NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

21 de out. de 2011

O ACESSO E SUA REPERCUSSÃO. E QUE VENHA O TÍTULO (ENTÃO VAMOS GANHAR DA CHAPE).

Ó o canhoto do ingresso do jogo do acesso!
Tô devendo um post decente sobre o acesso e suas implicações, porque o texto de terça-feira foi mais um relato pessoal da viagem, do dia do jogo, das emoções da conquista, tudo com muito cansaço, e com dificuldade de colocar as idéias em dia em razão do turbilhão de emoções. Temos de ir mais a fundo (ui!), e pensar no significado (prático) dessa conquista. Tento abaixo dizer algo mais relevante - já aviso que o texto ficou longo). Vocês certamente terão muito a acrescentar.

A LUTA PELO TÍTULO E O JOGO CONTRA A CHAPE!
Primeiramente, disse no post passado que se o título vier, tudo bem, se não vier, tá bom também. Não deixa de ser verdade, mas ouvindo Rei Artur e nossos jogadores (que querem o caneco), acho que podemos mais, e se podemos mais, eu também quero. Porra, se vamos ser felizes, que sejamos muito felizes. Vamos lutar por esse título!
Tudo começa por ganhar da Chapecoense. Acho que não teremos problemas, a não ser que entremos no jogo muito relaxados pela ascenção. O time do Oeste vem aqui de sangue-doce. Tanto faz, como tanto fez, salvo se esteja ainda condoído pelo empate lá em Chapecó e queira vir aqui carimbar a faixa, coisa em que não acredito. Até os blogs lá estão quietos, o "gol da chape" tá parado, o Badá falando que ontem já foram quatro dispensados, tem uns suspensos, a motivação (e o futebol) deve ser muito pouca para enfrentar o JECÃO CLASSIFICADÃO.

O ACESSO E SUAS IMPLICAÇÕES!
Quando terminada a competição, teremos de olhar as coisas de modo diferente, pois tudo muda com esse acesso. Começo pelo mais importante, a bufunfa.

O DINHEIRO:
Sócios e mensalidades: o Karpanno noticiou, no twitter, que somente na quarta-feira 53 novos sócios se juntaram a nós. Nesse ritmo, conquistaríamos uns 1000 novos sócios por mês, e começaríamos o Estadual com os sonhados DEZ MIL, objetivo que agora, penso eu, ficou até pequeno. Podemos mais. Haverá adesões pré-início do Catarinense, e prevejo um grande incremento às vésperas do início da Série B, ainda mais se formos campeões estaduais (em 2011 isso não era importante, agora é, e deve ser nosso objetivo; podemos mais).

A receita dos sócios vai subir muito. O Exmo. Sr. Presidente da República Jequeana, o sr. Márcio Vogelsanger já falou, segundo o Gabriel Fronzi, em ingressos a 50 reais ano que vem, logo,  a mensalidade mais barata vai subir pelo menos dos atuais R$35 para R$50. Ou seja, só aí um aumento de 40% na nossa mensalidade. Tá certo. Apenas peço encarecidamente que o JEC divulgue antecipadamente (e com boa antecedência) que isso vai ocorrer (no site, na imprensa) pois o dever de boa informação não acaba com o fim da Série C; no último aumento, embora pequeno, a torcida não foi informada. Só soube do aumento quando recebi o carnê com os novos valores.

Então, nessa nova perspectiva, imagino: se hoje temos 6500 sócios (aqui vou chutar: 5000 sócios arquibancada, 1400 sócios cadeira e 100 conselheiros), nossa arrecadação mensal subiria de respectivamente 175 mil/arq, 98 mil/cad e 30mil/conselho, para 250, 98 e 30 mil, ou seja, só aí passaríamos de 305 mil para mais ou menos 430 mil (250+140+40).
Se em vez de 6500 forem os tão sonhados 10 mil sócios (novo chute, 8 mil arquibancadas, 1900 cadeiras, 100 conselheiros, seriam 400+190+30), chegaríamos a uma receita mensal aproximada de 620 mil, com incremento de mais de 100% na arrecadação somente com os sócios.  Podemos mais, como se vê.

Os patrocinadores - na última vez que tratei do assunto rendiam cerca de 180 mil por mês. No mínimo, isso teria de dobrar, mas acho que pode ser até maior o incremento de receita. Quanto vale um patrocínio de Série B, com exposição no SporTV, na RedeTV, nos jornais locais e de fora de Joinville, gols sendo mostrados toda semana na Globo, Record, Sportv, ESPN?
Hoje temos dez patrocínios. O Clube terá de repensar se essa é a melhor estratégia - vários patrocínios pulverizados ou um grande e mais três ou quatro um pouco menores na camisa - e o que nos poderá dar mais rentabilidade.
Vamos ser otimistas? Dá pra chegar a uns 500 mil de patrocínio, porque... podemos mais.

Cotas de TV e economia com viagens e hospedagem: já escrevi sobre isso nesse post, e ali há o link para a ótima entrevista do Fábio Koff com o Juca Chatokfouri que é muito esclarecedora. Atualmente, são apenas 30 milhões por ano para todos os clubes da Série B, até 2016, ou seja, 1,5 milhão por ano para cada clube, e neste ano, parece que foi pago em oito cotas, ou seja, são pagas enquanto dura o campeonato. Em resumo, o clube ganha uns 200 "conto" por mês da TV. Em 2016 o contrato vai ser renegociado, em bases bem melhores, e aí vai haver um grande incremento de renda. É nossa obrigação, portanto, não cair até tal data, porque aí vem dinheiro grosso.
Some-se a esses duzentinhos (é pouco mas é nosso), o fim de gastos com viagem e hospedagem. Cada viagem custa de 50 a 100 mil, dependendo da distância. Temos aqui mais dinheiro porque temos aqui uma economia a que até este ano não fazíamos jus.

