NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

19 de set. de 2011

JEC X IPATINGA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES.

Eram 20, só restam 8!
Agora está definida nossa briga pela Segundona.
Com a vitória da bugrada ontem contra o sangue-doce Caxias, ficamos em segundo no grupo, e jogaremos contra IPA (C), CHA (F) e BRA (C); no returno, pegamos BRA (F) CHA (C) E IPA (F). Nesses seis jogos definiremos se ascendemos à Série B ou continuamos na Terceirona.
Conhecemos a Chapecoense, é um time bem acertadinho, mas os vencemos duas vezes. Eles contrataram o bom Nequinha, o Negreti e o Diogo Oliveira. Não sei se algum será titular, e se eventual contratação não vai quebrar o grupo (mas, pensemos neles mais adiante). Estão reforçando. 
Serão novamente jogos equilibrados contra todos os adversários, pois todos os times - com exceção do BRA - fizeram boas campanhas fora de casa (IPA - 9 pts; CHA - 7 pts; JEC - 6 pts; BRA - 3 pts).

O Ipatinga venceu todos os seus jogos, em casa e fora, contra Macaé, Madureira e Marília. Suas únicas duas derrotas foram exatamente contra o Brasiliense, a outra equipe classificada no Grupo C. É um adversário, portanto, bastante respeitável. Marcou 15 gols (dois a menos que o JEC) e sofreu 8 tentos (três a menos que o tricolor).
Como já disse na semana passada, ao analisar nossa defesa, essa disparidade de gols sofridos tem explicação naquela péssima jornada contra o Caxias, de modo que temos de abrir o olho, mas nada de desespero. No restante do certame nossa zaga tem feito bons jogos.

O Ipatinga tem aquele zagueiro grandalhão que jogou no Criciúma, o Cláudio Luiz, o argentino Frontini (5 gols, dois de pênalti). Também tem a artilharia diversificada, com 9 jogadores com pelo menos um gol na primeira fase, assim como o nosso Tricolor, em que 8 jogadores diferentes marcaram. Mas os últimos anos do Ipatinga têm sido ruins, foram inclusive rebaixados no Campeonato Mineiro deste ano. Obviamente o time deve ser outro, mas contra o adversário mais qualificado do grupo na Série C perderam duas vezes por dois a zero. Temos tudo pra ganhar, e vai ser 2 a 0, acredito eu.

Esse é o primeiro obstáculo.
O negócio, penso eu, é estrear bem, e fazer pelo menos 7 pontos no turno. Acho que com 11 pontos estaremos classificados (como demonstrei, é possível classificar até com 9, dependendo dos resultados dos outros times), e portanto, esses 3 primeiros pontos em casa são primordiais.
Temos que vencer uma fora de casa, acho eu. É melhor do que três empates, embora com três empates roubemos pontos de todos os adversários, ao passo que com uma vitória e duas derrotas só tiremos ponto de uma equipe.

Mas, as conjecturas ficam para outro momento. Agora é acelerar até o final de semana para esta estreia. Os jogadores tiveram dois dias de folga, e hoje já fazem trabalho físico. A partir de amanhã devemos ir para o campo, deixar todo mundo pronto para o jogo, acertar os probleminhas da zaga. Mas o importante será colocar na cabeça de nosso time que domingo já é decisão, temos que partir pra cima do Ipatinga, e vencer. Como disse o André Bocão, o Ipatinga tem por mascote um tigre, e contra o Tigre costumamos nos dar bem.
Ah, e não será aceitável que menos de 12 mil pessoas estejam na Arena. Tem de ser daí pra mais (e tomara que bem mais).
VAMOS, PORRA! AVANTE, JEC!

27 comentários:

  1. Vamos ganhar os três primeiros jogos, perder o primeiro do returno e ganhar o último em casa e garantir a subida com uma rodada de antecedência. Se Jec e Chape ganharem na primeira rodada podem escrever que é isso que vai acontecer.

    O Jec vai subir!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ano passado o Ituiutaba foi rebaixado no mineiro, espero que isso nao seja credencial para subir na terceira divisao, menos mal para nos, é que o cara que entregou o jogo ano passado ta ai com voces esse ano;
    Abs Fabricio

    ResponderExcluir
  3. O Brasiliense contratou o Argel Fucks que estava no Caxias. De duas, uma: ou ele arrumará um problemão com os medalhões ( e bons jogadores diga-se de passagem: Acosta, Rui Cabeção, Fabiano Gadelha, Adrianinho e etc.) ou então colocará os caras nos eixos e será um fortíssimo candidato a acesso. Eu ainda fico com a primeira opção. Acho que os medalhões não vão cair na "onda" motivacional dele e vão acabar derrubando ele. Os medalhões não gostam de "correr atrás" e vão arrumando problema. Espero que fiquem com essa opção. Por que se ele conseguir colocar na cabeça dos caras que devem correr e se esforçar acho o Brasiliense com boas peças individuais.

