lunar, mas o fato é que sem um primeiro passo o JEC não iria a lugar nenhum, nosso clube nunca daria o grande salto que todos esperamos. E, nesse caso, começar já é boa parte da ação. Depois de dois anos, voltamos a existir no calendário nacional.

É até engraçado, mas o fato é que estamos de volta ao CAMPEONATO BRASILEIRO, ainda que na quarta divisão.

A Copinha não foi difícil. Um primeiro turno moleza, em que apenas perdemos o jogo fora para o Avaí B, garantindo a vaga para a eventual final, caso não ganhássemos o segundo turno.
O returno foi um pouco menos feliz, com a derrota para o Criciúma, o empate com o Figueirense B, ambos em fora, e o único resultado que realmente não podíamos ter - o empate em casa com o Metrô, por 0 a 0, e que deu o título ao time de Blumenau, obrigando-nos à final.

Pois bem, então repetimos a boa partida fora de casa que fizeramos no turno, vencendo por um a zero. No primeiro jogo da final vencemos, de novo, lá em Blumenau, agora por 2x0. Viemos para o último jogo, em casa, com a taça e a vaga para a D praticamente assegurada. Só uma catástrofe mudaria a história, até porque o ataque do Metrô é uma solene nulidade. A vitória por um a zero, em jogo que não acompanhei por motivos explicados em post anterior - Maracanã, Flamengo campeão brasileiro - foi o cumprimento dos objetivos. Não importava ser brilhante, era indispensável assegurar a vaga pois sem calendário esse time não poderia mais ficar.

Assim, garantimos calendário. Jogadores aprovados e que devem continuar no elenco, na minha opinião:
Goleiros: Fabiano (ótimo goleiro), o André é arriscado para a reserva. No jogo que vi este não esteve muito bem.
Zagueiros: Lacerda, Samuel e Duílio, razoáveis. Rogério Correa é uma incógnita (no site do JEC dizem que tem 30 anos, mas vive machucado e raramente entra nos jogos. Foi até campeão brasileiro da primeirona, pelo Atl-PR). Penso que é necessário mais um zagueiro de qualidade, para ser titular absoluto, podendo sobrar para algum dos que estão aqui. Em alguns jogos tomamos (vários) gols de bobeira. Num mata-mata pode não ter solução depois.
Laterais: Tesser e Elton bons, contudo aquele machuca bastante e esse não deve prosseguir, parece que volta ao Vitória. Rogério Souza é bom para compor o elenco. Enfim, precisamos nos preocupar com as laterais.
Meias: Gosto de Claudemir, William joga muito, Carlinhos Santos idem. Ricardinho é bom. Os outros volantes são garotos, para compor o elenco (Pedra e Douglas). Rafael Bittencourt e Martin ficaram devendo. Não há um grande organizador de jogo no JEC (e diga-se, em poucos clubes do Brasil). O Fernandes do Figueira me agrada muito, mas está estabelecido em Floripa e deve ganhar muito bem. Precisamos de um grande volante. O meio é um problema.
Atacantes. Lima e Chris, ótimos. Lino e Leandro Costa, boa opção para o segundo tempo. Aldair compõe bem o grupo, junto com Charles (quando se recuperarem completamente de suas lesões).
Técnico: gosto do Ramirez, tenho a impressão que joga pra ganhar também fora, o que é importante - quem não se lembra de dois anos atrás, quando ficamos mais de um ano sem ganhar fora de Joinville?

Em resumo, temos um grupo razoável, que fará um papel aceitável no Estadual. Acho que como está não ganha (e já não ganha desde 2001), tem que qualificar. Avaí e Figueira vêm fortes, a Chapecoense, com a vaga na C, também deve estar bem montada. Criciúma acho que vem mal, o resto é fraco e sem grana pra montar um time. Há quatro times, portanto, e entre os quatro temos o dever de ficar.

Para a série D TEM QUE QUALIFICAR - e bastante. Basta ver que muitos desses jogadores que aqui estão fracassaram junto com Marcílio e Brusque na série C desse ano, inclusive caindo pra série D.
É isso, o time da Copinha serviu para a Copinha, e classificar para a D. Não serve para a série D, embora muitos possam ser aproveitados - pelo que li n'A Notícia o Martinelli também acha isso (em 08.12.09, disse - segundo o Maceió - que precisa de cinco ou seis contratações, subindo os gastos com o time, ou seja, com jogadores mais qualificados).
Tem que chegar na D e subir já em 2010. Avante, JEC!

Nenhum comentário:

Postar um comentário