Ingressos: o Márcio disse que a capacidade da Arena é de 15 mil pessoas. Ou enchemos tudo de sócios - e aí a receita mensal seria de uns 900 mil, mas não haveria ingressos à venda; ou, se ficarmos aí pelos 10 mil haveria uns 5 mil ingressos para os não-sócios, com muita meia-entrada (50 e 25 reais). Por jogo daria mais uns 300 mil de renda líquida, dois jogos por mês, mais uns 500 ou 600 mil nos cofres.

Tô nessa foto, lá em cima, bem na direção da bola.
JOGADORES DE BOM NÍVEL:
Quão difícil foi montar um time bom como esse com hoje temos aí... Ano que vem (infelizmente ainda não dá para contar que nossos melhores jogadores ficarão), acabou aquela ladainha de que "ninguém quer jogar Série C", porque estamos na B. Só que também estes serão mais caros.

A TORCIDA E A CIDADE:
O clube reconquistou a cidade. Para mim, isso é inegável. Cinco mil pessoas para ver jogo em telão (houve algum telão, por exemplo, para assistir o Brasil na Copa do ano passado?), mais dois mil loucos às 3h para esperar o time, provam, para mim, que demos o passo mais importante para voltarmos não apenas a ser o Joinville Esporte Clube, mas o time da cidade de Joinville.
Vai aparecer nego de tudo quanto é quanto, querendo ir aos jogos, querendo patrocinar, querendo tirar uma lasquinha em ano político (sempre tem), querendo dizer que é JEC desde criancinha e viu JEC 0x5 Camboriuense, quando sequer sabe que houve esse jogo.
Mas tudo bem, porque não é só com seus sócios que um time fica grande, mas com o engajamento de toda uma comunidade, que a qualquer movimento que possa prejudicar nosso clube, reaja, não mais com aquela indiferença, mas o defendendo. E sejamos sinceros, precisamos do dindim desses também para nosso Clube ser cada vez maior.

A EXPOSIÇÃO DA MARCA:
Além da transmissão de jogos em TV aberta e de praticamente todos os jogos no Premiere da Sportv, em toda rodada, nossa marca JEC (e a de nossos patrocinadores) será exposta antes e depois dos jogos nos principais canais de televisão do Brasil. Há empresas especializadas em contar a exposição de uma marca na mídia - e que também mostrará o potencial de nossa valorização, e o clube passará a aparecer, 10, 20, 30 vezes mais (ou ainda mais do que isso) na televisão, em rede nacional, nos jornais impressos, etc. O JEC voltará a ser um time respeitado e com uma marca valorizada para "vender", o que, convenhamos, não acontecia até segunda-feira.

BLOG:
Para o blog, e tenho algum orgulho disso, será hora de mudanças. Mudar os links da Série C para os da Série B, aleluia! (farei isso quando o blog completar dois anos, em 13 de novembro), mais acessos, mais comentários, uma nova fase também para este espaço, embora de muito menos importância do que a nova fase do clube.
O blog começou sem nenhum acesso, e para terem noção, nos primeiros cem posts só 9 textos mereceram comentários, e um ou dois a cada texto. A primeira vez que houve mais de dez comentários em um post foi só no jogo contra o América-AM, ou seja, um ano depois de surgido este espaço. O "buteco" ficou muito mais legal com a participação dos leitores, alguns que já conheço pessoalmente, outros verei no churrasco do próximo domingo (e sobre o churrasco vejam o primeiro comentário abaixo), e muitos que ainda não vi, mas considero amigos tricolores.


DIFICULDADES: Nem tudo são flores. As dificuldades serão muitas, mas saberemos (a diretoria) superá-los. 

1. Arrecadaremos mais, mas gastaremos bem mais. Jogadores serão mais caros, comissão técnica (tomara que Arturzinho fique, mais vai querer um bom aumento - e merece) igualmente. Bichos, premiações, décimo-terceiro, etc, tudo custará mais caro.
2. Melhoria de acesso à Arena. Haverá bastante jogos noturnos - terças e sextas - e aí, à noite, tudo precisa funcionar ainda melhor do que durante o dia. Uma coisa é sair do Estádio às 17 h de domingo, outra às 23 horas de sexta-feira.
Mais catracas, melhor acesso, abertura da Francisco Gomes seria razoável, melhorias nos banheiros, mais saídas de emergência, etc. Se realmente queremos manter uma média próxima de 15 mil por jogo, há muito a realizar.
3. Arena - o prédio: sabem porque esse rolo todo com o CRB, que quase se fodeu na Série C?
- Por causa de uma "Arena" parecida com a nossa, num desses projetos "bonitinha, mas ordinária". De repente, apareceu uma promotora de justiça (assim mesmo, em minúsculas) por lá, botou banca, empombou, e interditou a Arena da Floresta. Vamos correr este risco (hoje verdadeiramente presente)?
Temos primeiro de lavar toda a Arena. Depois pintá-la. Isso só pra dar uma "garibada" já pro Estadual.
E remeto ao item anterior, se não tomarmos providências quanto à  segurança (há providências sérias pendentes e em análise na prefeitura), podemos ter de jogar fora de casa, e aí a merda tá feita. Sabemos como são as coisas aqui em SC. Pode jogar em Indaial, num estádio sem banheiro, mas na Arena sempre algum corno arranja encrenca.
Nem vou falar em ampliação do Estádio. Não é coisa que acontecerá em 2012 - salvo milagres, em os quais não acredito.
4. O futebol e adversários de maior nível. Só pra termos ideia, bateremos de frente com os maiores clubes do Nordeste, poderemos ter em nossa companhia Goiás, Atlético-PR, Ipatinga, quiçá Atlético-MG e Cruzeiro - esses com orçamento de Clube dos 13, além de vários clubes do interior de São Paulo (embora Lusa, Ponte e Americana possam subir pra A). Não é a mesma coisa que jogar com Operário, São José, Iraty, Chapecoense ou Brasil de Pelotas. O campeonato é bom, mas é foda.

