NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

4 de mai. de 2011

REFORÇOS ESTÃO AÍ. MAS É SÓ ISSO?

Pois bem, há 10 dias saíamos do campeonato, e entrávamos em coma profundo do qual hoje, parcialmente despertamos. Na verdade, abrimos um olho, demos uma olhada no quarto de hospital e dissemos: vou ficar aqui mais um pouquinho. Porque, convenhamos, o pacote de reforços não é tudo aquilo que se esperava, a uma, em razão de que os possíveis reforços já tinham sido especulados pela imprensa, a duas, porque como sói acontecer, os reforços são pouco conhecidos (o famoso quem?)

A bem da verdade, nossos primeiros reforços foram as renovações de Jailton, Mateus e Tiago Real, a quem se esperava que os times curitibanos quisessem de volta. Não quiseram (isso é bom ou mau sinal?).

Ricardinho também já está aí. Já comentei sobre isso (A questão Ricardinho) e não vou mais perder tempo a esse respeito.
Depois - hoje - vieram:

Ronaldo Capixaba, é, na verdade, uma contratação que me causa certa preocupação não pelo seu futebol (que não conheço), mas porque vejo aí embutida uma possível dispensa do Chris.

Será esse aí, em forma roliça, nosso novo atacante?

Criciúma e ABC são os times de maior expressão que defendeu, agora estava na Lajeadense (time pequeno do RS), tendo feito três gols (!) no Gauchão, e parece ser um segundo atacante, não sendo jogador de referência na área (papel que caberá ao Lima, por certo) - o que pode indicar que talvez o Chris permaneça. Não é uma contratação empolgante. Ricardo Freitas elogiou, disse que é bom jogador.

David: lateral-direito vindo do Palmeiras B (que disputou a segunda divisão paulista), parece ter sido o destaque do time, em notícias do Futebol Interior. Tem apenas 21 anos. Em princípio, um acerto.

Wanderson: goleiro do Coritiba não conseguiu chegar de Curitiba a Joinville por problemas na Serra. Como já disse outro dia, esteve no banco do Botafogo de Ribeirão Preto (13º colocado) no Paulistão.
Era banco, aqui vai ser titular?
Contudo, ontem ouvi boas referências a seu respeito na rádio, acho que do Aurélio Ramos, que disse que o viu jogando aqui na Arena, ano passado, pelo Coxa.

Glaydson, volante que estava no Zequinha de Porto Alegre - um time de quarta divisão - parece ser um segundo volante, que sai para o jogo. Mas é daqueles jogadores cuja carreira aparentemente decaiu, já foi titular do Criciúma, hoje tá lá no São José.

Dirceu, zagueiro vinculado ao Coxa, jogou no Botinha/SP, tal qual o Wanderson, e deve ser apresentado nos próximos dias. É alto - 1,89 e tem apenas 23 anos. Não tenho maiores informações, mas no Globoesporte.com, até onde procurei, não foi titular (não constou das escalações nos jogos contra Santos, Corinthians ou São Paulo).

O Mira, em seu comentário na AM1250, aprovou as contratações - espero que ele entenda mais do que eu e esteja certo. Disse que são jogadores com cara de Série C (mas pergunto eu, que cara seria essa?).

Começo a achar que esse não será o último pacote de contratações antes da Série C. A Copinha - de baixíssimo nível técnico (só disputarão contra nós times que ficaram abaixo do JEC no Catarinão), vai demonstrar quem serve ou não serve. Anunciaram-se  8 ou 9 reforços mas chegou pouco mais de metade disso. Ainda não se falou concretamente sobre jogadores do Atlético-PR (o Ocimar "Boliceta" foi pra rua por lá) ou Cruzeiro ou Inter, como anunciado e "planejado".
Quer me parecer que ainda estamos na dependência da montagem definitiva dos elencos desses e dos demais times das Séries A e B, para ver quais jogadores estarão livres por não serem aproveitados nessas equipes, para contratar os últimos jogadores para a Terceira Divisão. Eu esperava (um pouco) mais hoje.
Mas olhando - ou tentando olhar - de forma positiva as nossas "aquisições" é de ver que contratamos jogadores jovens, ninguém em fim de carreira, e segundo o Nereu, Glaydson e Capixaba são jogadores de força (e já estavam mapeados há muito tempo, e contratados há mais de 30 dias), o que será necessário na pauleira da terceirona.
Estamos mudando o perfil de nossa equipe? Estamos mudando o jeito de jogar, apostando na juventude, força, e uma pitada de talento com Lima e Ramon para ascender à Série B?
O fato é que nem eu, nem ninguém viu esses caras em campo. Mais uma vez, só nos resta esperar e torcer.
AVANTE, JEC!

29 comentários:

  1. Meu .... ridiculo mesmo essas contratações .......
    cade o martini ????
    cade o FABINHO capixaba ???
    Cade o Tesser ?????
    Cade o meio de campo de habilidade ?????

    pra contratar essas porcarias inespressivas , melhor ficar com oque já temos......

