NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

17 de nov. de 2011

A MELHOR NOTÍCIA DA SEMANA e CARLINHOS SANTOS - SIM ou NÃO?.

No sábado passado fui ao CT para assistir ao jogo-treino entre JEC e Biguaçu - só consegui ver metade da peleja porque meu filho me deu uma canseira e tive de voltar para casa no intervalo, quando o JEC vencia por um a zero, com gol do Capixaba. Depois acabou 4 a 0 (Ramon, duas vezes; e João Henrique), mas isso não tem importância alguma.
O que realmente  tem importância é que quando cheguei ao nosso patrimônio lá no Morro do Meio, tinha um bate-estacas cravando estacas (por óbvio) ali pertinho do portão de entrada do CT, ao lado das arquibancadas e das demais instalações físicas ali existentes, conforme imagens que copiei do NASCEU CAMPEÃO
Isso significa que começaram as obras de ampliação e modernização de nosso Centro de Treinamento. Exatamente nesse período de 27 dias sem futebol, e portanto, quase sem notícias, surge essa, que nos leva ao futuro do Tricolor. 
Nunca um bate-estacas teve um som tão bom. 


CARLINHOS SANTOS, POR QUE NÃO? - PORQUE NÃO!
Eu não tenho nada contra o Carlinhos Santosmas acredito que não é a hora de recontratá-lo.
Antes de explicar, uma explicação primeira: não tenho nada contra ele por ele ter querido ir jogar no Figueirense, ou ter realmente saído para defender o Tigre. É fato que ambas as agremiações, naquele momento, se encontravam em situação bem melhor do que a do JEC, e querer um lugar melhor, um emprego melhor, um salário maior é uma aspiração de quase todos nós. Não é por aí que o bicho pega.
O busílis (toma, alagoano!) da questão é que o seu tempo no JEC passou, penso eu. Não se pode duvidar que ele viesse para cá e voltasse a jogar um grande futebol e até reconquistasse a torcida. 
Eu particularmente o vejo como um bom volante no desarme, mas um péssimo passador de bolas, um jogador que costumeiramente erra passes na intermediária, não dá fluidez ao jogo. É um bom volante defensivo, mas atravanca o jogo ofensivo. E o JEC mostrou esse ano que pode sim, ser um time ofensivo, que joga para o ataque, e não que fica apenas se defendendo. 
Além do mais, teve uma péssima temporada. Contusões, reserva, más jornadas, tudo isso acompanhou o volante nesse 2011. Temos volantes pelo menos do mesmo nível por aqui.
Além disso, pesa contra ele o mito do "eterno retorno", de que tanto já falamos neste blog, e que precisava ser quebrado (quantas vezes recontratamos o mesmo jogador, na esperança de que fosse dar certo novamente, sendo talvez Marcelinho, "o guri", o principal deles?) - e finalmente foi. 
Pois se rompemos com esse ciclo, e nada indica que a ele devamos voltar.
Essa ciranda viciosa era ainda mais forte com os técnicos, e cansamos de contratar professores que deram certo aqui ou ali, em dois ou três joguinhos (Itamar Chulé, Ovino, Leandro Machado, Gelson, entre outros), e foi necessário quebrar essa lógica para que pudéssemos dar certo, e trazer um técnico sem os vícios daqueles que conhecem apenas Santa Catarina - Grande Arturzinho - e parar de contratar jogadores de igrejinha (o cara chega e já quer cinco ou seis que jogaram com ele no Lajeadense ou Veranópolis). Até o Giba, que não deu certo, trouxe coisas boas para o JEC, como o rejuvenescimento do time.
Por isso, acho que Carlinhos Santos terminou - e até bem - o seu ciclo no JEC, teve sua importância, mas deve estar fora do "novo JEC". O que precisamos (logo após disputar o título) é manter os melhores jogadores que aí estão, e contratar outros, ainda melhores do que esses, para posições específicas, e que qualifiquem o elenco para a Série B. Carlinhos Santos hoje pareceria, ao menos para mim, mais do mesmo. E disso estamos cheios.
Agora, se ele vier, terá minha torcida, sempre. Vestiu a tricolor, eu torço a favor.  AVANTE, JEC!


PS: E será o CRB! Pois que venha! Na próxima semana começo a tratar da final.

