NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

22 de nov. de 2011

CRB, CSA, ASA, CSE: O JEC COMO FATOR DE ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO EM ALAGOAS.

Esse Frank é do baralho!
Lendo as estatísticas do Censo-2010, vi que o Estado de Alagoas tem o maior índice de analfabetismo do Brasil. Simplesmente 25,4% da população é analfabeta. Desse dado, tirarei algum argumento para o post, não sem antes me solidarizar profundamente com esse povo, que teve saído de seu Estado Presidentes da República (Deodoro, Floriano, Collor), gênios como Pontes de Miranda, Graciliano Ramos, o Aurélio - do dicionário, e até o verdadeiro menestrel - Teotônio Vilela, entre tantos outros nem tão geniais assim (Renan Calheiros, por exemplo), mas que permitem(iram) tamanha ignorância à parcela de seu povo (nosso também, pois somos todos brasileiros), quando já adentramos mais de uma década no século XXI.
Se bem que também há outros alagoanos por aí (ou por aqui) que igualmente não aprendem muito, e desde o século passado. Mas deixemos de entretantos...

Feito o registro, vamos ao futebol. Essa sopa de letrinhas que é o campeonato alagoano, com ASA, CSE, CSA, e nosso adversário, o regatiano CRB - Clube de Regatas Brasil, já deveria permitir a facilidade na alfabetização. Nosso amado JEC, mais uma sigla - pra não complicar - pode ajudar nisso.
Os dois clubes já estão na Série B, disputam o título da Série C, querem ser clubes de classe A, e pra isso precisam V-E-N-C-E-R a final.
As campanhas, até agora, são as seguintes (o CRB, já classificado para a final, jogou no sábado contra a Luverdense com os reservas):
JEC: 14 J, 31 PTS, 9V, 4E, 1D, 31GP, 15GS, 16SG, AP 73,8%
CRB: 14J, 23PTS, 6V, 5E, 3D, 14GP, 15GS, -1 SG, AP 54,8%

Temos um ataque muito melhor, as defesas se equivalem (as duas zagas melhoraram significativamente na fase decisiva), e temos um aproveitamento percentual de pontos muito melhor. Nossa campanha, se feita na Série B deste ano, até a 14ª rodada, seria campanha de líder geral,  acima até da Lusa, e a do CRB, campanha de 5º ou 6º colocado.


O Apolo é doutrinador, mas o JEC é mais!
O site do CRB (às vezes reclamamos do nosso, mas o deles tá muito desatualizado) tem a última notícia publicada faz mais de 15 dias, portanto, não há muito a pesquisar por lá.
O CRB jogou com o time reserva contra a Luverdense, e conseguiu, antes disso, limpar seus cartões para a final, tanto é que 5 ou 6 jogadores levaram o terceiro amarelo contra o América, suspensos contra a Luverdense, para ficarem sem problemas para a decisão. Isso é um handicap em favor do CRB.


Na primeira fase, o CRB tomou duas traulitadas por 4 a 0 (fora de casa), o que pouco significa, pois já disse que na segunda fase, nos cinco jogos valendo (sempre desconto o jogo com o time reserva), sofreu apenas um gol (mais um contra o time da Luve). A equipe alagoana aparenta ter, no atual momento, uma defesa sólida.
Foram perigosos no ataque somente na partida contra o Paysandu, na segunda fase, quando fizeram 3 a 0 em casa.


Nas duas últimas partidas, tirando essa com os reservas contra o Luverdense, jogaram assim:
Anderson Paraíba; Diogo, Filipe, Rodrigão e Paulo Rodrigues; Roberto Lopes, Thiaguinho (David), Bruno Moreno numa e Marco Antônio na outra (Paraíba entrou as duas vezes) e Geovani; Ewerton (Ednei ou Pio) e Aloísio.
Evidentemente, que só conheço o Aluísio Chulapa, que é um bom atacante de preparação de jogadas, e por ser cria da casa é aquele ingrediente aglutinador, um jogador consagrado que volta para seu clube formador para unir o grupo.
O Fabrício de Chapecó disse que alguns ex-jogadores da Chape estão por lá. Se souberes quais são e puder dizer alguma coisa sobre eles, por favor, mande lenha nos comentários.

De qualquer forma, King Little Artur já tem vídeos de nosso adversário, e os estudará, para que possamos erguer o caneco. Não é bem esse aí ao lado, mas para nós vale tanto quanto (mais, diria eu).
E no treino que acontece exatamente agora na Arena, Jailton começou como titular - acho que é a tendência, como discutimos no post anterior.

A incógnita maior, para mim, será o confronto entre o estilo sulista de jogar, com mais marcação (se bem que nosso time, com Arturzinho, é leve, joga pra frente, tem um ótimo contra-ataque), e o nordestino, tido como menos aplicado taticamente, mas mais rápido, mais ofensivo. Se bem que hoje, com a padronização de tudo que existe, talvez estes estereótipos nem mais se apliquem.
Penso que nosso ataque (até porque temos até reservas muito bons) fará a diferença, porque o deles é meio manco, tanto que só venceram por mais de um gol duas vezes. É só não entregar a rapadura no primeiro jogo, longe de casa.

