NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

20 de ago. de 2012

A DERROTA MAIS BONITA. VITÓRIA 2x1 JOINVILLE

Eu estava em grande dúvida sobre o quê escrever, se sobre o jogo de sexta ou sobre a feijoada com nossos craques do passado, no sábado. Escreverei sobre os dois: hoje sobre a partida contra o 
Vitória; outro dia sobre o espetacular encontro com o passado que houve na feijoada, onde vi meus ídolos de infância, pude conversar com eles, tirar fotos, e, todos, de uma simplicidade e respeito enormes, muito felizes pelo reconhecimento que a torcida jequeana lhes prestou. E como havia gente, muita gente para prestigiá-los. Foi bonita a festa, pá!

Trato do jogo de sexta, então: começamos a peleja meio assustados, e logo tomamos um gol de bola parada - depois de boa defesa de Ivan, ninguém chegou pro rebote e Willian abriu o placar. Pedro Paulo, com apenas 35 anos e muito inexperiente, parece ter dado um tapa no Batoré (a imagem não foi clara, se o tapa pegou na bola ou na cara de Willian que, a propósito, não reclamou do lance, o que me faz acreditar que houve exagero da arbitragem), sendo expulso. LC teve de rearranjar a zaga, tirou Gilton e colocou Linno, e antes mesmo de o time novamente se assentar no jogo, o Vitória fez o segundo gol, com Elton. Parecia que uma goleada se avizinhava, e que sairíamos humilhados do Barradão. 
Mas eis que se deu o exato oposto. 

Começamos a ficar com a bola no pé, e devagarinho, nos assenhorarmos do jogo. Após pênalti em Eduardo, convertido por Little Richard, fomos para o intervalo perdendo por dois a um, com alguma esperança para a etapa final. 
Na segunda etapa, o que o JEC fez foi uma das coisas mais legais que eu já vi nosso tricolor fazer. Com um a menos, tomamos conta da partida, mandamos no campinho, e pelo menos por duas vezes tivemos a chance clara do empate, que infelizmente não saiu. É claro que concedemos o contra-ataque, e corremos riscos enormes (Ivan fechou a porteira), mas jogamos de forma intrépida, corajosa. É só o que pedimos sempre - jogar pra tentar vencer, sejam quais forem as circunstâncias.

Lá no Meurer, após o jogo, não havia um só torcedor lamentando pela derrota. Pelo resultado até sim, mas pelo que jogamos - e era um sentimento comum - havia apenas orgulho do futebol apresentado, e uma quase certeza que, doravante, em qualquer jogo, seja na Arena, seja fora de casa, não mais jogaremos com medo, e podemos fazer frente a qualquer um de nossos adversários nesta Série B. Um time "de macho", como disse o Leandro após a partida. A confiança até aumentou, apesar da derrota. 
Por isso, embora não exista derrota boa, pensei após o jogo que essa foi nossa "derrota mais bonita", em que mostramos que podemos enfrentar um clube como o Vitória, com orçamento 5 ou 6 vezes maior do que o nosso, que em uma só semana tem cacife pra contratar Elton, Marcelo Nicácio e William (esses três pagam uns 50% da folha do nosso elenco todo, cada um embolsa uns "cem conto" frouxo), e jogar de igual pra igual. E poderemos seguir assim nos 20 jogos faltantes nessa Série B.
E com esse futebol - se conseguirmos repeti-lo rodada após rodada, não é de se duvidar que o acesso é uma real possibilidade. 

Lembrei-me da derrota do Brasil para a Itália, em 1982, com a famosa capa do Jornal da Tarde lá em cima exposta. Acabado o jogo, na Globo narrava Luciano do Valle e comentava Márcio Guedes. Luciano abriu a palavra para o comentarista, e hoje, seria absolutamente comum que alguém com o microfone na mão descesse a ripa no time que acabara de perder. 
Pois Márcio Guedes - vi o jogo em VT na TV Cultura - apenas disse que era uma pena que aquele time, que jogara tão bem, que dera um show de futebol, perdesse aquela partida. Era injusto, mas assim era o futebol, e que aquela equipe merecia todos os aplausos. Pois assim foi o JEC na sexta-feira. Apesar da derrota, só aplausos. AVANTE, JEC!

19 comentários:

  1. Sandrão - JOINVILLE20 de agosto de 2012 às 16:40

    Jequeano..
    Tu quis dizer que o time "coincidentemente" melhorou com a saída do Gilton???

    hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Sandrão - JOINVILLE20 de agosto de 2012 às 16:44

    O novo gerente de marketing do JEC é....

    ... UMA gerentA de marketing... hehe

    Boa Sorte a ela!! Tô até vendo neguinho falando quando algo não der certo: "Coisas de Laurinhaaa"... hahaha

    ResponderExcluir
  3. Sandrão - JOINVILLE20 de agosto de 2012 às 16:55

    Vale a pena "verde" novo.. hahahahaha

    http://www.youtube.com/watch?v=Pxod_iuQjGk

    ResponderExcluir
  4. Orgulho de ser Jequeano

    ResponderExcluir
  5. Jequiano, não sei se você ainda têm a assinatura do AN, de qualquer forma hoje quando estava lendo a coluna do "ícone do jornalismo esportivo" lembrei da sua profunda admiração pelo titular da coluna.
    Veja:
    "O que pesa a favor do Criciúma é o retorno de Zé Carlos. Ele é o cara. Carrega nas duas pernas o veneno matador da serpente."
    Já havia lido isso antes, está faltando criatividade ao Alagoano.

