NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

9 de jan. de 2012

AI, QUE PREGUIÇA! MAS O CATARINÃO ESTÁ AÍ!

Or in the next 13 days.
Eu voltei, definitivamente. Voltei pro trampo, pro blog, pro JEC, pro JECMANIA. Só falta meu cachorro me sorrir latindo. Começou 2012, embora a preguiça ainda seja crônica. Pelos poucos comentários e acessos, vejo que não sou só eu.
Acontece que não chega nunca o dia 22, para que vejamos nosso time contra o Camboriú. E depois disso, em dez dias, já teremos chegado ao fim de 4 rodadas (Camboriu (C), Marcílio (F), Fig (C) e Atl-IB (F), ou seja, em curto espaço de tempo já poderemos pesar mais ou menos bem como estará o campeonato. Já haverá times com 3 ou 4 derrotas, que desde logo se concentrarão na luta contra o descenso, e quatro o cinco times já lá com 8 ou 9 pontos, brigando pelas vagas - numa toada que dificilmente será alterada. Precisamos estar nesse último pelotão. 
Prevejo vitória tranqüila (malgrado seja estréia) contra o Camboriú, vitória difícil contra o Figueirense, e nos dois jogos fora, acho que faremos pelo menos 3 ou 4 pontos. Dá pra chegar na quarta rodada com 10 pontos, liderando o campeonato (acho a tabela dos principais adversários pior do que a nossa nesse início). Essa primeira metade do turno é mais fácil que a segunda metade, e por isso precisamos largar bem (o que quase sempre fazemos). Na quinta rodada vem o Metrô (F) - também dá pra ganhar, depois CHA (C), CRI (F), AVA (C), BRU (F). Se fizermos mais uns 10 pontos nesses jogos, dá pra vencer o turno (talvez sejam necessários mais alguns pontos, mas esse é meu chute).
Ano passado, jogando mal, com um time ruim (ou pelo menos, bem pior do que esse, fizemos 13 pontos no turno e 14 no returno, com um aproveitamento pífio de 50%, isso contra uma porrada de timecos),  ainda assim nos classificamos para as semifinais de ambos os turnos - e se tivéssemos vencido aquele JEC 1x4 Metrô, teríamos chegado na frente no primeiro turno com 17 pontos e jogaríamos as decisões em casa, e pelo empate. Como se dizia por aí, só com o Ivan já teríamos ido muito melhor no certame, porque o Paulo Sérgio e o Max (principalmente este) não deram conta do recado.  
Vejam só nossa escalação de há um ano (cruzes!) - na estreia contra o Brusque: Paulo Sérgio; Daniel, Souza, Renato Santos e Eduardo; Tiago Soller, Dias, Ramon e Jocinei (Marcelinho); Marcelo Silva (Edinho) e Pantico (Aldair).
Estamos melhores em pelo menos 8 posições (Ivan, Pedro Paulo, Fabiano Silva, Badé, Glaydson, Ricardinho, Lima e Aldair/Rangel), exatamente naquelas em que não continuaram os jogadores (Eduardo e Ramon continuam), e uma estamos em pé de igualdade - Renato Santos por Linno na outra mudança. Não dá pra não ser otimista. Esse time de 2012 venceria facilmente o de 2011. 
É claro que não sei se jogaremos no nível em que estávamos em dezembro já de cara, mas qualquer coisa parecida com aquilo será suficiente para que vençamos pelo menos um turno, acho eu. É de se ressalvar (para que não soem as cornetas já daqui a 10 dias) que nosso time cresceu muito na segunda fase da Série C, a primeira fase foi bem mais difícil (nosso time estava crescendo, ainda), e pode ser que só vejamos o JEC de novo jogando muito lá no returno, e se tudo correr bem, chegando na final do Catarinão na ponta dos cascos, e aí, prontos para brigar pelo título e já prontos para a Série B (com alguns reforços pontuais), que começará uma semana depois.
A pré-temporada está me parecendo muito bem pensada. Mesmo esquema da reta final da Série C, com treinos em período integral, descanso no hotel, para já chegarmos fisicamente acima de alguns adversários, e para que o entrosamento com que fechamos o ano já reapareça parcialmente no início do torneio. Reverson Pimentel sempre parece saber o que faz. Nosso time chega inteiro, porque tivemos aquela folga antes da final, e mais essas férias longas. Não tem ninguém quebrado, ninguém bichado; nossos jogadores já se conhecem e o grupo não tem rusgas; estão todos adaptados ao clube e à cidade, e têm o incentivo da torcida. Acho que vai dar certo. AVANTE, JEC!