    ResponderExcluir
  2. É jequeano, pela enésima vez teremos que "apenas" torcer!!!!!
    Uma das prerrogativas do Futebol é tambem "comemorar", quando vamos comemorar Diretoria do JEC?
    Que eu me lembre comemoração efetiva mesmo somente contra o Bvai, aquele 1x1 em 2010 e o 4x0 deste ano, só, acho pouco para um clube que quer galgar patamares mais elevados no cenario brasileiro de futebol.
    No mais, vamos Torcer!!!!!, Sds Tricolores

    ResponderExcluir
  3. Guih, como disse, acho que as contratações mais expressivas dependerão dos times de Série A e B fecharem seus elencos, de dinheiro que apareça, e das dispensas que forem feitas.

    Dácio - no jec, prerrogativa é a de sofrer. Comemorar, bissextamente, nos é permitido. A última vez que nós comemoramos, o Osama ainda nem estava se escondendo. Ab, ST

    ResponderExcluir
  4. Eu achei uma tragédia esse pacotão de reforços. Espero que eles provem o contrário dentro de campo. Desses aí, acredito que o David deve vir para ser o titular, e o Glaydson pode brigar por espaço na equipe. Os outros contratados seriam craques no campeonato Tocantinense.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei surpreso com a contratação do Ronaldo Capixaba e Glaydson. Como disse o 'Nosso, Nosso, Nosso' outrora: "Mais do mesmo!" E, novamente, teremos de vê-los jogar para ver se servem. O problema é que perdemos a paciência faz tempo! Alguém avisa o Nereu e cia que estamos cansados disso.

    Outra coisa que me chamou a atenção, Jequeano, foi o comentário do Ricardo Freitas. Pela primeira vez em anos, vi ele elogiando as contratações. Será que tão 'comprando' o homem? Haha Mas, ele não esqueceu de uma frase: "Ninguém é bom ou ruim até que prove o contrário."

    Ah, acho que o caminho certo são as contrações de jovens como, Wanderson, Dirceu e David. É melhor do que contratar jogadores que rodam, rodam e param no JEC como Ronaldo Capixaba e Glaydson. Só para lembrar: Jaílton, Mateus, Jonatas não atuavam nem na equipe B do Atlético e excursionaram para o exterior com o Furacão antes de desembarcar na Arena. De três, aprovar dois, tá ótimo. Isso sem contar o Tiago Real do Coxa que também aprovou.

    ResponderExcluir
  6. Sandrão - JOINVILLE4 de maio de 2011 às 15:47

    Vi um video do goleiro Wanderson...e gostei! Me parece ter boa saída nas bolas aéreas (nosso calcanhar de Aquiles) e ótima reposição de bola com as mãos. Acho que pode dar certo sim!

    David me parece a contratação mais acertada das que vieram até agora.

    Ronaldo Capixaba não teve boa passagem pelo Criciúma, a ponto da torcida fazer um joguinho na internet com o título "chute o capixaba". Mas se for considerar isso, o Linno também não foi muito prestigiado lá pelas bandas do sul, e aqui tem mostrado que é titular... vai saber!?!

    A sensação que fica, é que TODA a torcida tricolor está com os 2 pés atrás nas contratações anunciadas até agora. Ninguém se empolgou muito não.

    Já o Giba, em entrevista à TV SÉCULO 21 essa semana, disse que o JEC está se estruturando de acordo com o que ele propôs, e que tem um projeto audacioso de levar o clube de volta à série A (mas a B pra mim já tá bom demais!!)

    Só nos resta aguardar... ao menos agora já tens assunto suficiente para os posts do blog jequeano... hahahaha

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Sandrão - JOINVILLE4 de maio de 2011 às 15:53

    E ainda..

    Ouvi rumores de que o Edinho também está voltando ao JEC.

    ResponderExcluir
  8. Edinho está voltando ao JEC, mas isso já era esperado, ele saiu só pra jogar o Gauchão. Em relação ao atacante contratado, por que a diretoria não contratou o Paulo Rangel, autor de 11 gols no Gauchão? Por que trouxe o Capixaba, Meu Deus?

    ResponderExcluir
  9. Amanhã chega o Éder e o Valdeir hahahahahaha

    ResponderExcluir
  10. Sandrão - JOINVILLE4 de maio de 2011 às 17:06

    Deve ser porque o Capixaba gostou da cidade e da estrutura do clube... kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Sandrão - JOINVILLE4 de maio de 2011 às 17:07

    Se ele não jogar nada... manda o cara lá pra escola agrícola de araquari... e muda o nome dele pra capinava!

    ResponderExcluir
  12. A discussão tá boa, e não quero me meter demais com a minha opinião, que já está no texto, mas vamos lá.