Acho que é só um começo do que vai acontecer conosco e do que precisamos fazer. Este já é um post mais elaborado (e mais calmo, depois de toda a festa) sobre o que representa o acesso para o Clube e para a sua torcida. Como repeti várias vezes, podemos mais.
"Todos juntos somos fortes, somos flecha e somos arco, todos nós no mesmo barco, não há nada a temer"!
VAMOS, PORRA! AVANTE, JEC!

60 comentários:

  1. CAROS CONVIVAS PARA O CHURRASCO.

    CONFORME JÁ COMBINADO COM COM O FRANÇA, ELE VAI COMPRAR A CARNE E CERVEJA, E DEPOIS FAZEMOS O RACHID, PAGANDO PARA O WILSON.

    QUEM QUISER, SE PUDER (EVIDENTE QUE NÃO É OBRIGATÓRIO) PODE LEVAR UMA CESTA BÁSICA, QUE DOAREMOS PRO KARPANO E SEU LINDO NATAL SOLIDÁRIO.

    SEGUE O ENDEREÇO DO NOSSO, NOSSO, NOSSO: RUA URSA MAIOR, 172, ESQUINA COM LÚCIO CORREA, ALI NO GUANABARA.

    PARA CHEGAR, INDO PELA PONTE DA ARENA, ENTRA À DIREITA NA ROTATÓRIA, PEGANDO A GRACIOSA. SEGUE ATÉ A RUA NACAR, DOBRANDO À ESQUERDA, E ENTÃO ATÉ A VIDAL RAMOS, DOBRANDO À ESQUERDA NOVAMENTE. A PRIMEIRA RUA A ESQUERDA JÁ SERÁ A LÚCIO CORRÊA.

    PRA FACILITAR, BOTEI NO GUGLE MAPS, E O LINK COM UM MAPINHA ATÉ A CASA DO FRANÇA É ESSE AÍ ABAIXO. BASTA IMPRIMIR. PELO QUE O FRANÇA ME DISSE, À PARTIR DAS 11H30 JÁ DÁ PRA IR CHEGANDO.

    http://maps.google.com.br/maps?q=Rua+Ursa+Maior,+Joinville+-+Santa+Catarina&hl=pt-BR&ll=-26.319614,-48.826418&spn=0.02708,0.038409&sll=-14.239424,-53.186502&sspn=57.543823,78.662109&vpsrc=6&hnear=R.+Ursa+Maior+-+Guanabara,+Joinville+-+Santa+Catarina,+89207-600&t=m&z=15

    ResponderExcluir
  2. O loko, jequeano! Nesse exemplo do JEC 0 x 5 Camboriuense com relação à torcida, cheguei até a pensar que tava falando de mim (deu medo!), por causa do meu comentário com relação aos caras que só querem ir ao estádio quando tem jogo bom, e ainda ficam reclamando do time.
    Como havia colocado, não sei se estarei morando por aqui ano que vem, mas mesmo assim não vou deixar de acompanhar o time. Estou até pensando já no pay-per-view!
    E como é bom ver as coisas novamente voltando ao seu lugar, o JEC de volta à serie B, vai atrair mais público e renda, o time vai ficar ainda melhor! Como é bom ver esse time voltando a ser aquele time vitorioso que nunca devia ter deixado de ser.
    Se coloquei algum comentário aí que não foi a contento, ou possa ter soado como "oportunista", peço-lhe de antemão minhas desculpas, pois quem me conhece sabe que sou torcedor mesmo, e fico indignado mesmo com os corneteiros que só vão às finais. Lógico, nem todos podem ir aos jogos, têm muitos que não moram aqui e tudo mais...
    Mas vejo alguns exemplos aqui mesmo de torcedores de fora, e inclusive alguns amigos que vivem ligando e discutindo sobre o time, querendo saber detalhes...
    Acho que é isso aí.
    Às ordens,
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. André, de jeito nenhum foi uma referência a vc, pelo contrário, vc tava lá num dos momentos mais baixos de nossa história, ou melhor, no mais baixo, quando conseguimos a proeza de cair no Catarinense, e tomar goleada de time inexistente. Mas é que agora vai aparecer um monte de nego que chegou no último minuto e vai querer sentar na janelinha, como diria o Romário.
    Vimos tanta merda, e agora queremos o filé. Mas vai ter gente que nunca ralou a bunda na arquibancada e agora vai sentar no camarote, posando de benemérito do clube. Anota aí, vai ter muito papagaio de pirata.
    Abração.

    ResponderExcluir
  4. Show de bola, ri um monte lendo teu comentário...parabéns

    ResponderExcluir
  5. Nem me falem desse jogo (JEC 0 X 5 Camb), lembro que estava tão ruim, que eu fiquei sentado batendo papo com meu amigo Douglas, que é cantor lirico.
    Nosso assunto lembro bem, era a cultura do povo Europeu x Cultura do Brasil...hahahaha...mas estava la mesmo assim...

    ResponderExcluir
  6. Claudemir, acho que é a primeira vez que comentas por aqui, seja bem-vindo e não deixe de dar seus pitacos.