13 comentários:

  1. Ilustre Jequeano, com todo respeito, não concordo em parte com suas observações, sobretudo, que não temos de lembrar do Carlinhos desmotivado e com um pé no Figayrense ou no Cri Cri. Temos de ser pragmaticos (toma Alagoano)lembrando do Carlinhos dos momentos de guerreiro, dos momentos em que era pulmão e coração. Se recuperado fisicamente e principalmente motivado pode ser uma peça importante em um torneio de força como é a série B. Todavia, concordo plenamente com a parte de que, vestiu a camisa tricolor, estou torcendo a favor!! Já confirmei as passagens e reserva de hotel em Maceió, falta saber as condições de aquisição de ingresso e garantia de local exclusivo para visitantes no Trapichão, como é carinhosamente chamdo o estádio Rei Pelé. Grande abraço aos amigos de Joinville, em especial aos queridos Ivan e Sandro Lenzi. Wanderlei Fodi, de Curitiba.

    ResponderExcluir
  2. Orra Wandeco...
    tu és "fodi" mesmo hein?!! hahaha... inveja das boas saber que tu vai acompanhar a primeira peleja do nosso glorioso tricolor em Maceió. Vou aproveitar que terá um lugarzinho sobrando do Meurer pra assistir por lá...hehehe. Abraço pra ti também!!!

    Jequeano..
    A primeira melhor notícia do Ano é saber que estamos na série B. A segunda sem dúvida é saber que nosso CT finalmente começou a receber a atenção devida. A terceira?? hehe... saberemos dia 03/12 !!!

    Quanto ao Carlinhos Santos, eu particularmente não gosto do retorno dele principalmente por ter tido um ano ruim no Criciúma, e pelas lesões que dificultaram a vida dele esse ano.
    Fui um dos que criticaram o retorno do Little Richard você bem lembra. E queimamos a língua! Se bem que todos diziam que ele andava jogando bem no interior paulista quando voltou pra cá.

    Digo isso, porque podemos até ver o retorno do CS ao JEC. E se isso acontecer, espero que queimemos a língua mais uma vez! Mas estou receioso quanto a isso.

    E tem ainda uma questão importante não comentada no post, que é a opinião do treinador Arthurzinho. Pelo que li de declarações do Arthurzinho em outros sites, a vontade dele é ficar no Joinville. Mas acha melhor decidir isso após a decisão do campeonato.

    Penso que o Arthurzinho vai ser bastante crítico com relação a situação física do Carlinhos Santos, e a opinião do técnico sem dúvida vai pesar para a recontratação ou não do jogador. Se vier, é porque terá condições de brigar por uma titularidade no time que o Arthurzinho pretende montar para a série B.

    No mais, forte abraço aos amigos!

    ResponderExcluir
  3. Jequeano, ao meu ver temos que olhar para a frente e não cair nos velhos erros de outrora, salvo o Ricardinho que vem me surpreendendo, mas não muito, como voce mesmo explicou, vamos trazer jogadores de serie B agora, nao pra subir já, mas para nos mantermos e nos estruturarmos em 2 ou 3 anos.

    No mais, Sds Tricolores

    ResponderExcluir
  4. Andei bisbilhotando o site do CRB ( galo, a gente gosta de comer sopa de galo velho cozido na pressão da Arena) e percebi que não é atualizado com frequência. A ultima noticia postada é de 03/nov. Tomara que o time seja de galos velhos e devagar com são os caras do site. Temos 10 dias para levantar noticias, divulgar e compartilhar com os amigos leitores do blog. Um abraço a todos...e a ansiedade ja esta tomando conta dos corações tricolores. Contagem regressiva para a grande festa do dia 03/12.

    ResponderExcluir
  5. Ôooo terror, Wandeco é tricolor...é isso parceiro..me diz o mano véio Aldo vai nesta peleja também ???
    Abraços
    Ivan

    ResponderExcluir
  6. Grande Ivan Lenzi, sim, meu irmão Aldo vai comigo. Sairemos de Curitiba no sábado dia 26 e retornamos na segunda dia 28. Quero desfilar por toda a orla de Maceió com o manto sagrado no couro. Vai ser bom demais, ver o JEC vencer no trapichão e curtir o sol de Maceió. Abraço e no dia 03 nos encontraremos para a batalha final. Que a força esteja com nossos guerreiros. Wanderlei Fodi, de Curitiba.

    ResponderExcluir
  7. Mais um otimo post.
    Segundo comentario meu nesse blog, mas já de inumeras visitas.