    Emerson: considerei frustrante, também, o pacotão.
    Sandro: penso que o Edinho acho que não vai ter chances com o Giba.
    E como voce e Enderson apontaram, logo pensei no Eder, que chegou pra ser o demonho, e foi uma naba. Essas contratações meia-boca parecem que são feitas para serem desfeitas daqui a 15 dias (e arcar com rescisões).

    Maneca, eu também quase tive um infarto quando o Ricardo elogiou alguma coisa (qualquer coisa).

    De tudo isso, concluo que o JEC tá mais ou menos como os governos Sarney e Collor: a cada 15 dias, um novo pacotaço.

    Ab, ST

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que a diretoria ta fazendo o certo, a hora de contratar jogadores pouco conhecidos é essa, temos a copinha para testalos e peneirar os melhores para a série C
    Provavelmente as contratações mais expressivas virão perto do inicio do campeonato, acredito que virão jogadores conhecidos e tambem mais caros.

    ResponderExcluir
  14. Sandrão - JOINVILLE4 de maio de 2011 às 17:41

    Aham... tá bom...

    E depois quando nada der certo de novo... vão dizer que foi por falta de uma boa pré temporada!

    Até agora não pude constatar onde "a série C é prioridade para o JEC esse ano".

    Devo ser da turma dos pessimistas... porque já está me dando uns 10 tipos diferentes de medo!!!

    ResponderExcluir
  15. Pois é galera, lendo os comentarios vejo que nossa paciência esta no limite, é que ja vimos esse filme antes, vai que da certo, Ricardo Freitas elogiando já é um bom começo, hahahahaha

    Sds Tricolores

    ResponderExcluir
  16. Leonardo - não sei se a diretoria está fazendo certo, mas concordo que o que profetizas pode sim acontecer. Se essa barca nova não funcionar, certamente virá outra antes da Série C.

    Sandro, não temos prioridades, temos estratégias montadas em cima da hora, e que dê certo, com muita sorte.

    Dácio, paciência não temos mais faz tempo, só temos é esperança.

    Ab, ST

    ResponderExcluir
  17. Vendo os brasileiros na libertadores hoje podemos pelo menos nos consolar. Agora sabemos que não é só o JEC que consegue nos decepcionar tanto. Só não foi surpresa a eliminação do Cruzeiro, pois mesmo sendo o time de melhor campanha é comandado por um perdedor eterno. Os demais resultados são supresas. Mas sobre nossas contratações, bem, mas eu confio nelas. Confesso que é puro otimismo, prefiro deixar a razão de lado, não fazer análise nenhuma. Acho que é pra não sofrer antecipadamente. Hahahahaha. Farou!

    ResponderExcluir
  18. Jonas, até escrevi no twitter do jecmania que não é só nosso time que faz papelão em casa. E conclui que o JEC é melhor que o São Paulo, afinal, metemos 4 a 0 no time do mangue, e eles só um a zero, e de pênalti. Ab, ST

    ResponderExcluir
  19. Ronaldo Capixaba jogou na Chapecoense tambem, eu so nao criei o joguinho que a torcida do Criciuma criou anos depois, porque faltava tecnologia na epoca;
    Fabricio cco

    ResponderExcluir
  20. O Jequeano, alguma novidade sobre novos patrocinadores????
    Abraços RAFAEL

    ResponderExcluir
  21. Entrem no www.museujoinville.com.br e deem uma olhada. Interessante.

    ResponderExcluir
  22. Cada vez me surpreendo, agora um museu. Mal começamos a construir a nosso historia e já teremos um...
    Parabéns aos idealizadores, mas não é essa a hora.

    ResponderExcluir
  23. Não sei nada de patrocínios, Rafa.

    Quem está a frente desse projeto de museu, Emerson?

    Ab, ST

    ResponderExcluir
  24. A ideia é do Fernando, do Departamento de Marketing.

    ResponderExcluir
  25. Só uma curiosidade: o time da moda é o Coritiba. E o Coritiba tem parceria com a...

    ResponderExcluir
  26. a arena está no bolo:

    http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,organizacao-da-copa-2014-indica-145-cts-no-pais,716525,0.htm

    ResponderExcluir
  27. Sandrão - JOINVILLE9 de maio de 2011 às 15:55

    Chegando + 2 reforços pro JEC:

    Zagueiro - ENIO (destaque do Comercial que foi campeão da séria A2 do campeonato Paulista ano passado). Já passou Cruzeiro e Remo, e foi da base da seleção brasileira.

    Lateral Esquerdo - TARRACHA - Jogou a série B pelo América/RN ano passado, e não deixou boas lembranças por lá não.
    Atualmente era titular do Linense/SP no paulista 2011.

    Esses seriam os jogadores de série B prometidos pela diretoria do tricolor tricolaço ??

    Abraços!

    ResponderExcluir
  28. Sandro, escrevi sobre nossos reforços, mas o post só sai amanhã, porque já postei hoje, sobre a arena ser sub-sede da copa (como diria dona Ivone lara, "sonho meu, sonho meu". Ab, ST

    ResponderExcluir