    Com relação ao nosso JEC, vamos pro campo hoje né meus amigos. O Ipatinga já se reapresentou hoje pela manhã e já fez trabalhos físicos. Não sou corneteiro e não quero ser muito chato. Estive no estádio até quando o time estava sem divisão, diferente de outras pessoas. Mais é muita folguinha na nossa equipe, pelo amor de Deus, vamos trabalhar gente, a competição é curta, daqui a 50 dias acaba tudo, e aí poderão folgar até janeiro e com "bicho" e salário e 13° no bolso. VAMOS TRABALHAR GENTE!!! Depois não adianta chorar.
    O Ipatinga jogou no fim de semana pela Taça Minas com um time misto e todos já se reapresentar hoje pela manhã para trabalhar. To preocupado com isso, tomara que eu esteja errado. Na semana que fizemos isso levamos 4 do Caxias aqui. Todos lembram.
    Mais vamos acreditar que a partir de hoje a tarde trabalharemos e bem para vencer no Domingo e dar o primeiro passo para o acesso. Abraços

    ResponderExcluir
  4. E o Arturzinho ficou mais um dia no Rio de Janeiro e só estará presente nos treinamentos de terça-feira. Eu to preocupado com isso. "Pelamor", pode parecer chato ficar falando, mais a história mostra que sobe quem trabalha e se dedica. Poxa vida, sexta-feira o treinamento durou exatos 43 minutinhos (só alongamento e aquecimento dura cerca de 10 minutos), então treinamento mesmo só meia hora. Sábado e Domingo FOLGA GERAL. Se apresentam apenas na Segunda a TARDE (e sem o treinador ainda), aí é pra acabar. Ouvi entrevistas de jogadores falando a respeito da folga do fim de semana, dizendo que depois da "maratona de jogos" que vinham era merecida. Ora! "maratona de jogos" quem tem é a dupla da Capital, que joga quarta e Domingo, nós não, 1 jogo por semana só. TEMOS QUE TRABALHAR GENTE, A HORA É AGORA! MUITA FOLGA, MUITA FOLGA!
    Repito: tomara que o que trabalharem essa semana seja suficiente pra vencer o Ipatinga. Mais uma coisa é fato: DEUS AJUDA QUEM CEDO MADRUGA!

    ResponderExcluir
  5. QUERO O ACESSO E O TÍTULO! VAMOS GANHAR DO CATINGA, JEC!!!

    ResponderExcluir
  6. Vamos subir para a B esse ano !!!!!

    Fé moçada!!!!!!!! ;)

    Domingo estaremos todos na Arena... e com tempo bom até lá e gramado bom!! Pelo menos é o que diz o clima tempo... hehe

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Qual a opinião de vocês nessa discussão tabela boa/tabela ruim? Para mim a tabela é boa. Joga duas partidas em casa no turno e uma fora contra a Chapecoense. Se o Joinville fizer a parte dele e obtiver, pelo menos, 7 pontos no turno, bastará entrar em cada jogo do returno encarando como se fosse o último jogo da história e buscar uma vitória nessas partidas. Com esse espiríto acabará ganhando não apenas os pontos que precisa para subir, mas também os pontos necessários para chegar à final (calculo que 12 pontos é o ideal para avançar à TERCEIRA FASE). Por enquanto foi esse o espírito demonstrado, tanto que tem o melhor ataque e é o time que menos perdeu (inclusive, ganhou duas vezes de um concorrente direto na segunda fase, apesar de ter terminado em segundo).

    Vamos fazer a nossa parte, encher a ARENA domingo, que com certeza começaremos a segunda fase com os 3 pontos e, quem sabe, a liderança.

