NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

3 de mai. de 2011

OS GOLS QUE O JEC TOMOU NO RETURNO: A BOLA AÉREA

O JEC não cria pauta, vou de um post que estava meio esquecido, rascunhado, mas que terá alguma importância para nossas pretensões na Série C, afirmando peremptoriamente: temos que saber nos defender da bola aérea, ou estamos fudidos.

Li, outro dia, na coluna do Elton Carvalho (essa nova geração de jornalistas esportivos me parece bem melhor do que a velharia que ainda temos por aqui; é claro que mesmo entre os provectos há alguns de cabeça arejada e conhecimento de causa, como o França, de quem gosto muito; pra vários outros, indico o seguinte endereço: INSS, Rua 9 de março, 241, centro, Joinville) que o JEC sofreu 8 de seus 9 gols no returno em jogadas aéreas.

Achei estranha a estatística e fui rever os gols do returno. Discordo do Elton.
Os gols foram assim: Falta longa do Breitner - FIG; Chute longo do Teco e jogada aérea (aquele gol contra de cabeça do Max) contra o Marcílio; 1 falha do Júlio Bastos e 1 cruzamento mal cortado cumulado com falha da zaga contra o Concórdia; 1 escanteio e uma falta de longa distância (Metrô). Na semi, contra a Chapecoense, dois gols de bola aérea (um escanteio e uma jogada pela esquerda).
Não sofremos gols contra Brusque, Avaí e Imbituba.
Então, o meu resumo dos tentos sofridos é o seguinte: Duas faltas longas que o Max engoliu (reconheço que são discutíveis as falhas), e um auto-gol de cabeça de nosso arqueiro (considerarei bola áerea), uma falha por baixo de Júlio Bastos, um chutaço do Teco em Itajaí (o único gol sem culpados) além de mais quatro bolas aéreas contra Concórdia, Metrô e Chapecoense.

Assim, na minha conta, "apenas" 5 dos 9 gols foram por cima. Max colaborou intensamente em 3 dos 9 gols, e em nenhuma jogada aérea ele saiu debaixo dos paus.  

Embore discorde do Elton nos números, concordo plenamente com sua preocupação.
Temos de acertar a marcação na bola parada! E achar um goleiro que não deixe tudo para a zaga.
Em defesa do Max, há de se dizer que embaixo das traves em chutes à queima-roupa o homem é um monstro, faz várias defesas impossíveis, mas quando tem de sair do gol, lembro-me do Zagallo e da propaganda da Volkswagen: "sai do gol, Dida". Nunca sai, e quando sai, sai mal, e nas bolas longas, tem comprometido. Deu pra ti, Maximus Meridius (esse gladiador não pisa mais na arena - que trocadilho infame! - desculpem).

Também há de se dizer que várias dessas bolas que a zaga pifou, o Max garantiu, fazendo ótimas defesas embaixo do gol, se não fosse isso, teríamos tomado muito mais gols de cruzamentos.

Não tinha ainda pensado nesse aspecto (não sai do gol nem por decreto), e me parece que há mais uma razão para que o Max não fique ou não seja titular. Se ele for caro, deve ser dispensado para contratarmos um titular absoluto (será que vão tentar o Martini, que tá lá no Novo Hamburguer?).

Pois bem: hoje em dia, com esse futebolzinho mequetrefe que temos por aí, a bola parada é primordial. O jogo é pegado no meio, poucos times - ainda mais na Série C - têm criatividade, jogadas pelo meio, tabelas, e o bumba-meu-boi na área cresceu em importância no futebol. Até por isso não devemos dispensar o Chris.

Há três causas principais para nossos problemas defensivos na bola alta:
Nossos zagueiros andam perdidos.
Nosso goleiro não sai do gol.
Há jogadores que compromentem dentro da área (Gilton marca mal por cima, por exemplo).

Há algumas coisas a fazer:
Sai do Gol, Dida!
1. CONTRATEM UM GOLEIRO QUE SAIBA SAIR DO GOL! (o Luxa na segunda ressaltou a importância de um grande goleiro para um time; temos que pensar nisso. Me parece que o goleiro reserva do Botafogo/SP não é a solução para nossos problemas!).
2. PELAMORDEDEUS, GIBA: (SE SOUBER COMO FAZER) TREINE A DEFESA PARA A BOLA PARADA! Até na minha pelada eu sei que não dá pra marcar a bola, e sim que é necessário encostar no jogador.
3. Escolham zagueiros bons nesse tipo de jogada.