    Sobre o CT, depois do acesso (claro), essa foi a segunda melhor noticia do ano. Parabens a atual diretoria (tão contestada por mim no começo do ano) e parabens a diretoria que comprou o terreno se não me engano em 94.

    Sobre o Carlinhos que não tem nada de Santos, gostei do seu comentário sobre procurar um emprego melhor e em uma empresa melhor. Eu já fiz isso tb. Fui procurar algo na melhor na minha carreira.
    O problema é que o Carlinhos quando quis sair, quis sair de forma errada. Fazendo tudo nos bastidores e não sendo claro com o seu clube atual na época (JEC).
    E eu sei que quando um profissional faz isso no mercado de trabalho, ele fica marcado e provavelmente não volta para a empresa de origem, pois a propria empresa fica desconfiada.
    Eu penso assim. Se naquela época ele fez isso, não quer dizer que não possa fazer novamente.

    Mas concordando com vc novamente, se vier, irei torcer, cobrar, defender e vibrar com as jogadas dele. Pois na verdade eu não torço pelo Carlinhos Santos e sim pelo JEC. Nao torço para os jogadores e sim pela instituição chamada Joinville Esporte Clube.

    Grande abraço e parabens pelo Blog.

    ResponderExcluir
  8. Wanderlei, já viste que o jogo mudou para sábado, não é? Tem que ver se o vôo vai chegar a tempo.
    E não há problema algum em discordar de mim, mas tu mesmo já coloca a condição de que ele esteja bem fisicamente, estiver motivado, poderá ser nosso pulmão e coração (porque "catiguria" é pouca). Se vier, como disse, terá minha torcida. Só acho que temos opções melhores.

    Segundo o Fronzi, que tá lá em Criciúma para os JASC, o Ovino já o sondou mas não houve qualquer contato do JEC.

    E digo mais: como bem lembrou o Dácio, o Ricardinho era um que eu queria matar no ano passado, e no seu retorno foi muito bem, sendo importante para o nosso acesso.

    Mas, como bem lembrou o Sandro, a missão do Arturzinho naquela semana de férias já foi a de pensar o JEC 2012, então, somente com a opinião dele o CS deve ou não ser contratado, se bem que a Diretoria mudou - ou pelo menos afirmou isto - o critério de contratação. Não serão mais os técnicos que trarão jogadores, mas sim o Clube (ouvindo o treinador). Acho certo.

    Juka, é isso mesmo, duas grandes notícias em um só ano. Há quanto tempo isso não ocorria? É razoável a lembrança à turma que comprou o fez este CT. Embora o Florêncio (tem um busto do cara no CT: "eu me amo")e sua trupe mereçam o ostracismo pelos resultados em campo, pelo menos esse reconhecimento merecem.

    Ab, ST

    ResponderExcluir
  9. Galera, parece que RIC Record irá transmitir os 2 jogos do Jec.
    Aguardemos

    Abraços tricolores
    Ivan

    ResponderExcluir
  10. Wanderlei, estou indo eu e meu pai, sairemos de Curitiba também, porém na sexta, fica com o meu contato de e-mail para trocarmos telefone e nos encontrarmos em Maceio.

    jeancarlosdecarvalho@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Já fiquei sabendo da alteração de data sim Jequeano. Nada muda em relação ao voo pois o horário de chegada em Maceió é 12h20 e o jogo será as 17h00 horário local (18h00 horário de Brasília). Acabou sendo melhor pois teremos o domingo livre para gelada na praia e a segunda pela manhã, pois nosso voo de retorno será segunda as 16h00. Jean, fique a vontade para escrever, podemos tomar umas juntos em Maceió, comemorando a grande atuação de nosso time. Meus e-mails são: wanderlei.fodi@renault.com ou wanderlei.fodi@hotmail.com
    Continuo aguardando informações referente a ingresso e garantia de local exclusivo para visitantes no Rei Pelé. Quando alguém souber de algo me avisem por favor. Grande abraço aos amigos de Joinville. Wanderlei Fodi,de Curitiba.

    ResponderExcluir
  12. O jogo será transmitido pela Record News para todo os estado de Santa Catarina. A record passa aos sábados nesse horário o Rodrigo Faro e não saí da grade nem a pau. Menos mal que vão passar. Mais aqui em casa a Record News não pega nada. Ta loco. kkkk. Ainda bem que vão passar.

    ResponderExcluir
  13. Será que a ric vai pagar direito de imagens?

    ResponderExcluir