    Houve uma época (loooooonga), em que em dez minutos, no máximo, já estávamos perdendo o jogo (lembro muito de quanto o Pittol frangueiro era nosso arqueiro), e eu e meus amigos passávamos o jogo quase todo falando de outras coisas, porque o JEC dava dó.
    Ab, ST

    ResponderExcluir
  7. Jequeano, parabéns pela análise no post sobre o "ANO NOVO" que está vindo por aí. Estarei daqui a pouco na Arena vendo a nossa garotada entrando em ação pela Semifinal do Juvenil. Estarei de bermuda e camisa do JEC número 15 do Tiago Real, autografada e tudo mais kkk "relíquia" (daqui uns anos valerá uns 30 mil, como costumo brincar com meus clientes). Quem estiver por lá é só dar um alô, porque existe algo mais interessante do que falar do nosso JECÃO? Duvido!!

    ResponderExcluir
  8. Será que a arrecadação seria maior com associação a R$35,00 ou a R$50,00?

    Tem muita gente que preferirá comprar o pay per view e assistir em casa ou ir num bar que tenha ao invés de ir no estádio.
    Lembre-se, o pay per view passa jogos para Joinville sendo ou não o jogo na cidade.

    Tem é que melhorar muito o atendimento ao cliente (torcedor) para competir com o concorrente (TV).

    Quantas pessoas pagariam R$50,00 para ver um jogo de série B?
    Quantas pagariam R$30,00?
    Acho mais fácil colocar 14 mil a R$35,00 que 10 mil a R$50,00. Tudo bem, tem os custos fixos que representam mais com mais gente e o lucro não é proporcional.
    Se o Jec fosse dono dos bares da Arena, seria melhor pois ganharia bem mais com mais gente no campo.
    Só que com mais gente indo ao estádio, são mais clientes na Toca do Coelho.

    Sem contar que quase ninguém vai sozinho ao estádio. Tem de pagar ingressos para filhos, esposas e outros. Mais o custo do estacionamento (que também deveria ser do Jec) e por aí vai. Ficará inviável ir ao estádio. Com relação à isso, digo que ACHO QUE NÃO PODEMOS.

    Tem que fazer uma planilha de custo. Coisa da diretoria. Mas, ao meu ver, elitizar o público que vai ao estádio diminui o lucro do clube.

    Não é por que os outros clubes fazem assim que precisamos fazê-lo.

    Vejam o post do Juca que, independente de ser quem é, concordo com o escrito.
    http://blogdojuca.uol.com.br/2010/01/a-elitizacao-do-futebol/

    Será que é impossível ou inviável ter todas as classes sociais no estádio com segurança ou é simplesmente mais fácil, cômodo e demanda menos profissionalismo elitizar seu público através de majoração de preços?

    Olha, tem que se pensar muito sobre esse tema.

    E sobre dispensas e novas contratações, acho que talvez seja mais importante realizá-las no meio da diretoria o quanto antes para se preparar para o ano que vem. Tem gente que tem de sair e tem vaga pra gente competente.

    Agora, mais do que nunca: PROFISSIONALIZAÇÃO JÁ!!!

    ResponderExcluir
  9. Belo post Jequiano, e até domingo no churras e no jogo!!!

    Jean

    ResponderExcluir
  10. Bocão, ótima reflexão. Sem dúvida que a elitização é uma bosta, mas acho que o presidente vai subir o sócio mas também o ingresso, pra ficar com essa lógica de forçar a associação. É coisa pra diretoria pesar bem.

    Valeu, Jean, até domingo.

    ResponderExcluir
  11. Post longo.. comentário idem.. hehe

    Vamos lá então:

    - Penso que o JEC já deveria estar fazendo um trabalho mais forte para novos associados desde a semana passada. Aproveitar o bom momento da lua-de-mel entre o JEC e a cidade de Joinville.
    E nessa questão, eu (e boa parte de vocês!) não me incomodaria em pagar os 50,00/mês. Isso é preço de série B, tem que ser assim mesmo. No entanto, as questões levantadas pelo Bocão no comentário que fez são bastante relevantes. Cabe estudo a respeito!

    Sobre patrocínios, agora é o momento em que o JEC tem que saber negociar seus patrocínios (Fernando se ainda lês aqui... tá contigo meu filho); bem como explorar sua marca da forma mais rentável. Porém, sou a favor de sabermos reconhecer os patrocinadores que estiveram conosco nas horas de maior perrengue (vide Krona, só pra citar um exemplo). Mas é perfeitamente possível sim buscar os 500mil ao que o Jequeano se referiu.

    Sobre a Arena, todo mundo que frequenta sabe exatamente quais são os problemas. E o tempo para resolvê-los está a cada dia mais curto. Um bom começo já foi hj divulgado, com um sistema de som na sala de imprensa para as coletivas, etc. Esse é o caminho! Mas tem que pensar no povão também! A gente também merece esse cuidado. Não custa muito colocar uma empresa de limpeza trabalhando direto nos banheiros, por exemplo. Dá até pra barganhar por patrocínio com placas pela Arena, ou divulgação no sistema de som.
    A FELEJ também deveria ser mais parceira do JEC, fazendo concessões que possam trazer uma maior receita ao clube, como por exemplo os bares da Arena, como citou o Bocão. O JEC tem intenção de amplicar a toca do coelho, e já ouvi falar até em intenção de montar uma chopperia e restaurante lá na Arena. Já pensou? A gente saber que a cada chopp consumido iria estar ajudando o JEC também? E aí, os sócios teriam também alguns privilégios. Seria muito legal.

    Penso que tudo é uma questão de conversar e se ajustar. Ano que vem tem eleição, o que não podemos é deixar se aproveitarem do nosso JEC!!!

    E finalmente, a alegria da nossa cidade com o JEC. Que coisa linda. Só lembro disso nos gloriosos anos 80. Quanta saudade de voltar a sentir esse orgulho de vestir a camisa pelas ruas, sem nenhum mané tirando onda!
    A cidade voltou a se orgular do JEC. O feito do JEC devolveu uma auto estima ao joinvilense. Rompeu a barreira dos gramados e se tornou um fenômeno social, cultural e econômico; afinal, todo mundo está trabalhando mais feliz na última semana!

