NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

30 de mai. de 2011

SÉRIE C: SEM TV, SEM DINHEIRO?

A TV Pública federal, a famosa TV BRASIL (ou TV Lula, para os íntimos) mijou pra trás, como se dizia lá no Glória, e não vai mais transmitir a Série C do Campeonato Brasileiro. É uma péssima notícia por dois aspectos, mas já estamos acostumados com más notícias, portanto, não vamos nos desesperar (mas bem que poderíamos).

Primeiro, obviamente, que não poderemos ver alguns dos jogos do JEC fora de casa como prometido, as marcas de nossos patrocinadores atuais e os futuros (e espero que sem TV também não desistam) deixarão de ser exibidas, o que pode tornar menos interessante que patrocinem o Tricolor.

Depois, pelo que eu li quando se acertou esse contrato - que agora vê-se que não estava fechado - prometia-se patrocínio para pagamento dos deslocamentos aéreos e mais 5 mil por jogo para hospedagem, aliviando sobremaneira as despesas para uma competição que, quase certamente, será deficitária. Será que a CBF vai bancar estas despesas sem a ajuda da TV?

A alegação da rede de televisão é de falta de dinheiro (viram como não é so o JEC que está na pindaíba?). Vejam a nota oficial da rede pública:
"No início deste ano, a Empresa Brasil de Comunicação - EBC iniciou conversações com empresas credenciadas pela Confederação Brasileira de Futebol - CBF, com vistas à aquisição dos direitos de transmissão, pela TV Brasil e Rede Pública de Televisão, dos jogos da Série C do Campeonato Nacional.

Esta semana, a EBC reuniu-se com dirigentes da CBF, que se empenharam na busca de uma fórmula contratual que possibilitasse o fechamento do acordo. Em seguida, a diretoria da EBC realizou um rigoroso exame de sua situação orçamentária e financeira, concluindo que seria imprudente destinar ao referido evento esportivo, embora reconhecendo sua importância e relevância, recursos que poderiam comprometer outras atividades da empresa e do Sistema Público de Comunicação que gerencia.
A EBC espera, para o próximo ano, uma situação orçamentária mais confortável, que lhe permita financiar a transmissão desta competição, tão importante para as populações dos estados e cidades mais remotas do Brasil"

Acho tal conduta um desrespeito da rede PÚBLICA de Televisão. A concessão de televisão é um serviço público por definição, e agir tal empresa, ao mesmo tempo, de um lado para reconhecer que a competição é "tão importante para as populações dos estados e cidades mais remotas" e de outro para se eximir de seu papel de ser um canal de integração desses lugares alijados não só de verem seus times nas primeiras divisões do futebol, mas agora até de vê-los, é na verdades um grande DESSERVIÇO PÚBLICO. AVANTE (E NAS ONDAS DO RÁDIO), JEC!

7 comentários:

  1. Pois é, jequeano, mas não é que apareceu a REDETV na parada querendo transmitir? Dizem que a negociação está avançada e vai rolar. Tomara. Pra mim é até melhor, eu não tenho TV Brasil, mas tenho Redetv. Pensa no figuraça do Silvio Luis narrando um gol tricolor: "Olho no lance! Foi foi foi foi foi ele! Limatador!"

    ResponderExcluir
  2. Sandrão - JOINVILLE30 de maio de 2011 às 15:34

    O lance é a comissão técnica do JEC instalar uma tweetcam e transmitir todos os jogos do JEC via internet pra gente... hehehe

    E a proposta de pagar despesas de viagem do clube para jogos acima de 500Km seria muito bom pro JEC, pois praticamente cumpriria o campeonato todo de avião. Pena! :(

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Emerson, eu também acho a REDETV melhor, e até tem transmissão em HD. Melhor que o Sílvio Luiz é podermos ver lances bisonhos da terceirona em HD, já pensou um cruzamento de JEC x Brasil de pelotas, lá em Pelotas, com -10 graus, e tudo em HD... heheh.

    Sandro, eu acho que a CBF vai ter que dar um jeito e custear alguma coisa. Caso contrário, vai ter nego pegando ônibus de linha pra chegar nos jogos.

    Ab, ST

    ResponderExcluir
  4. Sandrão - JOINVILLE30 de maio de 2011 às 17:36

    Jequeano...

    Dê uma olhadinha no blog do Braga no DC de hoje... falando sobre a Copa 2014.

    Interessante!

    ResponderExcluir
  5. Bom, é melhor deixar pra quem têm dinheiro mesmo (e como eram ruim os caras que narraram e comentaram as finais da C do último ano, meu caralho!). Para nós torcedores seria uma maravilha essa transmissão, mas para outros é uma piada a Tv Brasil "gastar" dinheiro com essa trupe. A Tv Cultura sabe bem disso, se envolveram com a iniciativa privada (imbecil do Serra) e se fuderam, agora até propaganda das casas bahia aparece...
    Vamos torcer pro Silvio Luiz que vale mais.

    Enderson

    ResponderExcluir
  6. Sandro, tenho acompanhado esse assunto, leio a Folha - embora o Estadão esteja matando a pau nessa questão, e o negócio é muito feio. A FIFA é uma bandalha, a Copa no Brasil vai ser uma farra. Só espero que nós não nos iludamos com sonho algum, nem o de ser sub-sede.

    Enderson, é claro que a turma da tv brasil deve ser uns sociólogos que nunca viram uma bola, mas melhor que pudéssemos ver o JEC de vez em quando do que nada. Agora, a Rede TV, que segundo se comenta, já anda em dificuldades financeiras, tendo que montar a infraestrutura para transmitir a C (na B eles só compravam o direito de tranmitir da Globo), também parece um caminho difícil. Olho no Lance....
    Ab, ST

    ResponderExcluir
  7. Sandrão - JOINVILLE31 de maio de 2011 às 16:56

    Rede TV com Silvio Luiz??

    Pelas barbas do profeta, o que que eu vou dizer lá em casa?

    A barreira tá posta, todos em posição de papai noel...

    ...Chuveirou na boca do funil...

    ... No paaaaaaaaaaaaaaaauuuuuuuuuuuu....

    HAHAHAHAHA

    ResponderExcluir