8 comentários:

  1. Não é a toa que o próprio ex-técnico Arthurzinho rasgava elogios ao trabalho do Reverson Pimentel.
    Ele dizia que esse profissional é um dos melhores que ele já teve na comissão técnica ao lado dele.
    Bom pra nós.. .hehe
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Feliz 2012 à galera do blog. Que todos tenham um excelente ano.

    Em relação ao Reverson Pimentel, concordo com o Jequeano. O cara está sempre seguro, domina o que faz e isso é muito importante para o trabalho da equipe. Ano passado ele teve um papel importante no acesso. A partir da segunda fase, o time estava tinindo, no auge da preparação física. Este ano ele deve acertar de novo.

    Já colocaram as redes novas na ARENA. Redes tricolores. Quem quiser ver, tem lá no NASCEU CAMPEÃO.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Jequeano. Não tem como dar errado, JEC vai nadar de braçada no primeiro turno do Estadual. Isso é inevitável! Pode acontecer derrotas? Pode! Teremos dificuldades? Óbvio que sim! Mais estamos com mais entrosamento que os demais. Todos os outros começam muito atrás de nós em todos os quesitos.
    Agora lá vai a primeira crítica de 2012. O jogo treino de amanhã contra o Timeco paranaense será com portões fechados no CT. Isso é uma sacanagem com o torcedor do JEC que está sedento por um joguinho de futebol. Faça em algum lugar que o torcedor possa ir. Tupy, América, e tantos outros campos em JOinville existem para realizar esse jogo treino. O JEC com sua velha mania de jogar contra o seu torcedor. Sacanagem mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Tudo isso por causa dos marginais do Marcílio Dias. Vivem aprontando naquele chiqueiro deles.

    ResponderExcluir
  5. Depois da primeira crítica, vem o primeiro elogio a diretoria. O jogo treino que estava marcado para o CT com portões fechados foi transferido para o Estadio da Tupy com portões ABERTOS ao torcedor FANÁTICO do JEC. Choveu de mensagens revoltadas com a atitude de não permitir a presença do torcedor ao jogo treino e a diretoria teve humildade para aceitar a revindicação do seu torcedor FANÁTICO e mudou o local do confronto. Aí sim, atitude de pessoas que se preocupam com o crescimento do clube em todos os sentidos. Time grande trabalha dessa forma, consulta o torcedor e toma decisões em cima dela. É claro que nesse tipo de situação que é mais simples de resolver.

    ResponderExcluir
  6. Parece que jailton tá querendo mesmo é voltar para o JEC. http://nossajoinville.com.br/doislances/2012/01/10/jailton-voltando/

    ResponderExcluir
  7. Leonardo, parece que o empresário tá querendo coisa demais: luvas, novos salários, etc. Não sei se traria, porque como todos sabemos, ele não faz gols. Depende do preço.

    Douglas, é isso mesmo. Ainda bem que tiveram o bom-senso e vão fazer o jogo na Tupy. Melhor que fosse às 18h, daí dava pra ir ver. No meio da tarde, infelizmente, tenho de trabalhar.

    A rede da Arena ficou bonita, só falta o JEC balançar.

    ResponderExcluir