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde,acho que o JEC tem time para ganhar de qualquer um desses nossos adversarios,claro que não sera tão facil assim mais uma coisa é verdade,ta tendo muita folga,os caras ganharam o jogo do brazilsinho e só se apresentaram na terça de tarde,depois sexta-feira 4:00 hrs da tarde o treino ja havia acabado,no final de semana tudo bem tinha que dar folga mesmo,o JEC não iria fazer os caras treinar no domingo,MAIS só se apresentar a tarde e sem o treinador que só chega na terça,dai é pra acabar,sabe aquele ditado que diz assim QUANDO O GATO SAI OS RATOS TOMAM CONTA,sem o chefe ninguém trabalha direito,olha eu sou sócio do JEC,nunca deixarei de ser sócio mais,nós temos que cobrar desses caras TRABALHO, porque treino é jogo ,e jogo é guerra,acompanho o jec a muitos anos desdos grandes titulos até o inferno da série D,não sou corneteiro,mais depois dessas folgas ai to ficando com medo,quero muito estar errado,MAIS DEUS AJUDA QUEM MADRUGA,um abraço JEQUEANO,e volto frizar confio nesse time mais temos que trabalhar depois vem a bonança

    ResponderExcluir
  9. Pois é, não podem relaxar. Continuem treinando, rapaziada, que domingo vem a recompensa.

    ResponderExcluir
  10. Douglas e Jorge, trato das folgas.
    Combinado não é caro, já dizia minha vó. Me parece que como o JEC jogou oito seguidas (folgou na primeira e na última) ao passo que outros clubes tiveram suas folgas no meio do campeonato, essa parada foi merecida e combinada, até porque agora serão de novo seis rodadas sem intervalo.

    Assim, o clube deve ter pensado em dar essa folga, conversado com os jogadores que daqui pra frente o pau pega, e que os jogadores passarão seis semanas seguidas sem folgas, com concentração, e essa pausa pra refrescar a cabeça, ver as famílias, visitar suas cidades - lidar com todos os jogos que são, cada um, uma verdadeira decisão não é fácil - e voltar prontos para o embate final.

    Quero acreditar nisso. Acho estranha a folga ao Artur - mas não nos esqueçamos que ele foi ver o Brasiliense - porque por razões parecidas o Edinho foi demitido. Mas quando as coisas vão bem, tudo se tolera.
    É verdade que o "relaxamento" pesou contra no jogo contra o Caxias, mas acho que agora a coisa é diferente, exatamente porque houve o tropeço contra o time fanta-uva. Os jogadores sabem que de hoje até sábado, os treinos serão intensivos.
    A parte tática está acertada. Bastam detalhes - acertar o Eduardo, a cobertura dos laterais pelo Gleidons, e as bolas paradas. Detalhes, repito, não precisamos começar um time do zero, ele já está pronto. Acho que é mais cuidar do físico e da cabeça, na bola já sabemos o que fazer.

    Emerson: eu prefiro essa tabela do que a invertida. Se - como disseste, fizermos 7 pontos no turno, acho que não há como o acesso escapar. Até 6 pontos já é bastante bom.

    Ab, ST

    ResponderExcluir
  11. Série C pode até parar? Será?

    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/977809-suspeita-de-marmelada-e-novo-ingrediente-para-varzeana-serie-c.shtml

    ResponderExcluir
  12. Emerson, acho que só para, se parar, a chave do norte/nordeste, e por isso, não temos nem que nos preocupar. Vamos jogar essa fase, e se a de lá atrasar, pouco importa, pois se tivermos que jogar contra eles, é porque já teremos conseguido o acesso. Ab, ST

    ResponderExcluir
  13. Artigo do ADRIANO WILKSON (quem???) para a folha transforma-se em um dos porquês da própria qualificação que dá à série C - varzeana.

    Como uma das divisões do campeonato brasileiro de futebol, merecia mais atenção em mais respeito por parte de quem trabalha com isso. A imprensa ignora quase completamente o campeonato, aumentando a chance de que aventureiros, manipuladores e outros desonestos se apossem de clubes, federações e do próprio campeonato. É um jogo de absurdos, que tende a se manter porque só quem olha para isso são os clubes e as torcidas.

    Só depois que as coisas acontecem é que dão atenção.

    É óbvio que existem as incompetências, os amadorismos que fazem com que clubes acabem punidos por erros (muitas vezes primários) de seus dirigentes. Mas, convenhamos, o amadorismos da maioria dos clubes, mesmo da série A, é só um pouco menor. Os erros estão em outro nível - difícil alguém perder pontos por escalar atleta irregular - mas acontecem todo dia. Como explicar que o time de maior torcida do país fique sem patrocínio master por quase metade do campeonato mais importante, por exemplo?

    Mas varzeanas são só as séries C, D...

