NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

5 de set. de 2011

NOVA SEÇÃO NO BLOG: O COMENTARISTA MANDA! INCENTIVO DA TORCIDA.

Desde que no dia 13.11.09 iniciei este blog - que inicialmente era para ser um escrito a oito  mãos (mas tal objetivo não se concretizou pois os co-autores Frank, Alceu e Luis não escreveram) e para falar mal da impensa, e eu o toco sozinho, sob pseudônimo desde então, e é a primeira vez que abro espaço para, não nos comentários, mas no corpo do texto, colocar palavras que não são minhas (mas indiretamente o são), e sim de Mário Nascimento, jequeano de quatro costados, conhecedor do futebol e uma pessoa espetacular, que conheci por intermédio do blog, no Shawarma (sei lá se esta porra se escreve assim) tomando uma Brahma e batendo um papo, e que em suas palavras representa toda a esperança, o amor, o fervor, enfim, o que é torcer para esse time que a cada domingo nos leva a todos ao estádio. Seguem as palavras de Mário (que confessa que não sabe se o time lê o blog, mas eu sei que Ivan, o Terrível lê), que faço minhas - embora as dele com mais talento:

" Não sei se o pessoal do time costuma ler o blog. Espero que sim, pois quero usar esse espaço para mandar um recado para eles.
Rapaziada, o JEC acostumou muito mal o seu torcedor. América e Caxias eram máquinas enferrujadas e ninguém via em qualquer um deles potencial para ser campeão estadual. Lembro bem do primeiro jogo, contra o Vasco de Roberto Dinamite e Zé Mário. Só o que se ouvia era que seria uma goleada retumbante. Foi 1 a 1, com o JEC marcando antes. Um bom sinal...
Praticamente sem investimento em novos jogadores, mas contando com uma força impressionante que vinha das arquibancadas, o time foi campeão catarinense logo de cara, derrubando os "poderosos" da ilha, que dominaram os 4 campeonatos anteriores. Pouco depois, enfileirou 8 títulos estaduais e participou com sucesso de competições nacionais. Daí é natural que o torcedor se torne enjoado, né?
Mas ao mesmo tempo se transforma em um apaixonado. Depois foram muitas decepções e o comportamento que se vê hoje é um reflexo de tantos anos de desacertos, com muitas quedas e quase nenhum título. O apaixonado e enjoado acaba tendo muito de corneta. A moçada cobra mesmo.
Não vou aqui criticar a cornetagem porque não adianta. Ela faz parte da torcida. Não deveria ser tanto, mas existe e pronto.
O que eu quero fazer é, depois dessa vitória importante, dizer que fazia muito tempo que eu não via um time do JEC com tanto potencial para resgatar os grandes momentos do nosso tricolor. São vocês que vão transformar os cornetas novamente naqueles simplesmente apaixonados que iam ao Ernestão.
Vocês mostraram que é possível. Que o JEC pode e vai voltar a ser aquele time vencedor que acostumou mal seu torcedor. Que um time vencedor, mesmo depois de um mau resultado, pode entrar em campo com determinação, com garra, com vontade de ganhar e com competência para fazer frente a um time muito difícil de ser batido em seus domínios. Estão de parabéns e a torcida tem certeza de que daqui para diante mais e mais alegrias virão.
Um recado especial para o Arturzinho. Você deu um jeito no time, cara. Deu um jeito tático, jogando num 3-5-2 para o qual alguns torcem o nariz. Mas quem tem dois laterais apoiadores não tem outro jeito de jogar. Deu um jeito ao encaixar cada peça no seu melhor lugar. Deu um jeito ao deixar claro que existe um comando e este tem que ser obedecido. E fez isso sem criar medo em quem está disposto a trabalhar. Mas fundamentalmente você deu um jeito na cabeça da moçada. Nos últimos anos o JEC não teve elencos que justificassem as posições ruins em que se colocou. Faltava alguém que fizesse os jogadores acreditar que poderiam e podem. Para mim o desastre contra o Caxias foi superado ontem com atitude e este foi o aspecto mais importante. Mais do que os pontos tão importantes. Confio que você vai saber fazer o time manter essa pegada e virão, na sequencia, a classificação para a 2ª fase, a vaga na série B e o título da série C.
Parabéns, Arturzinho. Parabéns a cada um dos jogadores e a todos os que trabalham no JEC.
Como torcedor, peço a vocês que dêem o máximo para conseguir a vaga à série B. Este é o grande objetivo e a torcida confia em vocês. Como sofredor, porém, peço um pouquinho mais. O título da série C será um prêmio a todos os que vêm acompanhando a trajetória do JEC, sofrendo com o time sem nunca abandoná-lo. A maior e mais fiel torcida.
VAMOS SUBIR, JEC!!!!! "

Não tenho nada a acrescentar. Em verdade, tenho duas frases e algo que ainda ninguém disse - e comentarei amanhã (não quero que alguém se aproprie dessa ideia, vaidade minha, reconheço), mas que eu pesquei do site do Xavante. Esta é a semana do centenário do Brasil. Isto é importante, e eles não vão querer sair do campeonato na semana comemorativa. Por isso,  modestamente, alerto: eles vêm pra cá com tudo. Precisamos frear tal empolgação.  E agora - para quem esperava - as famosas duas frases:
VAMOS, PORRA! AVANTE, JEC!

