NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

13 de set. de 2011

ESSE TIME QUE ESTA AÍ NÃO FARIA FEIO NA SÉRIE B! ENTÃO, VAMOS PARA LÁ!

Ivan, Eduardo ou Real, Linno, Renato Santos, Pedro Paulo e Badé; Glaydson, Ricardinho, Ramon, Jailton e João Henrique brigando por duas vagas na meiúca, Capixaba e Rangel (Lima quando estiver recuperado). Essa equipe aí disputaria, para mim, a Série B sem fazer feio, com média de público na Arena acima de 10 mil pagantes.


O que ficamos devendo a times como Duque de Caxias, Salgueiro, Guarani (afundado em dívidas e "treinado" pelo Giba), Icasa, Asa, Barueri, Ituiutaba (hoje BOA), Bragantino, Criciúma, Americana?  Só aí contei dez times com menos tradição (tá, o bugre campineiro tem mais tradição) ou futebol que o JEC. Daria para estar brigando ali na meiúca da tabela, ou até pelo acesso, pois se o Criciúma está a 4 ou 5  pontos do G4, porque não poderíamos nós estar por ali?
É claro que há vários times com mais estrutura, mais dinheiro, jogadores de um nível um pouco acima, mas se no primeiro ano na Série B ficarmos ali pelo meio da tabela, e nos estruturando passo a passo, como vimos fazendo nestes últimos dois ou três anos, em breve estaremos prontos para brigar pelo acesso à Primeira Divisão.


Então, se poderíamos estar bem na Série B, porque não haveríamos de estar bem na Terceirona? Por que não seríamos sérios candidatos ao acesso à segunda divisão? Por que não deveríamos acreditar nesse time?
A resposta é que não há qualquer razão para essa desconfiança. Com a classificação já assegurada, é acreditar cada vez mais. Teremos duas semanas de folga para deixar todo mundo na ponta dos cascos, fisicamente (e o preparo físico evidentemente é um importantíssimo fator para o sucesso nessa competição), e talvez dar uma acertadinha na zaga e botar na cabeça do Eduardo que ele precisa se concentrar um pouquinho mais - defensivamente.


A única coisa que resta conjecturar até o próximo domingo é se seremos primeiros ou segundos colocados, para ver como fica a seqüência de jogos lá à frente.
Se passarmos em 1º lugar, estreamos fora, e a seqüência é a seguinte: F-C-C-F-F-C.
Se em 2º, a seqüência é: C-F-C-F-C-F.
Vocês têm alguma opinião do que seja melhor? A mim me parece que a seqüência alternada é a melhor, apesar de o jogo final ser fora de casa. Mas, na primeira opção, na hipótese de um bom resultado fora na estreia, teremos dois jogos em casa para, quem sabe, deixar a classificação já encaminhada ao final do turno. No frigir dos ovos, são seis jogos, em qualquer das hipóteses, e acredito eu, que não são tantos pontos os necessários para subir.

Para exemplificar, volto à Série D de 2010 (por nós disputada), em que na primeira fase eram 10 grupos de 4 equipes, para que possamos comparar os desempenhos.
Naquela competição em todas as 10 chaves, quem fez 11 pontos classificou, e em 4 grupos dez pontos foram suficientes, e também 7 times conseguiram se classificar com apenas 9 pontos.
Cálculos muito simples para o acesso!
Ou seja, com 9 pontos (50% de aproveitamento) já dá pra sonhar com a vaga, com 10 pontos provavelmente teremos o acesso (55,5% de aproveitamento) e com 11 pontos (61% de aproveitamento) , teremos a classificação assegurada, salvo alguma catástrofe (um time que só perca e outros dois que façam 12 pontos, por exemplo, deixando o JEC com 11).

É de se ver que na primeira fase da Série C fizemos 15 pontos em 24 possíveis, e tivemos aproveitamento de acesso - 62,5% (aproveitamento dos líderes das Séries A e B), o que em tese significa pouco, pois os demais classificados estão mais ou menos no mesmo nível - ou acima - de pontuação.

E quando iniciarmos a segunda fase, o Lima já terá completado 60 dias de estaleiro, e a reta final de sua recuperação já terá começado. Quem sabe o tenhamos, com alguma sorte, já na quarta rodada dessa fase, se não em condições físicas para ser titular, para deixá-lo ali, no banco - até porque Rangel parece finalmente ter engatado a marcha - pronto para voltar a merecer o adequado apelido de LIMATADOR!
Acho que vamos subir. SE TEMOS UM TIME DE SÉRIE B, É PARA LÁ QUE DEVEMOS IR!
VAMOS, PORRA! AVANTE, JEC!

