NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

24 de mai. de 2013

COPA DO BRASIL E SÉRIE B: COMO FOI, COMO VAI (OU PODE) SER.

COPA DO BRASIL:
O embate contra o Santos mostrou um JEC muito forte na marcação, e para mim, jogando no esquema da
moda, o 4-2-3-1. A linha de defesa, com um lateral mais preso (Carlos Alberto, até pela necessidade de marcar o Neymar) e um com mais liberdade - Rafinha, que ainda vai crescer muito, pois é bom jogador; dois volantes marcando - poderíamos ter um com mais qualidade para ir à frente, mas tudo bem; três meias Ricardinho ou Artur Maia, Marcelo Costa e Liguera; e um atacante - que realmente anda numa péssima fase. 
Isso já demonstra que Arturzinho não é preso a conceitos prévios, e pode sim abandonar o 3-5-2, de acordo com os jogadores que tiver à sua disposição - e os terá, embora não amanhã, pois há muitos contundidos e alguns ainda fora de forma. 
Volto ao mata-mata propriamente dito: em ambos os jogos, as chances mais claras de gol foram nossas. Em Joinville Rafael impediu um gol do Lima, e Ligüera perdeu um feito. Em Santos, o arqueiro santista defendeu incrivelmente um chute do Ligüera e Sandro teve a bola do jogo num escanteio aos 44' do segundo tempo, para levar o jogo para os pênaltis, mas cabeceou para fora - disse que a bola estava molhada (porra, mas com aquela juba tinha que ter acertado). Uma pena. Concedemos poucas oportunidades aos Santos, que se não vem jogando um bolão, tem jogadores do nível de Arouca, Neymar, Cícero. 
Além disso, nossa torcida se houve muito bem. Em Joinville, estádio lotado, muita festa, elogios em rede nacional ao Estádio e à galera, uma renda de quase 400 mil no bolso; em Santos, uma boa presença de nossos torcedores, as duas organizadas marcando presença, e na TV praticamente não se ouviu a torcida santista, só a Tricolor.
Poderíamos ter vencido lá e cá, mas costuma ser assim quando se enfrenta um time de grande expressão: eles não costumam desperdiçar as poucas chances que têm, e aí, lascou-se. Mas esse time do JEC promete, desde que...

A SÉRIE B: prevejo uma estreia difícil, afinal de contas, estamos com uns dez jogadores encostados no DM para esse jogo (Eduardo, Ricardinho, Lingueta, Kim, Wellington Bruno, João Paulo, Eduardo atacante, Mateus Carvalho, Artur Sanches, Tarcísio, Somália), o que dificulta a escalação. 
Pelo menos a armação defensiva está garantida com Ivan, Cazalberto, Sandro, Rafael e Rafinha, com Recife e Marcus Vinícius de volantes. Na meiúca devem jogar Marcelo Costa, Artur Maia e Jailton (?), com o Lima, que há 7 jogos não marca um golzinho, lá na frente. 
O Bragantino parece que vem com um time experiente, e deles eu conheço o zagueiro Álvaro (ex-Inter e Flamengo, que tá velho), o meia Deivid Sacconi (ex-Palmeiras) e o perigoso avante Lincom (ex-Criciúma). Pelo jeito (só dois atacantes relacionados), eles vêm como no ano passado, jogando num 4-5-1. E não é demais lembrar que vencemos por um a zero, muito beneficiados pela arbitragem. 
Mas não pensemos só nesse jogo, embora uma vitória seja desejável (ano passado estreamos perdendo em casa, embora contra um dos favoritos ao acesso, que acabou se confirmando - Atlético-PR). Vamos pensar um pouco adiante.

Outro dia, Paulo Pelaipe, diretor de futebol do Flamengo, falou algo importante sobre o campeonato de pontos corridos. Cito: "campeonato brasileiro não se decide nas últimas rodadas (...) não tem essa de perder duas, três e depois recupera. Não recupera porra nenhuma. tem de ter a mesma disposição e vontade da primeira à ultima rodada".
Então, pessoal (ou melhor, Arturzinho), nossa missão é fazer esse time jogar com a aplicação que tivemos contra o Santos, por 8 meses ou 38 rodadas. Difícil pra Audálio (que aliás, refugou e não vem mais), porque uma coisa é TV aberta pro Brasil inteiro, Neymar de outro lado, estádio lotado; outra coisa é enfrentar Betim ou Oeste de Itápolis, vinte gatos pingados na arquibancada, enfrentado Monga, Rayllan, e outros craques que veremos por aí. Temos que manter a pegada se quisermos algo. Elenco eu acho que temos para brigar pelo acesso.

Outra coisa importante é largar bem: são seis jogos até a pausa da Copa das Confederações. Bragantino, Asa e América-RN em casa, e Atlético-GO, Avaí e Guaratinguetá fora. Largando bem, teremos 20 dias para tranquilamente planejar a perna mais longa do campeonato, deixar todo mundo em forma, etc. Com maus resultados serão 20 dias infernais, procura de culpados, etc. Atenção, portanto, nesses primeiros 18 pontos em jogo.