19 comentários:

  1. É isso aí, Jequeano. Vamos incentivar nossos "coelhos guerreiros". De todas as formas possíveis.

    Agradeço pela deferência da inclusão das minhas escrevinhações como primeiro post "externo".

    VAMOS SUBIR, JEC!!!

    ResponderExcluir
  2. Edson Parana (Fpolis)6 de setembro de 2011 às 08:24

    Parabens Jequeano por dar espaço a considerações tão exclarecedoras e inteligentes,que como vc mesmo disse são as primeiras que não são diretamente suas (porem indiretamente são). Parabens tbm ao Mario L. Nascimento ao qual ainda não tive a satisfação de conhecer mas me parece ser uma pessoa fantastica e legitimo TRICOLOR. JEC RUMO A SÉRIE ''B'' 2012 ST.

    ResponderExcluir
  3. Pow... se tem um cara que merece esse espaço oficial aqui no blog... esse cara é o Mário.

    Aí alguns podem perguntar: Mas, que Mário???

    hahahaha

    Não é aquele da antiga piadinha infame, mas sim, um dos mais participativos leitores do blog (se bem que agora ele deixou de ser apenas leitor, né! rsrs) e profundo conhecedor da história do futebol catarinense, e em especial, da gloriosa história do nosso amado tricolor.

    Importante também, utilizarmos todas as ferramentas para informarmos à direção do JEC e ao comando da PM, da atenção especial que se deve ter com a torcida adversária.

    Assim como a torcida do JEC, é uma torcida conhecida pela paixão que têem pelo clube. E sabemos que essa paixão as vezes extrapola no comando das pessoas erradas, não é!?

    Sugiro Jequeano, enviarmos mensagem ao pessoal dos outros blogs do JEC para que também façam pressão a respeito. Bem como os programas esportivos de Joinville de todas as emisssoras.

    Temos que evitar não só a perda de mando de campo, mas também, que haja um confronto desnecessário entre torcidas e principalmente, que inocentes se machuquem num lugar onde se busca diversão.

    Abraços... e vamos pra cima deles JEC !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Sandro, não quero acreditar que a torcida do Brasil de Pelotas tenha essa força toda para vir aqui em grande número e agitar.
    Basta a "gloriosa" PM fazer uma revista bem feita na rapaziada.
    Mas, como diz o outro, dinheiro, canja de galinha e prudência não fazem mal a ninguém, por isso, que no dia do jogo, ao entrar a torcida adversária - não acredito em mais de 50 torcedores do outro time - que sejam bem revistados.
    Já mandei mensagens para o França, que é a quem posso falar. O Bedin tinha twitter, esse comandante novo não sei como acessar.

    Mais no meio da tarde, novo post, agora já sobre o jogo.
    Ab, ST

    ResponderExcluir
  5. Também não creio que a torcida Xavante vá complicar na Arena. Em algum comentário alguém de lá já disse que estão satisfeitos em não cair pra série D e ter ganho o Bra-Pel.

    Também não gosto da gereralização. Claro que sempre tem os arruaceiros travestidos de torcedores e que podem gerar fatos desagradáveis. Por isso, todo o cuidado é pouco. Com essas notícias vindas da serra gaúcha, nossa PM deve fazer marcação cerrada para evitar o pior.

    Porém, não vamos nos predispor contra ninguém. Quem vier torcer na paz, que possa fazê-lo sem maiores problemas.

    VAMOS SUBIR, JEC!!!

    ResponderExcluir
  6. O França já deu o recado sobre a torcida xavante também em seu blog. Confira em http://nossajoinville.com.br/franca/2011/09/06/ghost/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao Jequeano, tornando este blog cada vez mais democrático, é assim que deve ser.

    Parabenizo também ao Mario, sempre com bons textos nos comentários e agora no post propriamente dito.

    Quanto ao conteúdo, concordo fielmente, não sou do tempo de Caxias e América, mas penso que nosso torcida realmente é mal acostumada, principalmente os mais "experientes". Conheço muito destes que não perdiam uma peleja nos tempos de Ernestão, lá pros idos de 70 e 80, eram simplesmente fanáticos pelo JEC, e olha que nem joinvilenses são. Hoje criticam, corneteam, faz mais de uma década que não vão ao estádio, estão cheios de decepção, e acreditem, chegam a torcer contra. Mas como amor e ódio são separados por uma linha muito tênue, tenho certeza que, como uma grande conquista essa pequena chama irá incendiar seus corações.

    Outra nota quanto a nossa torcida. O JEC precisa urgentemente cativar a mulecada joinvilense e os que aqui residem, deve ser feito o que os economistas chamam de garantia de capital futuro, pois só assim o nosso JEC será eterno e glorioso.