    EU QUERO SER CAMPEÃO DESSA PORRRRRAAAAA. Lembram que falei isso tempos atrás??? hehehe

    É JEC PORRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAA !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Fui um dos primeiros a comentar no JECMANIA. Era eu e o Enderson comentando e o Jequeano respondendo. Deserto total.

    Esse ingresso aí, Jequeano, é pra emoldurar e colocar na parede.

    ResponderExcluir
  13. Rolando jogo do juvenil e passando ao vivo no sou jec.

    ResponderExcluir
  14. http://globoesporte.globo.com/

    O Rei Artur na segunda aba das matérias em destaque do site.

    ResponderExcluir
  15. è... falando em acesso e sua repercussão.. essa matéria de capa de esportes na globo.com já fala por si só.

    Vai ser difícil segurar os talentos aqui!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns ao Arthurzinho pelo reconhecimento, todo grande profissional merece um lugar ao sol.
    Gostei quando o presidente falou que temos que manter os pés no chão, porém, acho válido um esforço para manter o Arturzinho, mesmo sabendo que com a visibilidade que esse grupo obteve teremos dificuldade em mante-lo.
    De qualquer forma da orgulho ver o JEC novamente na grande mídia.

    Jean

    ResponderExcluir
  17. vissibilidade com "SS" heheheh!!!

    Jean

    ResponderExcluir
  18. Grandes palavras Jequeano, como sempre. Dà gosto de ler o que vc escreve, fico esperando todo dia a nova matéria, parabéns. No domingo vou pagar minha promessa e vou me associar, mesmo morando em Curitiba. Quando for possível venho a Joinville para assistir aos jogos e quando não for acompanharei pela televisão. Mas o mais importante é poder contribuir com o tricolor e fazer dele o maior possível, o mais temido, o mais competitivo. Nâo irei ao churras no domingo, mas estsrei depois na Arena empurrando nossa maior paixão. Abraços a todos, Wanderlei Fodi, de Curitiba.

    ResponderExcluir
  19. No dia do acesso ouvi o Darci De Matos dando entrevista e dizendo que ele e Marco Tebaldi contribuíram bastante para esse acesso. Estou com um pouco de medo, pois se depender de nossa imprensa "que bobiá dão até a bunda pra essas sanguessugas” é capas dessas imundícias voltarem.
    Proponho que todos soltem uma sonora vaia, caso algum deles aparecer antes de qualquer jogo para dar discursos. Não podemos permitir que essa corja volte para dentro do JEC.

    ResponderExcluir
  20. Quem não tem o que fazer, e mesmo quem tem, tem de ler o que little artur falou. Confira em


    http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-c/noticia/2011/10/apos-acesso-arthurzinho-critica-repeticao-de-nomes-nos-times-da-elite.html

    Leonardo, tens meu apoio pra vaiar esses aproveitadores, embora o Darci tenha ajudado no 1,2 milhõa para o CT - não que isso o santifique. Agora, o Tebaldi é brincadeira, uma das páginas mais vergonhosas do JEC - a tentativa de compra da vaga - se deva ao nobre deputado. Para não destratá-lo, chamo-o de Excelência. Ab, ST

    ResponderExcluir
  21. Não sei se tem alguma coisa a ver com o post, mas eu tenho uma Idéia para o JEC ganhar carisma ou até mesmo sócios na nossa região metropolitana.
    Tenho um amigo meu que mora em SFS e ele ficou todo orgulhoso quando o JEC treinou na praia grande, hoje ele me ligou e perguntou como faria pra comprar uma camisa do JEC, e também me zuou dizendo que foi SFS que deu sorte para o tricolor.
    Se o JEC tirar um dia no mês para treinar em outra cidade, isso atrairia muitos simpatizantes, alguns ouvidos a mais nas nossas rádios mais acessos no site ou talvez alguns torcedores a mais na arena.
    Já pensou no orgulho que o pessoal de Campo Alegre sentiria se visse sua cidade aparecendo no globo esportes ou no ric esportes!
    È só o JEC ir e deixar a imprensa se encarregar do resto.
    Fica a sugestão pois agora onde o JEC for na cola vai um batalhão de cinegrafistas fotografos e etc...

    ResponderExcluir
  22. Sobre os reforços para a série B, acho que o melhor reforço seria manter este elenco e comissão técnica, que a meu ver fariam bonito na série B.

    ResponderExcluir
  23. É isso ai Guesser, mas acho que a diretoria pode usar os próprios jogos do JEC para procurar bons jogadores.
    Aqui na arena eu já vi alguns, Athos e Juninho do Brasil de Pelotas, Ferrugem do Brasiliense, fora outros que não me lembro.

    ResponderExcluir
  24. Cara, qualquer político se aproveita das situações. Se vangloriam da vitória alheia.

    Mas agora, sem ser partidário e tentando ser justo.
    O que o Darci fez de mal além de aparecer pra falar só na hora boa? E como o jequeano disse ele agilizou a grana pro CT.
    O que o Tebaldi fez? Fez a segunda parte da Arena só para se eleger e é o responsável pelo maior constrangimento e humilhação que o clube já passou.
    Logo após a classificação o Carlito disse que já estava trabalhando forte para conseguir mais apoio ao Jec.

    A verdade é que quando o menino tava todo sujo e maltrapilho ninguém era o pai. Agora que o menininho tá de banho tomado, cheiroso e passou de ano, todo mundo quer ser o pai. É o orgulho do velho!