Então, até amanhã, na Arena. Quem ficar em casa para ver final de Champions League que não se apresente aqui no blog na segunda, pra comentar qualquer coisa. Lugar de Tricolor é no Estádio Municipal, amanhã às 16h, para ajudar a vencermos o Bragantino. AVANTE, JEC!

7 comentários:

  1. Edson Paraná; fpolis (vão pro inferno manezada do caralho)24 de maio de 2013 às 23:09

    Aos que se acham e/ou se dizem torcer pro TRICOLOR faço um pedido, um pedido sublime. PELO AMOR DO NOSSO BONDOSO DEUS, amanhã não pôem os seus ''santos'' pezinhos na ARENA DE TODOS OS PRINCIPES pra encomodar o MEU TRICOLOR ok galera falsa do caralho. Mais uma vez sou simplesmente obrigado concordar com o amigo Jequeano, OS FALSOS TRICOLORES DEPOIS DO RESULTADO NÃO VENHAM CHORAR A PORRA DERRAMADA, ''CARAIO DOS CARAIO''. Pena é estar / morar / trabalhar, resumindo viver, em território inimigo (fpolis, VÃO PRO INFERNO MANEZADA DO CARALHO) senão faria campanha (como sempre fiz na região da R: Papa Joâo XXIII) pra galera, mesmo torcedores de outros, irem na Arena prestigiar o ''NOSSO, NOSSO, NOSSO (BY AMIGO FRANÇA). Amanhã 25 / 05 É CASA CHEEEEIA. JEEEEEEEEEEEC SÉRIE ''A'' 2014 EU CREIO. ST.

    ResponderExcluir
  2. Fala Edson, já tá no grau,camarada. Daqui a duas semanas podes ir ao Ressacodelixacada torcer para o Tricolor contra o bvaí. Abraço. Amanha vamos vencer o Braga.

    ResponderExcluir
  3. Cada ponto na série B custa 17,5% mais caro que na C.

    To fazendo a análise detalhada do balanço 2012 do Jec. Teve esse dado que chamou a atenção. Se algum orelha seca quiser saber mais: gestaojequeana.blogspot.com

    Xau pro braga amanhã.

    Chuuuuuuuuuuupaaaaaa avaíbis!!!!!!! Começaram bem...

    Olha a chape hein, Fabrício.

    ResponderExcluir
  4. Depois da estreia do Cvai e da Chape, "o Fabrício deve estar igual a camareira de motel, achando tudo gozado". O time encardido do caralho, henn Fabricio?
    E o pior é que os caras não conhecem e irão a Chapecó achando que simplesmente buscarão os três pontos, muita gente grande vai se foder no velho oeste.
    Nós como conhecemos e sabemos que se apertar eles arregam (vide 2011) estamos contabilizando 6 pontos.
    Porra Jequiano, será que os novos não podem jogar nem 30 minutinhos, falo de Eduardo Pacheco, WB10 kkk, se o jogo estiver fácil (acho que não será, veja ano passado) poupamos os caras, caso contrário tem que ir pro pau, essa arrancada é fundamental. Eu acho que o Nereu tem muito medo de perder o WB por contusão, mais o cara está a 3 semanas se condicionando (ou mentiram e ele veio lesionado), lógico que eu não sou profissional, só que no JEC é foda.
    No Cvai o CS já tá jogando, se estivesse vindo pro JEC será que estaria?. O Arturzinho falou que só depois da copa das Confederações é que teremos o time completo, porra corri para ver a lista, ver quantos estão convocados...

    ResponderExcluir
  5. Outra coisa, quando que Joinville deixará de ser essa cidadezinha provinciana, a FELEJ se desdobrando para trazer o jogo entre Atlético PR e Flamengo para arena em troca de R$9.600,00 de aluguel, e assim, mostrar que em Joinville temos até torcida organizada do flamengo. Eu sou contra, e você? A alegação é que os R$9.600,00 serão para melhorias na arena, porra isso é uma merreca...

    ResponderExcluir
  6. KKK Achar tudo gozado foi BOA. Mas o dia ta engraçado mesmo né, gol de goleiro, comentário do Edson Parana parecendo discurso de um pastor, lamentações dos "favoritos" Bvaianos.
    Ab Fabricio

    ResponderExcluir
  7. Edson Paraná; fpolis (vão pro inferno manezada do caralho)25 de maio de 2013 às 19:04

    YES. É JEEEEC PORRA. JEC SÉRIE ''A'' 2014 EU CREIO. VAMOS CRER GALERA TRICOLOR. ABS INDIO FABRICIO, MEU COMENTÁRIO PARECENDO DISCURSO DE PASTOR É D + HAHAHA KKKKKKK. ABS AMIGO JEQUEANO, COM CERTEZA ESTAREI NO CAMPO A BEIRA MANGUE TORCENDO PRO NOSSO TRICOLOR TRICOLAÇO, VENHA PRA CÁ (fpolis) PARA IRMOS JUNTOS NO JOGO. ST.

    ResponderExcluir