Sei que o post ficou meio avacalhado, peço desculpas, mas também nosso time está sem assunto há uns 10 dias. Repito, se na Série C soubermos bloquear esse jogo aéreo (não conseguimos fazê-lo bem no Catarinão), nossas chances aumentam. AVANTE, JEC!

14 comentários:

  1. Não tem do q se desculpar brow sobre o post,achei mt mt interessante,xou d bola.Vc como SEMPRE SEMPRE nunca posta nada sem conhecimento d causa e por isso lhe parabenizo.Se alguem tem a OBRIGAÇÃO d se desculpar PUBLICAMENTE é a diretoria desse clube q é nossa paixão e foi quem montou esse timinho tricolor,né.PARABENS PELO BLOG E SEMPRE AVANTE COM NOSSO JEC (destino ignorado).

    ResponderExcluir
  2. O comentario acima quem enviou fui eu Edson Paraná (Praia Daniela Fpolis)e nao Tania q é minha esposa ok JEQUEANO(comentario enviado do computad. dela).

    ResponderExcluir
  3. Sandrão - JOINVILLE3 de maio de 2011 às 16:55

    Como sempre diz o velho (e sábio nas artes do futebol) Arthur Hoppe: "um bom goleiro é meio time".

    É isso!

    ResponderExcluir
  4. Edson, seja bem vindo como comentarista. Até estranhei um comentário feminino aqui no blog (hehe). Inveja de estar na praia. Obrigado pelo elogio. É que o post eu ia publicar se continuássemos no catarinense, para as finais, mas aí faltou assunto e mandei o post assim mesmo.

    Sandro, vi o Luxemburgo dizendo que brigou pela contratação do Felipe, porque um bom goleiro faz toda a diferença, qualquer zagueiro joga muito mais sabendo que no gol tem um cara bom.

    Ab, ST

    ResponderExcluir
  5. como de costume seu, este post também ficou muito bom, como já falei aqui antes é sempre bom termos alguém como você e o França para nos manter informados sobre nosso tricolor.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Sandrão - JOINVILLE4 de maio de 2011 às 08:16

    Jequeano,
    O blog do Wilson França saiu do ar?
    O link não remete mais ao blog.. dá uma olhada!
    Achei estranho.

    Sds

    ResponderExcluir
  7. Carai, o JEC contratou Ronaldo Capixaba, o pior atacante da história do Criciuma e atual reserva do Lajeadense!!! Coraaaaaaaagem!!!!

    O lateral direito David foi uma boa, o resto vamos esperar pra ver.

    ResponderExcluir
  8. Ae Jequeano, Márcio e Sandrão,tks. Jequeano peço tua permissão para esclarecer que estou fora do ar, pq o pessoal do site fez inovações e ñ completaram ainda. Vou continua no ar a partir de amanhã. Não sei por quanto tempokkkk! Abs. Wilson França

    ResponderExcluir
  9. Márcio, obrigado.
    Sandro, o França já respondeu abaixo.
    Emerson - tô esperando dar 11 horas pra ver quem chega.
    França - tá dado o recado.
    Ab, ST.

    ResponderExcluir
  10. Sandrão - JOINVILLE4 de maio de 2011 às 13:48

    O D.O.P.S. pegou o Wilson França... hahahaha

    Censuraram o homem!

    ResponderExcluir
  11. Sandrão - JOINVILLE4 de maio de 2011 às 13:49

    Saiu a lista de Schindler !!!!!!!!!

    Ou seria de Vogelsanger???

    ResponderExcluir
  12. Sandrão, saiu o post sobre a lista.
    O Departamento do "Oliúde", Pinga e Samba está atrás do França.

    ResponderExcluir
  13. Sandrão - JOINVILLE4 de maio de 2011 às 15:34

    hahahaha

    "Eu procurei fumar cigarro Oliúde que a televisão me diz que é o cigarro do sucesso.. .eu sou sucesso!!" (Raul Seixas - Fim do mês)

    ResponderExcluir
  14. Sandro, nem pensei na música do famoso Toca Raul, mas no Capitão, ex-volante da Portuguesa, que se chamava Oliúde. Ab.

    ResponderExcluir