    Também sugiro combatermos qualquer um que tente se aproveitar da situação, em sua maioria políticos!
    Pra começar, a maior vaia da Arena se aparecerem lá.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  25. É isso ai Bocão, não podemos deixar a politica voltar para dentro do JEC é vaias pra eles. úúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúuúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúú

    ResponderExcluir
  26. Excelente post. Estes dados são arbitrados, mas parecem ter coerência. Não acredito que o estadual seja tão importante assim, acredito que tudo dependerá dos patrocínios conseguidos até então.

    Um dado importante para festa de amanhã, não está confirmado, mas parece que até ontem às 12h, sócios + ingressos vendidos já totalizavam 17 mil. Vai ser um caldeirão.

    ResponderExcluir
  27. DR. JEQUEANO, MAIS UMA VEZ OBRIGADO POR TUDO DE BOM QUE ESTE BLOG NOS OFERECE, BOM ALMOÇO A TODOS , NOS ENCONTRAREMOS NA FESTA DA SUBIDA, QUEM SABE CONFECCIONAREMOS UMA CAMISA COMEMORATIVA. TE AMO TRICOLOR.........................

    ResponderExcluir
  28. Agradeço ao Jequeano pela consideração aos comentaristas do blog. Nao poderei comparecer ao churras, mas nao faltara oportunidade para cruzar os caminhos em prol do nosso tricolor.

    ResponderExcluir
  29. A última informação divulgada pela acessoria do JEC dão conta de que até o meio dia de hoje já foram vendidos 4 mil ingressos de forma antecipada. Meu irmão esteve na Toca do Coelho hoje pela manhã e disse que tinha segurança na porta da Loja, quando saiam 2 pessoas da Loja, entravam 2. Tava lotada, vendendo muita camisa da festa: SOU JEC, SOU SÉRIE B 2012 no valor de 70 reais.
    É amigos, o GIGANTE DO NORTE acordou depois de 7 anos dormindo. BORA SER CAMPEÃO JEC!!

    ResponderExcluir
  30. Uma sugestão a diretoria do JEC para o fim de ano (leia-se: Natal e Ano Novo). Porque não fazer um DVD especial do acesso do JEC e quem sabe o título da Série C. Venderia como água nesse fim de ano. Muitas dariam de presente de Natal. Já adianto que para mim seria um presente ideal para eu guardar pro resto da minha vida. EU VI O JEC SUBIR (OU QUEM SABE SER CAMPEÃO). O que vocês acham amigos? Não seria uma boa ideia?

    ResponderExcluir
  31. Douglas, já ouvi que estão fazendo o DVD. Ouvi o Fossile falar na rádio.
    E Douglas e Alisson, se já venderam 4 mil ingressos, vai lotar, porque o máximo que venderam antecipado nessa série C foi 2000.

    Sílvio, Jaime, abraço. Logo nos cruzamos por aí.

    Leonardo, essa ideia de treinar ás vezes fora de Joinville me parece muito boa. Uma vez por semana, dá pra ir até as cidades próximas.

    Guesser, o elenco dá pra manter uns 60 ou 70% e contratar cirurgicamente. Mas o custo vai subir bastante. Tem de dispensar já em dezembro os 5 ou 6 que nem treinam coletivamente, e ver outros que não servem. Ficar com uns 18 ou 19 e contratar uns 6 ou 7 bons. Mas acho que os grandes reforços só virão para a Série B.

    Ab, ST. E até amanhã, no churrasco ou no jogo.

    ResponderExcluir
  32. Wanderlei,

    também moro em Curitiba. Sou sócio do JEC e só não venho aos jogos quando não tem jeito. Podemos marcar para vir juntos. Economizamos no combustível e celebramos mais uma amizade. Se você conhecer mais gente da capital paranaense (tem meus dois genros, que de vez em quando eu obrigo, mas daí tenho que bancar as despesas... huahuahuahua), fazemos uma "caravana de um" ou dois carros. Vai ter jogo pra caramba pra ver no ano que vem. Entre estadual e série B serão no mínimo 30. E nós ainda poderemos ver um (Paraná) ou dois (mais o Atlético) por lá mesmo.

    ResponderExcluir
  33. Sobre políticos

    Enquanto estiverem ajudando, mesmo que sua intenção seja prioritariamente aparecer através da ajuda que conseguem, são educadamente bem-vindos. No momento em que passam a se sentir donos do time, o negócio é escorraçá-los na primeira hora.

    Não custa repetir que o Tem baldes (cheios, e sabe-se lá de quê) submeteu o clubee a cidade a um dos maiores constrangimentos de suas histórias. Nem preciso repetir qual foi, certo? A esse forasteiro gremista e oportunista sequer deveria ser permitido assistir a jogos do JEC.

    Para se ter uma idéia, ouvi uma fofoca (não confirmo por não poder checar) de que ele estava pronto para desembarcar em outro clube da cidade, já que seu espaço no JEC desapareceu. Foi devidamente impedido por outra manobra. Mas isso é outra história. E mostra que o seu interesse em futebol é zero. Quer faturar politicamente e ponto final.

    Que fique longe. Inclusive da Arena, se possível.

    ResponderExcluir
  34. Jequeano,

    parabéns pela lucidez do post. As linhas gerais do que precisa ser feito para 2012 estão todas ali. E os números estão muito bem estimados. Pelo jeito o livro está sendo sorvido em generosas doses... hehehehe

    Mem palpite é de um orçamento em torno de R$ 1,2 milhões mensais para manter o time bem na foto na série B. Eu contava com uma participação maior da TV. Deverá haver outras fontes para se chegar lá.

