NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

4 de jan. de 2012

CAMPEONATO CATARINENSE 2012 - COMO SERÁ?

Pessoal de Chapecó vindo jogar o Praeirão no litoral!
O Praieirão-2012 já tem fórmula de disputa e tabela completa. De 22 de janeiro a 13 de maio estaremos envolvidos no Catarinão para, pasmem, em 19 de maio já fazermos nossa rentrée (ui!) na SÉRIE B (êita, porra!).
Teremos turno e returno de 9 rodadas, com pontos corridos. Depois, haverá um cruzamento semifinal com jogos de ida e volta, entre os campeões de turno e returno, além dos dois melhores times por índice técnico (ou três, se o mesmo time ganhar na ida e na frida). Os vencedores desses cruzamentos farão a final.
Como Atlético-HA, Metrô, Brusque, Marcílio Dias Camboriú farão figuração, restam 5 times para quatro vagas a esse quadrangular final. É claro que pode haver alguma surpresa num campeonato no máximo mediano, como o Catarinense, e o Marcílio Dias parece estar querendo fazer algo interessante (licenciou a imagem do Popeye para ser seu mascote, parece que quer se reestruturar). Vamos esperar, mas a lógica diz que JEC, Fig, Ava, Cha e Cri é que brigarão pelas quatro vagas para decidir o certame.

É óbvio que nosso nível de exigência com o JEC não será o mesmo do Estadual deste ano, em que entramos para apenas para não fazer feio (confira aqui o que escrevi antes do Catarinense deste 2011), e eu realmente não acreditava no título. Ficamos em 5º, menos do que queríamos, mas não muito mais do que merecíamos. 
Em 2012, não. TEMOS DE BRIGAR PELO TÍTULO

Eu quero MEDALHA!
Ano passado, em 18 jogos, o quarto colocado fez 27 pontos (o JEC também fez 27 e ficou em quinto). 
Só ganhando dos times fracos (em casa e fora) em 2012,  já são 30 pontos. Nada que não seja estar entre os quatro semifinalistas será um fracasso retumbante. E não há como acreditar em fracasso com o bom (e entrosado) time que temos.


O Avaí terá de refazer do rebaixamento, da rescisão com a LA Sports. Acho que terá um ano difícil. Mas com o Ovelha - que não é uma Brastemp, mas que se cacifou com o título pela bugrada -, e com alguns bons reforços que vieram da Chape (e do JEC), é, para mim, time que certamente estará entre os 4 semifinalistas.
A Chapecoense vem mais ou menos no mesmo nível de agora, e até mais fraca. Pensando bem, bem mais fraca. Contratou o ex-técnico do Cianorte (que vem tendo uns brilharecos), perdeu seus melhores jogadores, acho que é o mais fraco entre os cinco postulantes. É capaz até de aprontar um papelão (como fez no ano retrasado). 
O Criciúma e o Figueira são incógnitas. O "melhor time do Estreito" tem um orçamento muito superior a todos outros concorrentes, mas também acho que não vai se descabelar (financeiramente) no Catarinão, sob pena de gastar um dinheiro que lhe fará falta quando o bicho pegar, na Série A. Faz tempo que o Figueira não dá muita bola para o certame estadual.
O Tigre que lutava pelo acesso à Série A, nas últimas 7 ou 8 rodadas da Segundona só fez cagada, e também deve estar com uma certa crise de personalidade, não sabendo se mantém o time caro da Série B, ou dá uma aliviada no orçamento durante o Catarinão.
A ordem dos jogos do JEC é a seguinte, no turno (no returno, basta inverter os mandos de campo):


JEC x Camboriú (provavelmente) - embora não seja o mesmo time, tá na hora de devolver aqueles 5x0.
Marcílio x JEC
JEC x Figueirense
Atlético-IB x JEC
Metrô x JEC
JEC x Chapecoense
Criciúma x JEC
JEC x Avaí
Brusque x JEC
Nossa tabela está bastante boa. No turno, pegamos os concorrentes mais fortes em casa, salvo o Criciúma. Se continuarmos a jogar bem fora de casa, podemos precisar de uns poucos pontos contra Avaí, Figueira e Chapecoense para abiscoitar o primeiro turno.
No returno, pegamos os times mais fracos todos em casa, ou seja, quatro babas na Arena, além do Criciúma. Teremos 5 jogos em casa nesta fase, em vez de apenas 4, como será no turno.