O resumo da aula de alfabetização alagoana ao CRB , que tem de durar as próximas duas semanas, é o seguinte: nossa obrigação civilizadora nos dois próximos jogos contra os alagoanos é DOUTRINAR o CRB, ensiná-los o be-a-bá do futebol, provar por A+B que nosso time é melhor, e erguer a "Tassa". AVANTE, JEC!

31 comentários:

  1. Entao o ASA de Arapiraca era esse ano o principal time do estado, cara nessa confusao de letras eu achava que tinha mais dois jogadores que era nosso e estavam la mas na verdade 1 ta no ABC que é o Basilio,
    Os que jogaram aqui e sao do grupo rebaixado é o atacante Cadu "cone" Mineiro, que era titular ate chegar o Chulapa e o "grande" zagueiro Filipe que antes de vir pra cá tava no Criciuma, alem do Bilica que fez um gol contra na decisao de 2007 contra o Criciuma, mas pelo que vi nao ta mais no elenco;
    Ab Fabricio

    ResponderExcluir
  2. Estive novamente na arena hoje, e me garantiram que entraram em contato com o CRB e reservaram ingressos aos torcedores do JEC que irão a cidade de nome impublicavel.
    Portanto, aos que irão é só chagar no rei pelé e comprar na bilheteria.

    Obs:
    Wanderlei o jogo foi adiantado 1 hora, veja se não chegará atrazado. Quanto aos teus ingressos eu compro na sexta e combinamos para se encontra no sábado no estádio.

    ResponderExcluir
  3. "A, B, C... A, B, C... Toda crinça tem que ler e escrever!" Entende?

    É isso, vamo lá JEC, tá chegando a hora. Vamos com tudo buscar essa taça.

    Sobre o Ramon, acho que o comentário do Douglas, no post anterior, endossado pelo próprio Jequeano, me fez mudar de idéia. Ramon para o segundo tempo. Estou meio que nem biruta de aeroporto, maria vai com as outras, uma metamorfose ambulante.

    Ah, sobre o relacionamento torcedor-administração do clube, debatido nos comentários do post anterior, interessante é a pesquisa feita no pombo sem asa - tá aqui nesse link: http://globoesporte.globo.com/platb/pombo-sem-asa/2011/10/31/nao-fale-conosco-dos-20-clubes-da-serie-a-apenas-oito-respondem-e-mail/

    Farou. ST.

    ResponderExcluir
  4. Meus caros colegas do blog dos blogs. Acessem o nasceucampeao.com.br e vejam em últimas notícias, com o título "Musica que embalou o acesso no Bar e Restaurante Meurer". A música é de meu irmão Aldo que está com a camisa do JEC, cantando no vídeo. Eu sou o gordinho simpático sentado à esquerda,tocando o instrumento de percussão, chamado Cajón. Uma pequena homenagem ao nosso amado tricolor. E nunca esqueçam, tricolor é o Joinville, os outros são apenas times de três cores. Um abraço aos amigos de Joinville. Wanderlei Fodi, de Curitiba.

    ResponderExcluir
  5. Segundo o Blog do Panzza no site www.sériec.com.br o CRB é favorito. Os argumentos do Panzza são a falta de ritmo do JEC e o fato do CRB ter sido ridicularizado após a goelada para o Fortaleza, a qual originou toda aquele celeuma. Enfim, espero um JEC consciente de que a parada não será fácil e a decisão fica para o segundo jogo desde que o resultado em Alagoas não seja uma derrota com diferença de muitos gols. Eu acredito no JEC.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei preocupado ontem a tarde com o que vi no treino da tarde. Time bem apático, que não conseguia dar mais de 3 toques seguidos na bola. Mas, com Rei Arthur no comando a gente sempre espera coisa boa. Ramon está querendo complicar também. Um jogador com a idade que ele tem, a experiência que ele tem, não pode ficar arrumando confusão e conturbando o clima da equipe antes de uma decisão como essas. Amigos, a minha opinião é bem clara sobre o Ramon! Começou a "encher" o saco, deixa ir embora! Ora, ora, não participou do treino de ontem a tarde porque estava "magoadinho" com o Arturzinho, pq o "baixinho" tentou apaziguar a discussão entre ele e PP, e o "velhote" não aceitou o que o "professo" falou e foi tirado do treino. Faça-me o favor né Ramon!
    E esse tal de Panzza aí que põe o CRb como favorito deve estar acompanhando outro campeonato que não seja a Série C, pq, apontar um favorito para uma decisão como essa é no mínimo imprudência da parte de um cara que tem um blog que é acompanhado de perto por todas as torcidas das equipes que disputam a Série C. Falei! Abraços senhores, e acho que vou dar um pulinho na Arena para ver o treino de hoje a tarde pra ver se melhorou um pouquinho!