    Não conto com briga para o acesso à série A, mas não me surpreenderei se acontecer. Desde que o trabalho continue no mesmo diapasão e as mazelas que desapareceram (ou estão bem escondidas) com a chegada do Arturzinho não retornem. Para evitar sua volta, uma boa seção de análise do que houve em 2011 será fundamental para o sucesso da empreitada para o ano que vem. A pergunta mais importante a ser respondida: o que mudou com a chegada do Arturzinho? Com as respostas a essa questão, vai ser mais fácil repetir a fórmula vencedora.

    No mais, com um orçamento desse tamanho, não há dúvida de que, mais do que nunca, o bordão "PROFISSIONALIZAÇÃO JÁ!" tem que estar na cabeça de todos.

    ResponderExcluir
  35. Leonardo,

    em um post antigo (http://jecmania.blogspot.com/2011/02/o-jec-acha-que-tem-mas-na-verdade-nao.html) fiz algumas divagações em torno do número de sócios que o JEC pode conseguir em Joinville e cidades vizinhas.

    Em relação a isso, é muito interessante a tua informação sobre teu amigo francisquense. Um plano de levar o JEC para cidades vizinhas tem que ser estudado com bastante carinho. A região metropolitana Norte/Nordeste de SC é muito extensa e praticamente não há conurbação com Joinville. Só Araquari se encaixa nesse conceito. Dessa forma, a exposição do time em outras cidades (SFS, Barra Velha, Guraramirim, Araquari, SBS, Rio Negrinho) pode ter um efeito positivo para buscar mais torcedores (sócios).

    Muitos de vocês não vão lembrar (ou nem teriam como saber), mas quando o JEC disputava a divisão principal do futebol brasileiro muita gente ia ao Ernestão par assistir aos jogos. Um bom plano de marketing nesta direção pode resgatar essa torcida. O caso mais complicado talvez seja Jaraguá do Sul. O segundo município mais populoso da região tem rixa antiga com Joinville, aumentada pors confrontos relativamente recentes do futebol de salão.

    Com a palavra os marketeiros do clube.

    (MAIS) PROFISSIONALIZAÇÃO JÁ!!!

    ResponderExcluir
  36. Quase encerrando o ano, e as minhas previsões estão acabando, meus filhos, mas aí vai:

    Joinville 3 x 0 Chapecoense
    Brasiliense 1 x 2 Ipatinga

    ResponderExcluir
  37. Quem conhece a história do futebol sabe que as duas maiores torcidas do Brasil, Flamengo e Corinthians, não têm esse tamanho todo à toa.
    Nos anos 50, 60 e 70 faziam excursões pelos 5 cantos do país, muito mais que outros clubes de Rio e São Paulo, e por isso uma multidão torce para eles hoje. Ganhariam simpatia do povão.
    Sinceramente, acho que seria muito bom para o clube se realizasse uns dois ou três jogos do catarinense ou brasileirão em Jaraguá do Sul.
    Perde talvez um pouco em renda mas ganha no longo prazo com o público dessa região.
    O Santos faz jogos em São Paulo capital várias vezes para poder manter sua torcida na capital.

    Qual a opinião de vocês?

    Abraço!

    VAMOS SER CAMPEÕES, JEC!!!!!

    ResponderExcluir
  38. HAHAHAHA 5 cantos. devo tá achando que o país é um pentágono!! Foda-se. hehehehehehe

    ResponderExcluir
  39. Esse vídeo eu ainda não tinha visto.
    Acho que é o melhor até agora sobre o acesso.

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_4cYCPLTaP4

    ResponderExcluir
  40. Bocão,

    você está certo. É preciso um plano de marketing que contemple a tal da RM Norte/Nordeste de SC. Diferentemente de outras RMs do estado, as distâncias são grandes e a influência que uma cidade pode ter acaba sendo relativizada. Além disso, podemos subdividí-la em 4:

    1) Joinville
    São Francisco do Sul
    Araquari
    Barra Velha
    Itapoá
    Garuva
    Balneário Barra do Sul
    São João do Itaperiú

    População: 646 mil

    2) Jaraguá do Sul
    Guaramirim
    Schroeder
    Massaranduba
    Corupá

    População: 222 mil

    3) São Bento do Sul
    Rio Negrinho
    Campo Alegre

    População: 126 mil

    4) Mafra
    Itaiópolis
    Papanduva
    Monte Castelo

    População: 100 mil

    Entendo que a região centralizada em Joinville é de obrigação. Tem que trabalhar para que o JEC seja o time de preferência da maioria.

    A região que tem como polo Jaraguá do Sul, como citei antes, é a mais complicada. A cidade já exerce grande influência sobre os vizinhos e existe rixa.

    São Bento do Sul e seus vizinhos já são bastante influenciados por Curitiba. Mas essa era uma das regiões de onde vinham muitos torcedores para assistir aos jogos do JEC no nacional, na década de 80. Como a distância é um pouco maior e tem a serra dona Francisca no caminho, é um desafio um pouco maior.

    A região de Mafra é a mais distante e também onde a influência de Joinville é menor. Por estarem "grudados" no PR, sofrem mais ainda a influência da maior cidade do sul. Também têm bastante ligação com Florianópolis.

    Agumas dificuldades que precisam ser bem estudadas:

    > infra-estrutura: além do João Marcatto, não creio que haja estádios em condições para receber jogos, seja do estadual, seja da série B.

    > torcida: principalmente em Jaraguá, vai haver torcida para o outro time, independemtemente de qual seja. A possibilidade de confronto existe e isso pode gerar confrontos que trarão uma imagem negativa.