Não me canso de ver os sites sobre nosso título! 
Esse é o da CBF!
Mais especulações sobre o certamente, só adiante, quando forem realizados jogos-treino, e os clubes efetivamente entrarem em campo. Por enquanto, especulações, e o JEC, por ora, nem sequer buscou repor os jogadores perdidos (Capixaba, Renato Santos, Jailton). Será que no início vamos de Aldair, Linno e Ramon, dando chances no banco pros jogadores da base, agora com o apoio do Gonzaga Miliolli, um conhecedor das divisões inferiores? Esperemos. 
AVANTE, JEC! AGORA EU QUERO O CANECO!

15 comentários:

  1. Fala Jequeano, tudo certinho, ao contrario de voce tenho duas semanas de férias e já estão acabando, dia 09/01 começo no batente, 30 dias de férias são pra poucos, hehehehehe.
    Sobre o Catarinão vou dizer a verdade pra galera, não to muito preocupado, mas como nossa equipe esta entrosada apesar das perdas, estar entre os quatro acho que dá(ui).
    E como o chefe da tribo do JEC disse que a $$$$ vai sair só depois de Março já me contento com um primeiro quadrimestre razoavel, a partir de Maio, ai sim, time acertado para nossa competição mais importante dos ultimos 7 anos.
    Se bem que o 13º Titulo Estadual não seria ruim, levantar esse caneco afirmaria nossa evolução de 2011 para 2012 e quem sabe no fim do ano uma posição confortavel na tabela da serie B, e o mais belo dos sonhos de todo Jequeano de verdade, a subida para a serie A, ai meu amigo, ninguem segura esse coelho.
    No mais, dia 22 todos na Arena mostrar nossa força, Sds Tricolores.

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia jequeano um feliz ano de 2012 para vc e sua familia,bom o nosso time vem bem entrosado para esse catarinão 2012,diferente do ano passado que tinha tiago soller,souza,fernando,diaz,e outros bichos mais no time titular,mais a minha grande aposta é entre JEC x avai na final,porque eu acho isso ? creio que o criciuma está contratando jogadores muito medianos como esse cntroavante anderson que começou no vasco e até hoje não disse porque é profissional e também jogador argentino é logico que bom não deve ser até porque jogador gringo quando é bom vai pra time grande como é o caso do conca e montillo,e o figueyra contratou um cara que vai tentar ser técnico de futebol é vai tentar porque nunca foi e nunca será técnico esse tal de branco,e acho que o figueyra não vai conseguir recuperar as peças que perdeu que eram todos titulares do time e a chapecoense vem bem mais fraca que o ano passado,é poriço que acredito no JEC x avai na final,porque não nos enganamos o avai vai vim forte nesse ano contratou muito bem,no mais um abraço a todos

    ResponderExcluir
  3. Nos últimos anos, a diretoria sempre anunciava que o estadual não era prioridade... Mas agora tem q ser diferente.

    Tá mais que na hora de recurperarmos a hegemonia no estadual... É hora de por fim a esse jejum (que o caduco Maceió, em sua coluna 05/01/2012, novamente insiste em dizer q é o mais longo da história do clube).

    Para a nossa torcida que sempre se gabou e cantou aos 4 ventos o fato de termos a melhor média catarinense de títulos por tempo de vida do clube, chega a ser frustrante passar uma década inteira sem o título estadual...

    E parabéns pelo Blog. Apesar de eu sempre passar por aki, essa é minha primeira participação.

    ResponderExcluir
  4. Dácio, também volto ao batente dia 09, mas o JEC merece algum comentário antes disso. Como eu escrevi, acho que ficar entre os 4 é obrigação.

    Como disse o Jorge (acho que comentas aqui pela primeira vez, continue aparecendo), nosso time é bem melhor que o de 2011 (quando ficamos em 5º), o Figueirense tá com arremedo de técnico - esqueci de dizer isto, bem lembrado, e o Criciúma ta realmente estranho. Se fosse apostar no concorrente mais forte, também colocaria o avaí.

    Tiago, valeu por ler - e agora comentar. Como estou na praia, não estou lendo ANotícia (mas segundo tua informação teve de ver na internet) - evito vários desgostos - como ler tal informação absurda, e expressões como atacantes com pernas com "o veneno das serpentes". Deixemos pra lá
    Temos que vencer o Estadual, acho que faz tempo que não entramos tão bem no campeonato.
    Ab, ST

    ResponderExcluir
  5. O catarinense é desanimador como qualquer outro estadual, excluindo o paulista.
    É uma mostra de clubes sem estrutura nenhuma contra grandes que odeiam jogar contra esses bostas.
    Acredito que o único objetivo válido no estadual é chegar à Copa do Brasil. Quando esse campeonato começa não vejo a hora de terminar. É muito ruim e só dá despesa.
    Deviam acabar e voltar com os regionais que eram muito mais competitivos e lucrativos.
    Os grandes não investem no estadual por que não vale a pena.