    O exemplo da possível maracutaia do não rebaixamento do Fortaleza é típico. Com um mínimo de esforço qualquer jornalista anteciparia o que poderia acontecer. Se a grande imprensa acompanhasse minimamente o campeonato, teria divulgado e no mínimo os árbitros das duas partidas teriam sido mais cuidadosos. Sem acompanhamento, ninguém deu muita bola para o fato de o Campinense atrasar o início do jogo. Nem o Fortaleza atrasar a volta para o segundo tempo com uma manobra vergonhosa (voltar com camisas da mesma cor das do CRB).

    Varzeana é a qualidade da imprensa, que não tem idéia do seu papel.

    Enquanto isso, assistimos campeonato russo de futebol, campeonato americano de escalada com moto, disputa de batidas de carros, o homem mais forte do mundo e outras bobagens do tipo.

    ResponderExcluir
  14. Concordo com o Jequeano quando diz que não deve afetar a outra parte da tabela. Tomando como exemplo o julgamento do caso do América de Manaus no ano passado, ninguém vai se preocupar de parar o campeonato. O rolo todo pode vir depois.

    Do lado de cá, que o JEC siga sem dar bola para a sequencia de jogos. Só vitórias em casa e uma vitória ou 2 empates fora e já vai dar para comemorar.

    Sobre a segunda fase:

    > o JEC entra com apenas com a 3ª campanha entre os classificados. É bom internalizar isso e ter consciência de que é preciso mais.

    > "folga excessiva" no fim do returno. O Arturzinho não é bobo. Se ele deu essa folga, deve ter cobrado dos jogadores o compromisso de que o que aconteceu no jogo contra o Caxias fake não vai se repetir. Não há como não desconfiar que houve uma desmobilização perniciosa naquela ocasião. Mas não dá para acreditar que alguém isso voltará a se repetir.

    > o Brasiliense escolheu logo um técnico (o único) que não perdeu do JEC na primeira fase. Se no jogo na serra gaúcha o empate começou com o gol mais cagado da história da série C, em Joinville ele armou um ferrolho que deixou o tricolor meio sem ação - o famoso nó tático. Se repetir isso com sucesso, o perigo é grande. Todo cuidado é pouco.

    VAMOS SUBIR, JEC!!!

    ResponderExcluir
  15. Assistindo à ESPN descobri que o árbitro da partida Fortaleza x CRB não colocou fez constar em súmula o atraso do reinício do jogo por ter o Fortaleza entrado em campo com camisas iguais às do CRB.

    Junta isso com a expulsão do goleiro com cartão vermelho direto por uma bola chutada no gandula (relatado pelo auxiliar) e que cheiro dá pra sentir?

    ResponderExcluir
  16. Mário, realmente houve a agressão ao gandula, não foi só o relato. Vi um vídeo acho que no twitter da série C (eis o link - http://youtu.be/5VmrhL1CLK4), o cara deu uma bicuda no ajuntador de bolas, sabe-se lá porque, talvez exatamente porque tava puto com o que via em campo, com a arbitragem, com o corpo mole dos companheiros, sei lá, ou porque resolveu entrar no baile e ajudar o Fortaleza de uma vez. Embora de difícil prova, que o jogo foi estranhíssimo, isso foi.
    E espero que nessa segunda fase acabe o bandeira caseiro - deu merda - duas vezes - no jogo Campinense x Guaraná de Sobral.

    O Argel só foi escolhido pq enfrentou JEC e CHA. Convenhamos que deveríamos ter vencido lá, e aqui fizemos uma partida de merda. Eu não me assusto com o argel que se fuck. Vamos fazer nossa parte e tá beleza.
    Ab, ST

    ResponderExcluir
  17. Um comentário geral sobre arbitragens e coisas que a FIFA poderia fazer e não faz porque acha que "o erro faz parte do jogo".

    Existem atos cometidos pelo clube que deveriam ser punidos direta e imediatamente. Alguns exemplos: atraso de entrada ou retorno ao campo, sumiço de bolas e gandulas, segunda bola jogada dentro do campo para ganhar tempo.

    Um raciocínio simples: quem é o representante do clube dentro de campo? O capitão do time. Se qualquer desses atos resultar em cartão amarelo para esse representante, os clubes vão pensar melhor antes de cometê-los. Imagina o capitão com cartão amarelo e recebe o segundo porque o gandula retarda o andamento de uma partida. Quem vai se arriscar?

    Do jeito que é hoje, o clube acaba sendo punido com uma multa irrisória e tudo se repete na próxima vez.