    ResponderExcluir
  6. Jean, tudo que lês hoje do alagoano, já foi lido algum dia. Parece uma maritaca repetindo lições antigas.
    Hoje outros há devaneios como chamar times de São Paulo pra jogar na Arena, pasme, até jogos da Libertadores - abandonando a própria torcida. Eu leio, de manhã cedo, com um cuba injetado diretamente no fígado, pra aguentar.

    ResponderExcluir
  7. Veneno matador da serpente na perna do Zé Carlos?! Dá específico pessoa pra ele antes que seja tarde!

    ResponderExcluir
  8. Muita demora pro jogo do JEC, vou tomar uma gelada hj já!

    ResponderExcluir
  9. Uma coisa eu percebi ontem. Vejam só... (Que merda)

    A CBF nos ajudou. Normalmente os clássicos ficam para a última rodada. Ontem jogaram o cri cri e o avaíbis. A CBF deve achar que é mais clássico que nós com o cri cri freguês.

    Só sei de uma coisa. Espero que tudo termine como está hoje.
    Jec e cri cri freguês na série A e os dois bostas da ilha perdida na B. Aí eu faço uma faixa pra rbs.

    ResponderExcluir
  10. Ranking das torcidas. Não sei qual a fonte, mas parece certo.

    http://www.boraleao.com.br/2012/08/ranking-de-publico-brasileirao-todas.html

    ResponderExcluir
  11. É isso aí, Bocão, assume logo o caso com o Junilito. Tá com ciúme e tudo mais.

    No mais, o blog http://rbrito1984.blogspot.com.br atualiza semanalmente a média de públicos de todas as divisões. Vale a pena conferi de vez em quando.
    Ab, ST

    Ah, e o resultados de ontem foram bons para o JEC.

    ResponderExcluir
  12. Porra, sou obrigado a colar aqui:




    Jornal A Notícia

    Com contrato apenas até o fim do ano, Lima e Ivan são alvos de grandes clubes
    21 de agosto de 2012 1

    O Joinville que se acostume. Com a campanha que faz na Série B, o assédio sobre seus jogadores será mais do que normal. Após a renovação com Eduardo até 2016 com a multa contratual de R$ 10 milhões, o goleiro Ivan e o artilheiro Lima são os principais alvos de clubes tradicionais do País.

    Destaques do time, os dois têm contrato até o final deste ano. Ivan até conversou com a diretoria há alguns meses e deixou muito bem encaminhada a renovação até 2013. Mas as palavras ainda não foram para o papel ainda. Sem a assinatura, Ivan poderia, hoje, fazer um pré-contrato com qualquer equipe.

    O atacante também é alvo de especulações que afirmam que ele está próxima de assinar um pré-contrato com um clube do exterior. O gerente de futebol do JEC, Leo Franco, diz que a situação é natural. "Não temos nenhum tipo de informação sobre isso, mas é evidente que, pela fase que ele está passando, surjam esse tipo de situações", diz.
    Share on orkutShare on twitterShare on facebookShare on emailMore Sharing Services
    Início

    Postado por lucas_balduino, às 20:44

    Categorias: Notícias, Série B
    Comentários (1)

    Marco Aurelio diz: 22 de agosto de 2012

    Bem isso é normal. tomara que a diretoria consiga convencer \"$\" os jogadores a ficarem no JEC, e para isso podem usar alguns exemplos como o caso do ronaldo capixaba que estava bem no JEC e agora e um mero reserva no Bvai.

    DALE JEC!!!!!


    André Budal. diz: 22 de agosto de 2012
    Seu comentário está aguardando moderação.

    Quantas vezes vocês já tiraram o Lima do Jec?

    Vocês são uns parlapatões mesmo. Nem uma vez sequer vocês acertaram sobre uma possível contratação de jogador do Jec.

    ResponderExcluir
  13. Bocão, no sábado um cronista esportivo - durante a feishowada - me garantiu que o Lima estava vendido para a Turquia, e sequer jogaria contra o Goiás. Garantiu! Será?

    ResponderExcluir
  14. Ele estava com a camisa do Curintia mano....rsrs

    ResponderExcluir
  15. E aí galera. A RBS vai continuar cagando na nossa cabeça até quando. Temos que parabenizar e copiar a torcida do criciúma que em todo jogo manda a RBS tomar no C.... Terça, no Sportv ficou bem nítido. Vamos agitar isso aí....

    ResponderExcluir
  16. Eduardo, estas certo. Teríamos de cornetas a RBS, mas isso não acontecera. Nossa torcida e muito pacifica.

    ResponderExcluir