    Vamos ganhar Jec!! A vaga na copa do Brasil. O título é sobremesa.

    ResponderExcluir
  6. Concordo que a Chapecoense seja no papel a mais fraca das 5 que citou, mas dizer que ta mais fraca que ano passado é apenas sua opiniao creio eu, nós perdemos nossos principais jogadores no final do estadual do ano passado, nao no final serie C, Neilson Aelson e Mauro Ovelha foi um favor que o Avai fez pra nós em levar, a reformulaçao do grupo ficou evidente ja no returno da primeira fase da serie C do ano passado, todos os jogadores contratados ate agora e o proprio treinador sao desconhecidos, mas na verdade prefiro ate assim do que jogadores de renome que venham aqui pra encerrar carreira ou um treinador conhecido como Gelsom Silva, Leandro Machado, ou outro desse nivel, na real a Chapecoense ta mais uma vez fazendo aposta no catarinense tal qual fez ano passado, mas que como vc falou pode acabar como em 2010 sera uma incognita;
    Só pra encerrar, se fosse outro time e nao o Marcilio Dias que tivesse contratando do jeito que ta, eu tambem colocaria como favorito, mas é o Marcilio Dias, entao nao da pra dar muita bola;
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Bocão, se não fosse o jejum, eu até concordaria. Temos que jogar pra ganhar, e lembras que ano passado eu defendia tranquilamente o "só participar". Mas esse ano, embora tenhamos que conter despesas, já temos um time acertadinho, e pra mim, bem melhor que os times que perderam as últimas duas finais a que chegamos. É claro que não estou dizenod que se perdermos será o fim do mundo, mas que, no mínimo, temos que estar na final.

    Fabrício, é claro que meus prognósticos são meio no achômetro, mas, somem-se às saídas de Aelson e Neílson (esse eu queria no JEC), as de Cléverson e Aloísio. Ainda Grolli, Sagaz, mais a dispensa de uma meia dúzia (se não me engano, Medina, K. Gaúcho), o Dema não sei se já está recuperado, enfim, é quase um desmanche total. Acreditar no Neném é quase uma brincadeira. Por isso prevejo dificuldades para a Chape.
    Mas, numa coisa, estás certíssimo: contratar Gelson ou Leandro Machado (ou muitos outros desse naipe) seria um erro tremendo. Mais vale tentar algo diferente, ainda que seja do Cianorte, time acostumado a fazer figuração no Paraná. É time pequeno.
    Ab, St

    ResponderExcluir
  8. Realmente, "O VENENO MATADOR DA SERPENTE" é foda, da onde ele tirou isso...
    O Alagoano tá levando um troco legal das bandas do sul, hoje tinha até foto do dono do supermercado.

    ResponderExcluir
  9. Jean, isso - que o alagoano vomita - parece título de filme pornô. Eu não aguento mais. 43 anos e não vai embora. Por quê? Já passou a hora de vazar.
    A propósito, já pensei em falar da demissão do Fossile, pois acho que a demissão não é injusta, e diria mais, merecida. Acho que a agora Radio Clube, antiga Globo, piorou muito com a entrada do tal de Lúcio mauro neder, pelo menos no esporte ficou uma merda (salvo, é claro, a presença do mito e ídolo Reinaldo Baldessin, para quem sempre terei idolatria e respeito absoluto; quando o vejo na rua fico emocionado). Esse cara que manda na rádio agora, para mim, acabou com a informaçõa esportiva. Agora, só 1250, e de preferência, com o nosso querido corujito (quem se lembra do orelhudo que passava no desenho da She-Ra?). Com certeza o nosso orelhudo França lembra. Ab, mano véio (François). Teu último post lá no nossajoinville está ótimo.
    Ab, ST.

    ResponderExcluir
  10. Sei que nao tem nada a ver com o Jec, mas só pra constar Neilson creio que seja igual a Ronaldo Capixaba ai no Joinville, nao é unanimidade e se ficasse nao seria titular absoluto, Neilson teve seus meritos aqui, mas na minha opiniao ele é um centroavante esforçado que joga com raça,mas que nao faz gol;
    Ab Fabricio

    ResponderExcluir
  11. Sandrão - JOINVILLE6 de janeiro de 2012 às 16:45

    Jequeano e demais amigos do blog...

    "PROST NEUJAHR" a todos!!! hehehe ;)

    Tudo muito quieto pelas bandas da inácio bastos, mas isso até é bom. Trabalhar em silêncio e focado!