    ResponderExcluir
  41. Pessoal,

    Esta semana estava muito corrido, mal consegui ler os comentários, só no post anterior foram uns 80 comentários...muita coisa.
    No dia do acesso do Jec, não consegui assistir o jogo, minha mulher foi para maternidade, estva grávida de 7 meses, mas foi alarme falso, ufa!
    Sai da maternidade já era maias de 22:00hrs, mas não tem problema, com o Jec na "B" tudo é válido.
    Concordo com muita coisa do que foi dito sobre os novos investimentos que teremos que buscar para o próximo ano, desde novos patrocinadores até melhorar o gramado da arena, esta horrível!
    No mais desejo a todos um ótimo churrasco, infelizmente não poderei participar, tenho um outro churrasco familiar, mas oportunidade de conhecer todos os tricolores não vai faltar.
    Abraços a todos os tricolores!
    JEC, É SÉRIE BBBBBBBBBB!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  42. Po, os caras tão tudo tomando cachaça ainda! kkkk

    ResponderExcluir
  43. Brasiliense desde criancinha amanhã. Dá-lhe, dá-lhe Jacaré!

    ResponderExcluir
  44. Que jogo foi esse!!!!!!!! Quem tem problema cardiaco e não morreu, não morre mais!!!
    LIMATADOR, esse cara é iluminado, não canso de falar que ele tem estrela, é o CARA...
    To feliz demais, agora é rumo ao título da série C.
    ST,

    ResponderExcluir
  45. A ressaca deve ta grande heim. kkkkkk. Jequeano nem deve ter chegado em casa ainda.

    ResponderExcluir
  46. Douglas, tô sossegado. Cuidando de meu filho, daí fica mais difícil escrever, ele fica aqui por perto.

    Agora à tarde quero ver se acompanho a TV jacaré.

    O Lima é o demonho, ops, ele é evangélico, então ele é um "anjo".

    Até o Maximus Meridius pegou um pênalti. quando a fase é boa...
    Ab, ST

    ResponderExcluir
  47. Jequeano. Tive o prazer de conhecer ontem pessoalmente os amigos Mário Nascimento e o Bocão no fim do jogaço.

    ResponderExcluir
  48. Foi bacana o encontro entre alguns participantes deste blog na casa do amigo Wilson França ontem no almoço,valeu conhecer algumas figuras participantes deste espaço...Abraços a todos e da-lhe JEC !!!


    Abraços
    Ivan Lenzi

    ResponderExcluir
  49. Tomei 30 litros de água.
    Que ressaca!

    2X0 cândangos, quase na final.

    Jec campeão brasileiro

    ResponderExcluir
  50. Um Joinvilense feliz!

    JEC classificado (faz tempo...), churrasco para conhecer a turma e começar a desfrutar de novas amizades, assistir a mais uma vitória do JEC ao lado da turma.

    E agora o grande Jacaré, que estava banguela, está mostrando os dentes. 2 a 0 no Ih...Catinga. Parece que o time mineiro não está conseguindo reagir.

    JEC QUASE na final!

    E até o Caxias ganhou ontem!

    ResponderExcluir
  51. Xau pro Icatinga!!!!

    Jec rumo ao título!!!

    O problema é se a decisão será nesse ano ainda... hehehehe

    ResponderExcluir
  52. Classificado com antecedência na primeira fase, na série B com antecedência e na final também!!!
    Esse time é uma máquina!!!!

    ResponderExcluir
  53. Acredito ser o CRB..esta com 7 pontos e joga em casa com o Luverdense.

    ResponderExcluir
  54. Dai Jequeano, preparado pra viajar pro Nordeste?

    ResponderExcluir
  55. Leiam o último comentário do post anterior. Premonitório!!! hehehe Só não esperava a goleada. O empate já servia.

    JEC_ARÉ 4 x 1 Ipatinga

    Não significa muito, mas um empate lá dá ao JEC a melhor campanha da série C. E poderia estar invicto, mas o Argel (self)Fucks fez o serviço com o Caxias. Não faz mal.

    Agora é só esperar desenrolar o outro grupo, ganhar também as finais e comemorar o primeiro título nacional da história do clube.

    JEC SÉRIE B 2012! JÁ ESTAMOS LÁ!
    JEC CAMPEÃO SÉRIE C 2011! ESTAMOS QUASE LÁ! EU QUERO!!!

    ResponderExcluir
  56. Já não bastava toda a emoção do jogo de ontem e hoje ela é reanimada com esse resultado. Nossa senhora das nações unidas!

    ResponderExcluir
  57. Será que o Sérgio tem algo a dizer?

    ResponderExcluir
  58. Edson Parana , Fpolis (vão pro inferno manezada do caralho).24 de outubro de 2011 às 20:09

    Ae galera TRICOLOR que engraxaram o bigode ontem (23/10) na casa do amigo França. Obrigado pelas novas amizades que ali foram feitas e digo que foi uma tremenda satisfação conhecer alguns dos figuras que postam comentarios nesse blog. Logo depois a alegria se completou com a vitória do NOSSO GLORIOSO TRICOLOR. Porem hj com a vitoria do jacaré amarelo (o JEC hj foi meu segundo time) a emoção chegou perto aquela do dia do acesso. É JEC NA FINAL É JEC NA FINAL É JEC NA FINAL É JEC LEVANDO O TITULO É JEC LEVANDO O TITULO É JEC LEVANDO O TITULO. Já disse e repito: ESSA CAMPANHA TA ME CHEIRANDO BEM. JEC RUMO AO TITULO DA SÉRIE c 2011 ST.

    ResponderExcluir
  59. não dá pra acreditar, JEC CAMPEÃO SÉRIE C.não da va agora RUMO A DUBAI. TE AMO TRICOLOR.

    ResponderExcluir
  60. Baita dia o de ontem. Uma turma da pesada, uma festa antes, durante e depois do jogo.
    Não sei se vou à final, vai depender de quando (e quanto) vai ser o jogo.
    Já escrevi um novo post sobre o jogo de ontem, nosso churrasco, e a final.
    Ab, St

    ResponderExcluir