23 comentários:

  1. Estive na Arena e vi o LIMATADOR por lá. O "home" ta fininho e me disseram que ta doido pra voltar logo. Dr André Vilela que está tendo trabalho pra segurar a volta dele, porque por ele, já estaria treinando no campo. No Domingo me falaram em mais 10 dias pra ele voltar a treinar, já se passaram mais 2 dias, então, 8 dias. Acredito que na terceira rodada do primeiro turno estará a disposição.
    VAMOS PRA CIMA!
    Assisto a quase todos os jogos da Série B pelo PFC, e confesso que tem umas 4 ou 5 equipes melhores que a nossa: Portuguesa, Ponte Preta, Naútico, Vitória e Sport. Outras 2 ou 3 no mesmo nível: Goias, Bragantino e Paraná. O resto amigos, tá tudo abaixo do nosso, cada time ruim que pelo amor de Deus. Da até dó ver os jogos. Pra se ter uma idéia, o Americana que está no G4 tem o Charles (lembram dele? Série D 2010 aqui) como um dos principais artilheiros. E o Andrézinho (que era do Tiradentes de Tijucas) como meia armador. Tá fácil essa Série B. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Há quem discuta o número de ascendentes e rebaixados nas divisões do futebol brasileiro. Acho que 4 x 4 é um número bom. E que se fossem 5, não haveria nada de excepcional.

    Com tanto clube no Brasil, não há diferença entre os "rabos de baleia" e os "cabeças de sardinha". O que pode distinguir Avaí, América-MG, Atlético-PR, Bahia, Ponte Preta, Portuguesa, Sport, Náutico? Qual a diferença entre Duque de Caxias, Salgueiro, São Caetano, Icasa, ASA, ABC para JEC, Chapecoense, Brasiliense, Ipatinga, Paysandu, América-RN, Guarani-CE, CRB?

    Para ir um pouco mais longe, o campeonato catarinense deste ano mostrou que mesmo misturando as séries A, B e C o resultado pode surpreender. O campeão está na C.

    Por isso, concordo com o post. Com o time que tem o JEC não faria feio na segundona. Seria difícil subir pra A. Mas quase com certeza não cairia para a C.

    VAMOS SUBIR, JEC!!!

    ResponderExcluir
  3. Palma, palma. Não priemos cânico!

    Falemos de como iremos na série B só quando lá estivermos. Esse papo me arrepia.
    Um passo de cada vez.
    Quero passar em segundo, acho melhor.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Li um comentario no SouJec de um cara que foi em um mercado ou panificadora (seila qual dos dois ) mas que me decho puto da vida , segundo ele a atendente fico trsite porque o JEC ganho afinal ela era sãopaulina pra mim tudo bem torcer para otro time mas se a vadia me falasce que queria que o JEC perdesce eu que não comprava na espelunca que ela trabalhasce e falava se vemos na série A .
    Tnha o que fala o que senti pra alguem hehehe
    Leonardo/Floripa

    ResponderExcluir
  5. concordo com o chapolin bocão colorado,acho que devemos abordar este assunto após os 10, 11 ou 12 pontos já conquistados, vamos nos concentrar na série C.
    E com relação a colocação eu gostaria que ficásse-mos com o 1º lugar do grupo, como disse o jequeano um bom resultado fora ajudaria nos melhores resultados em casa.

    ResponderExcluir
  6. Só pra deixar minhas opiniões, creio que tanto faz 1o ou 2o, vão ser 3 jogos em casa e 3 fora mesmo hehehehe (tem que ir pra cima de qualquer um, em qualquer lugar!)
    E concordo com Bocão e Marcio Morais, continuemos com o pé no chão, e encarar todos os jogos como decisão, zerou tudo agora!
    Mas não acho ruim essa confiança, o time nos passa isso, realmente! Só os caras dentro de campo não podem achar que tá tudo ganho, porque no futebol a gente vê de tudo!
    No mais, aguardemos confiantes, mas conscientes!
    P.S.: Quem será o novo atacante do Joinville?

    ResponderExcluir
  7. Nós vamos ficar em segundo, a Chapecoense não vai dar mole contra o Caxias. Eu, particularmente, prefiro assim. Um jogo lá, um jogo cá, tradicional. Se ficarmos em primeiro e perdermos o primeiro jogo do quadrangular, que será fora, já ficaremos na OBRIGAÇÃO de ganhar os dois jogos seguidos fora. Sei lá, a obrigação de ganhar é igual nas duas situações, mas, em todo caso, prefiro que façamos a sequência CFCFCF.

