NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

3 de fev. de 2010

A "VELHA COQUELUCHE" DE SEMPRE


Janeiro foi um mês tranqüilo. Até esquecera de que um dos objetivos deste blog era tratar também de como a imprensa cobre o JEC, costumeiramente muito mal.
Mas eis que surge fevereiro, e a vida retoma seu curso normal, ao menos nas páginas de "A Notícia". O "mestre" Joel do Nascimento voltou. 40 anos e não cansa.
Todavia, quando abro o jornal, parece que a coluna de hoje é igual a de dezembro, igual a de 2008, ou a de 1900 e guaraná com rolha. Talvez os leitores estejam cansados.
A palavra "coqueluche" - primeira manchete da coluna de ontem do jornal, significa doença caracterizada por acessos violentos de tosse espasmódica, de tosse violenta, e tem uso figurado significando moda, mania, entusiasmo momentâneo.
Parece-me, no entanto, que a própria palavra saiu de moda, e talvez mesmo o tal colunista. Palavras como aquela que dá título ao post, ou "baluarte" ou "latente", "linhagem", comuns no texto "joelino" parecem estar no texto apenas como pastiche daquilo que escrevia Armando Nogueira, por si só, um texto já enfeitado demais. O texto esportivo deve ser escrito para quem o lê, e não para mero prazer de quem o escreve.
Quem lê o jornal sou eu, é o torcedor da arquibancada, o integrante da União Tricolor, da Independente, o trabalhador, que quer é saber como vai o JEC, e não ler um tratado estilístico.
Simpatizo muito mais com o Edenilson Leandro, aparentemente muito mais ligado no que acontece no dia-a-dia do esporte. A seriedade e afinco com que trata o esporte amador de Joinville, os fatos da primeirona, deveria servir de parâmetro para toda a imprensa de joinville. Ouço programas de rádio e os apresentadores ou fazem piadas entre si, ou atendem telefonemas sem qualquer propósito. Falar do JEC é acessório, quando deveria ser principal. Ser menos opinativo e mais informativo é algo que penso saudável para nossa "crônica esportiva".
Avante, JEC!

Nenhum comentário:

Postar um comentário