    Eu sempre achei que a Chapecoense contrata muito bem, porque consegue encontrar no mercado jogadores que os grandes clubes não conseguem. Aí começa o campeonato e a gente diz: "pô, queria o aloísio jogando no JEC ao lado do Lima", ou então "pô, esse tal de neílson se encaixaria bem no esquema do JEC", ou ainda "pô, esse Rodolfo é muito bom goleiro, porque que o JEC não consegue achar um cara assim".

    Ou seja, a Chape sempre usou o Catarinense como laboratório para as competições seguintes do seu calendário. Já contrata correto no início do ano, e faz poucos ajustes depois.

    Então, na minha opinião, a Chape sempre surpreende nas contratações e consegue montar um time com aquele perfil "brigador" que todos nós conhecemos.

    O Leão tá banguela e deve fazer mais ou menos como o JEC. Vai ficar com o que contratou até agora e deixar pra queimar dinheiro e cartuchos na série B.

    A briga pelo título do Catarinense esse ano será entre Figueira, JEC e Avaí (nessa ordem!).

    E corujito??? hahahahaha... só mesmo tu jequeano pra lembrares dos desenhos da She-Rá... kkkkkkkk

    Eu sou do tempo do Toppo Gigio!!! kkkkkkkkkkk

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Sandrão - JOINVILLE6 de janeiro de 2012 às 16:51

    Ô Jequeano...

    Falando em corujito... eu conheço um cara lá do beco do glória que quando era moleque, tinha um cabelão loiro que lembrava muito o cabelo do príncipe Adam... hahaha
    Não do He-Man porque ele nunca foi dos mais fortões.. kkkkk
    Se bem que a rapaziada insistia em chamá-lo de "xuxa"!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Putz... acho que esse meu comentário será facilmente censurado!!! Entreguei a rapadura toda de uma só vez!!! hahahaha

    ResponderExcluir
  13. Tiago Gabriel (Badoug) - Jequiano em Floripa6 de janeiro de 2012 às 17:58

    JEC NA EDIÇÃO DOS CAMPEÕES DA REVISTA PLACAR

    Alguém sabe se a Placar ainda publica aquela edição especial do Campeões??

    Eu tenho todos os posters do JEC campeão que a Placar publicou desde 1976...

    A partir de 1980, a Revista Placar passou a plublicar uma edição especial chamada Edição dos Campeões, que reunia os posters de todos os clubes campeões pelo Brasil. Antes, alguns posters vinham incluídos no meio de edições normais.

    Infelizmente, desde 2001, como torcedor do Tricolor, eu não tive mais motivos para comprar a Edição dos Campeões, pois o JEC não ganhava mais nenhum título de expressão (Título do Catarinense ou Nacional).

    Porém, agora, com a conquista da série C... eu estava super ansioso para comprar a Edição dos Campeões que traria o JEC.

    Mas até então eu não encontrei a Edição dos Campeões nas bancas de revistas... E consultando o site da Placar, encontrei o seguinte link:
    http://placar.abril.com.br/estaduais/gaucho/galeria-de-fotos/retrospectiva-2011-os-campeoes-pelo-brasil-2.html

    Nesse link, há fotos de todos os campeões estaduais, da Copa do Brasil, da Libertadores, e dos Brasielrios Série A e B...

    Não traz o Campeão Brasileiro Série C, no caso, o nosso glorioso Joinville Esporte Clube.

    Nas edições de 2000 e 2001 (que eu possuo e traz o nosso JECÃO) constam o campeões da série C. Nessa época não existia série D!

    Então, estou na dúvida...
    Será que a Placar ainda publica a Edição dos Campeões 2011?
    Depois de tanto tempo sem comprar, eu nem acompanhei mais as publicações.

    E se publicar, virá o JEC como campeão brasileiro série C?

    Acho que seria interessante mandarmos e-mails para a revista, pedindo a publicação do nosso JEC... Afinal, o título da Série C é muito mais importante que qualquer título estadual!

    ResponderExcluir
  14. Torço para que 2012 seja o ano da marcação de muitos golaços e tremendas vitórias do Jequeano e seus comentaristas. Não sei quem é ou foi o Corujito, mas espero que pelo menos ele não tenha o DNA dos que possuem certos venenos kkkk!Volta o catarinense, voltam aquelas arbitragens, repetem-se alguns novos velhos jogadores. Oh vida!, Oh Céus, Oh Mundo cruel.Isso não vai da certo Lippy.Abs. Wilson França.

    ResponderExcluir
  15. Eu torço para que este Campeonato Catarinense do 2012 seja ganhado pelo Avaí, mas, com sinceridade, eu acho que vai a ser o Figueirense quem ganhe.

    ResponderExcluir