    Em relação ao nosso time, se é de Série B ou não, isso eu não sei, mas hoje estamos na série C. Fica difícil dizer se faríamos ou não uma boa campanha na série B. Pelo menos, em pontuação, se triplicarmos o nosso número de pontos e o número de jogos, ficaríamos com 45 pontos em 24 jogos, o que, lá na série B, é campanha para G-4. Não sabemos se, na realidade, nosso time é tudo isso, ou se foi a concorrência que ajudou até agora (Vale lembrar que o time mais competitivo provavelmente terminará a fase à nossa frente, embora tenha perdido duas vezes para o JEC). Teremos uma noção do nosso potencial nessa segunda fase, e tenho certeza que não nos decepcionaremos.

    ResponderExcluir
  8. Na quarta linha eu quis dizer, na verdade, "OBRIGAÇÃO de ganhar os dois jogos seguidos EM CASA".

    ResponderExcluir
  9. Só não ficamos em primeiro por nossa própria culpa. Deixamos escapar por entre os dedos 2 pontos em Santo André + 2 pontos em Caxias.

    Só isso já nos teria garantido o primeiro lugar. Sem contar a vexatória partida contra o Caxias aqui na Arena.

    Pois bem, eu penso que o melhor seria termos ficado em primeiro (porque é certeza que ficaremos em segundo).

    Um empate lá na Boca do Jacaré na primeira partida (e sabemos que o JEC tem um bom prognóstico a seu favor nos jogos fora), e uma sequência de 2 jogos com 2 vitórias em casa, nos daria 7 pontos já no turno.

    Isso iria transferir toda a pressão para os outros times, e com a vantagem da última partida para a classificação jogando na Arena.

    Mas, temos que montar nossa estratégia contando com a segunda colocação no grupo, pois certamente a Chapecoense será a primeira.

    Se pelo que conhecemos do Arthurzinho, só existe uma estratégia na cabeça dele: partir pra cima, seja fora ou dentro de casa!!

    Já havia também feito esse raciocínio de que o JEC com o time atual e sem precisar de nenhum reforço, tem plantel pra disputar uma série B e não fazer feio. Alguns dos jogos que assisti da série B foram horríveis.. rsrs

    Ano que vem estaremos lá, com certeza!

    E aí, as cobranças serão outras. Contratações, patrocínios, estrutura para sócios, estruturação da Arena (que vai ficar pequena pro tamanho da paixão tricolor).

    Aos mais novos um recado: preparem-se para finalmente verem o JEC voltar com toda a sua glória e peso da camisa! Quando finalmente um dia (e esse dia vai chegar em alguns anos) voltarmos a elite do futebol brasileiro, todos dirão brasil afora: "esse é o JEC do qual nos lembrávamos".

    AGORA É SÉRIE C... AGORA É BRIGA DE GALO!!!! PRA CIMA DELES JEC, COM TUDO E COM TODOS!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Amigos,
    No blog do Gabriel Fronzi, há uma entrevista do Arthurzinho ontem a tarde (terça) na reapresentação dos jogadores.

    Fala um pouco sobre os rumos do JEC na série C de agora em diante.

    http://nossajoinville.com.br/doislances/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Serie C é um inferno acho que serie B e ate mais tranquilo, tem mais tempo pra recuperar, ha jogos mais seguidos o que diminui muito a afliçao de ter que ficar esperando uma semana ou ate duas pro proximo jogo, agora o que dizer da serie D, toc toc toc, o resumo é o seguinte 10 times pra uma vaga com o novo regulamento; Ano passado me precipitei e comprei o pacote da serie B deste ano, Jesus, nao assisti nenhum jogo bom ate agora, o Criciuma com aquele time que tem hoje seria um candidato a rebaixamento no nosso grupo na serie c;
    Abs Fabricio

    ResponderExcluir
  12. Concordo com o Fabricio. A equipe do Criciuma não consegue sem impor dentro de casa e joga muito mal fora de casa. É choro pra fazer um golzinho dentro de casa. Não emplaca. Já contratou muitos jogadores pra essa Série B e não consegue acertar. Teria muitas dificuldades na nossa chave na Série C.