    VAMOS SUBIR JEC!!!

    ResponderExcluir
  8. Jequeano, acredite, eles virão aqui em bom número. Eles foram a Chapecó em bom número também. Já está lá no Blog Xavante as duas primeiras excursões confirmadas para Domingo. E justamente dos lugares aonde eu disse em outro comentário que eles tem núcleos. Uma excursão saindo de Floripa e outra de Curitiba. Outra coisa, quem abastece o Blog Xavante de posts e notícias é um cara aqui de Joinville, torcedor do Xavante e residente em Joinville. No mais, nosso França já comentou a respeito desse assunto no seu blog hoje. Abraços

    ResponderExcluir
  9. Jequeano e Douglas...

    Eu tomei a liberdade de alertar alguns setores da nossa imprensa e inclusive a Diretoria do JEC.

    Acho importante que providências preventivas sejam tomadas.

    Se der "zica", estaremos preparados. Se tudo correr bem como deve ser, melhor ainda.

    Abraços... chega domingooooooooooo!!!! hehe

    ResponderExcluir
  10. Calculando chances de cada time na chave do JEC. Grupo da morte mesmo. Por enquanto só o Joinville está livre do rebaixamento.

    Resumo rápido. Chances do JEC de classificação:

    Com vitória: 100%
    Com empate: 96,3%
    Com derrota: 74,1%

    Jequeano, se quiser que seja como post, me manda e-mail.

    ResponderExcluir
  11. Mário, manda pra jecmania@gmail.com

    Alisson, obrigado pelos elogios. Liberdade é tudo, por isso não modero comentários, cada um pode vir aqui e dizer o que bem quiser - até o manauara.
    Douglas - pelo que entendi, dois ônibus de Pelotas (cara, dá quase 900 km), mais uma turma de fpolis, mais uma de ctba, além dos gaúchos perdidos por aí. É capaz de dar uns 200 torcedores.É bastante, realmente. Pagando ingresso pra ajudar nossas economias, e não comemorando um bom resultado, tá tudo beleza.
    Sandro, acho que tá todo mundo alertado. Contra o Caixas (eliminado, hehe, bem feito por aquela palhaçada da não-transmissão), já vi muito mais policiais do que de costume. Se a expectativa é acima de 12 mil pagantes, vai ter muita polícia.
    Ab, ST

    ResponderExcluir
  12. Alisson,

    concordo com você sobre a necessidade de uma melhor abordagem à torcida. Embora não seja o que a RBS quer pintar na pesquisa com resultados falsos e encomendados, a torcida tricolor realmente diminuiu. Pelo menos aquela parcela mais apaixonada e que realmente faz a diferença.

    Mesmo com os tropeços a que todos temos assistido, creio que o Marcio e sua equipe estão preocupados com isso. O acesso à série B representa um marco para o clube. Mais exposição, possibilidade de melhores patrocínios, verba de TV e outros quesitos dão a possibilidade de um tabalho melhor nessa área. Daí a importância da vitória domingo.

    Todos ao Bucarien!

    VAMOS SUBIR, JEC!!!

    ResponderExcluir
  13. No blog wp.kzuka.com.br diz que o caxias foi punido com perca de 2 mandos de campo, por causa de rojões atirados pelos torcedores do brasil no centenario.
    Então fico preocupado com o jec, pois vi no blog www.blogxavante.com que os torcedores do brasil estão organizando excursões para joinville saindo de Florianopolis, Curitiba e Pelotas, não seria necessario tomar providencias para que não ocorra o mesmo com o joinville? Não seria bom perder mandos de campo na segunda faze da competição. Então muito cuidado com os torcedores do brasil na Arena, a revista tem que ser bem feita pela PM.
    Preocupação de quem quer o bem do JEC, espero ter ajudado.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  14. Rafael, já estamos manifestando essa preocupação, alertando tanto quanto possível, o Wilson França já escreveu no seu blog, o Sandro já entrou em contato com outros da imprensa e com a direção do JEC. Só falta, portanto, a polícia fazer o seu papel.
    Ab, ST

    ResponderExcluir
  15. Edson Parana (Fpolis)6 de setembro de 2011 às 18:58

    Mt bem colocado Jequeano que ''só falta'' a PM fazer a sua parte (que convenhamos é a mais pura obrigação), porem sendo para ''ajudar'' o GLORIOSO TRICOLOR essa é bem capaz de fazer vistas grossas. Vai ter bastante indio da torcida xavantes em Joinville,podem escrever. JEC RUMO A SÉRIE ''B'' 2012. ST

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus hoje ainda é terça-feira.....
    Falta muito pra chegar domingo??????

    ResponderExcluir
  17. li também o post do ("carne moida pai")Wilson França e assim como você jequeano matou a pau nos ditos. Vocês são meus idalos, kkkkk

    ResponderExcluir
  18. "Menas", Márcio. Ídolo é o Lima e o veio frança. Agora, um dito bem colocado traz muita graça ao escrito. Ab, ST

    ResponderExcluir