    É claro que junto com uma medida dessas há que se obrigar que o capitão seja o mesmo jogador até o fim do jogo, salvo se for substituído. Ou que a troca de capitão também resulte em cartão amarelo...

    ResponderExcluir
  18. Houver realmente o chute. Só que o árbitro não viu e, corretamente, foi na do auxiliar. Mas seria lance para vermelho direto? Há um critério para isso ou cada árbitro decide na hora? O Athos Impensadus foi discutir com o gandula na Arena e levou amarelo. Vermelho na sequencia por desacato imbecil.

    No caso do goleiro do CRB é esquisito o árbitro expulsar por um lance que nem viu. Será que perguntou ao auxiliar se o chute foi para expulsão ou se só o amarelo tava bom? Esquisito...

    Acho que isso tudo vai dar e pizza e o maior prejudicado, o Campinense, vai chorar na cama que é lugar quente. Mas o mais correto seria anular os dois jogos, indicar arbitragens totalmente neutras para ambos, jogados ao mesmo tempo (representantes da CBF com celulares conectados indicando os inícios dos jogos e dos segundos tempos) e sem público. A grande diferença é que nessa nova rodada haveria emissoras do Brasil todo acompanhando. Quem teria coragem de aprontar alguma?

    ResponderExcluir
  19. Ah, Mário, foi uma bicuda que se acerta em mim eu caio, nem que seja pra simular como fez o Rivaldo numca copa do mundo, contra a Truquia, se bem me lembro (hehe).

    Assistindo ao Bate-bola de hoje, o negócio fica difícil porque no jogo da campinense, ao que tudo indica, o gol da campinense estava em impedimento, e o gol anulado do Guaraná foi legítimo - impedimento mal marcado. Isso tudo na casa do campinense. E se o guaraná tivesse vencido, ele classificaria.
    O negócio seria, para sermos sérios, fazer o que tu disseste - joga tudo de novo. ab, st.

    ResponderExcluir
  20. Dessa palhaçada toda eu só digo duas coisas:

    1 - Não vai dar em nada por que os caras não têm o Paulinho Hoffmann e o Pugliese!

    2 - Esses times que vão tudo TNC que eu quero é subir pra B e nunca mais olhar pra essa várzea da série C. É várzea mesmo, Mário! Tá certo o nosso repórter ultra ignorante e tendencioso da Folha. Mas não precisava dizer ne.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  21. TEMOS QUE ESQUECER OS NORDESTINOS , E NUMA SO CORRENTE, TORCEDORES ,DIRETORES , COMISSÃO TECNICA E PRINCIPALMENTE JOGADORES FAZERMOS O DEVER DE CASA E BUSCAR PELO MENOS 2 PONTOS FORA. TE AMO JEC.

    ResponderExcluir
  22. PERGUNTA , SE SUBIRMOS A FAIXA DA UNIÃO DESVIRA, OU FICARA RIDICULA ASSIM COMO ESTÁ.

    ResponderExcluir
  23. VOCES SABEM O QUE TEM EM COMUM , JEC E AVAÍ ; OS DOIS RUMO A SERIE B

    ResponderExcluir
  24. Amigos,
    A previsão do tempo "virou", e segundo o climatempo, a previsão de de chuva em todos os períodos desde a sexta-feira já.

    Ou seja, no domingo teremos o campo encharcado para a peleja.

    E já que tem que ser assim, vamos nos preparar para um jogo num campo ruim embaixo de chuva. Os jogadores do JEC estão habituados com isso, mas os jogadores do Ipatinga creio que não!

    Temos que ganhar esse jogo!!!!

    PRA CIMA DELES JEC, COM CHUVA, RAIOS E TROVÕES!!!!

    ResponderExcluir
  25. Jaime, seja bem-vindo ao comentários. Pelo que sei, se subirmos, a UT vira a faixa. No mais, é isso mesmo, corrente pra frente, e vamos subir.

    Porra, chuva de novo? Mas é certo que é um clima ao qual ipatinga não está acostumado. Nós estamos, e sob chuva, até agora sempre fomos bem.

    Bocão, é várzea, mas já foi pior. Campeonatos com mais de 90 clubes, por exemplo.

    Ab, ST

    ResponderExcluir
  26. ESTAVA ESCUTANDO A RADIO DE IPATINGA ,NUM PROGRAMA DE ESPORTE ÁS 18;00, SÓ FALARAM DA A, O IPATINGA E SEGUNDO PLANO, FORAM SÓ 5 MIN. SOBRE O IPATINGA; TE AMO JEC.

    ResponderExcluir