    ResponderExcluir
  13. Para registro: o blog RBRITO fez uma lista dos maiores artilheiros do país em 2011 até agora. O Limatador não aparece na lista (vou fazer um comentário lá).

    Pelo que levantei, ele marcou 23, 17 no catarinense e 6 na copinha. Alguém sabe de mais?

    ResponderExcluir
  14. Copinha não vale Mário. Só são válidos gols em estaduais da primeira divisão, Brasileiros série A, B, C e D. Libertadores da América, Copa Sulamericana e Copa do Brasil.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Novo levantamento de público do blog RBrito.

    http://rbrito1984.blogspot.com/2011/09/hora-de-entrar-em-campo.html

    Série C

    1º Paysandu - 10.806
    2º Fortaleza - 9.167
    3º Joinville - 7.996
    6º Chapecoense - 4.398

    Série B

    7º Criciúma - 5.729

    Série D

    16º Metropolitano - 1.422
    21º Brusque - 712

    Série A

    13º Figueirense - 11.336
    19º Avaí - 6.455

    Santa Catarina

    1º Figueirense - 11.336 (15º Geral)
    2º Joinville - 7.996 (26º)
    3º Avaí - 6.455 (32º)
    4º Criciúma - 5.729 (33º)
    5º Chapecoense - 4.398 (39º)
    6º Metropolitano - 1.422
    7º Brusque - 712

    O público médio pagante do JEC seria o 6º da série B e o 17º da série A. Lembrando que nessas séries os adversários não seriam os mesmos...

    ResponderExcluir
  16. Então é isso, Douglas. O Brito não fez essa observação ao meu comentário por lá. Provavelmente a fará quando for observar mais de perto.

    ResponderExcluir
  17. O Brito corrigiu no blog dele. Lima em 4º. E não jogou a série C. Teriam sido mais 8 jogos. Pelo menos uns 6 gols ele teria feito.

    Melhor que isso, só o Norberto Hoppe (Caxias-SC) em 1966. Jogou só o primeiro turno do estadual (provavelmente 18 jogos) e foi artilheiro do Brasil com 33 gols. O maior artilheiro da história do campeonato catarinense em uma mesma edição. Talvez a melhor média seja do Juarez (também do Caxias) em 1954: 18 gols em 7 jogos.

    ResponderExcluir
  18. Brasil é julgado no STJD, perde 6 pontos e está na série D 2012.

    ResponderExcluir
  19. Além de levar 5 "bagos" aqui em Joinville no Domingo, o Brasil acabou de ser punido no STJD e está na Série D de 2012. Outra coisa que me chamou a atenção foi o fato de o rebaixamento do Brasil ter vindo em decorrência de um recurso do JEC. Os caras devem estar com um ódio mortal do JEC. kkkk. Quando o JEC vai pro STJD os caras tremem. kkkkkk.
    Abraços

    ResponderExcluir
  20. É isso ae...
    Não sabe cumprir as regras.. tem que se fuder mesmo!
    Tá certo o jurídico do JEC... ponto pra eles!

    Quem deve estar muito feliz a esse momento são as torcidas de Santo André e Caxias!

    Pugliese neles!!!!!! hahahahahaha

    ResponderExcluir
  21. “RESULTADO DO JULGAMENTO: POR MAIORIA DE VOTOS, DAR PROVIMENTO AO RECURSO DO JOINVILLE E DA PROCURADORIA DA QUARTA COMISSÃO DISCIPLINAR DO STJD NO INTUITO DE PUNIR O BRASIL/RS POR INFRAÇÃO AO ARTIGO 214 DO CBJD, COM A PERDA DE SEIS PONTOS.”

    Agora o JEC arrumou um inimigo pra uma vida toda! hahahahahaha

    ResponderExcluir
  22. Portanto, retifico o meu post. O Chuck NOrris tem medo de enfrentar o JEC na Arena e no STJD.
    Ab, ST

    ResponderExcluir
  23. O Dr. Pugliese tem que ser advertido. Está arranjando inimigos para o JEC de norte a sul do país. Excesso de competência!

    Vamos entrar nos blogs de tocida do Brasil. Logo, logo o Sérgio Manauara vai estar lá se solidarizando com os xavantes.

    É a maldição do centenário (semternada). Para quem estava torcendo para o Caxias fake tirar pontos da Chapecoense, as esperanças diminuem. De sangue doce, os fanta uva não vão ser páreo para o time do oeste.

    Te cuida, Chuck Norris.

    VAMOS SUBIR, JEC!!!

    ResponderExcluir