    ResponderExcluir
  7. É verdade que o Arturzinho ta com dificuldade pra renovar ai por causa do aumento que pediu;
    Fabricio

    ResponderExcluir
  8. Natural que o time perdesse um pouco de ritmo, tanto tempo sem jogar. Culpa do amadorismo alheio. Mas nada disso vai tirar o nosso título.

    ResponderExcluir
  9. Arbitro do primeiro jogo...Alicio Pena Junior

    ResponderExcluir
  10. Aiii Wandeco,,,sábado chegando,praia,futebol, CERVEJÃO, ai que inveja...ei fala sério, essa musica ficaria bacana se a torcida organizada "União Tricolor" cantasse, já pensou, séria bacana..ficou legal a musica...Parabéns...e da-lhe JEC

    Abraços tricolores

    Ivan

    ResponderExcluir
  11. Não tenho essa informação Fabricio. Parece que o JEC tentou de todas as formas trazer um tal de Gilberto Matuto e ele não quis jogar aqui porque precisa jogar em um time com visibilidade maior.
    Agora me deem licença porque meu time disputa a final da Série C sábado.
    Chora indiarada o sonho acabooo!!

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, olhem isso:



    REQUISITOS PARA O EXERCÍCIO DOS CARGOS DE PRESIDENTE E VICE

    Art. 66 – Para exercer os cargos de Presidente ou de Vice-Presidente da Diretoria Executiva, o Associado deve:

    a - ser Associado Efetivo há mais de 24 (vinte e quatro) meses;
    b - ser Conselheiro Ordinário há mais de 24 (vinte e quatro) meses;
    c - ter mais de 30 (trinta) anos de idade, na data do registro da inscrição da candidatura ou nomeação;
    d - estar quite com o clube e se achar em pleno gozo de seus direitos sociais;
    e - ter participação ativa nas atividades do Clube.



    É um artigo do novo estatuto do clube. Não li todo ele ainda, mas acho essa parte bem ruim.
    O atual estatuto eu li certa vez, mas não lembro disso.
    O problema que vejo nesse artigo do estatuto é:

    b - ser Conselheiro Ordinário há mais de 24 (vinte e quatro) meses;

    Isso quer dizer que se não for da panelinha não conseguirá nunca ser presidente, ou seja, não há, praticamente, possibilidade de mudança no grupo que manda no JEC.
    Sinceramente, parece jogada política para um grupo se manter eternamente no poder.
    No máximo, o que pode acontecer é o conselho se dividir em situação e oposição, mas qualquer um que ganhe a eleição continuaria sendo mais do mesmo.
    Se houver uma chapa de renovação total, não poderá ser eleita por não ter ninguém que tenha sido conselheiro da chapa anterior.

    Esse estatuto será votado no próximo dia 09. Ao meu ver devemos fazer algo, pois o conselho está votando algo em seu favor.

    ResponderExcluir
  13. Amigos,
    Estive ausente desde domingo para uma leve peleja pelo interior paulista. Foram "só" 2.800Km em 3 dias.. rsrsrs. Faz parte! ;)

    E portanto, só li as últimas postagens do blog e os comentários de todos agora.

    Sobre a camisa nova, eu particularmente não gostei. Na comunidade do JEC no orkut teve um torcedor que "brincou" um pouco propondo algumas versões de camisas do JEC, e vou dizer a vocês... a Spieller tinha que contratar esse guri. Em umas 15 amostras que fez, eu gostei muito de pelo menos umas 5. Compraria frouxo!!!

    Ou seja, dá sim pra fazer algo muito legal pro tricolor. Mas pra isso precisa de um mínimo de talento, e acho que isso está faltando ao pessoal da spieller e ao pessoal do JEC que aprova os projetos.

    Mas isso é minha opinião pessoal. Eu achei a camisa horrível, pior ainda do que a comemorativa dos 35anos, que já não havia gostado!

    No mais, chega sábadooooooooooo !!!!!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. É uma pena que pessoas tão "inteligentes", como a maioria de vocês se acham, pensem dessa forma e generalizem sobre nossa querida e bela região nordeste. O Povo daqui é ordeiro e receptivo, por isso respeitem e serão respeitados aqui na nossa casa. Nosso time é tradicional sim,já que já iremos completar um centenario (diferente de vocês)e jogamos por muito tempo na serie B (diferente de vocês). Da mesma forma que não conhecem nossos jogadores (só o chulapa), ninguem aqui conhece os de vocês (fora o ramon e o lateral que comecou aqui). Portanto não parece haver vantagem em relação a isso. Anotem o número do craque do time: 10 - Ewerton Maradona. Nunca mais esquecerão!!! E no jogo daí, anotem o número do verdadeiro paredão: 1 - Anderson.

    Ahhhh, pra aqueles que pretendem vir a Maceió, apreciem um pouco da festa que terão no sábado:

    http://www.youtube.com/watch?v=nbNUv54qYck&feature=related

    e

    http://www.youtube.com/watch?v=_eSRVToIZF0

    Galo Campeão Série C 2011

    ResponderExcluir
  15. Jequeano, apareceu mais um para a galeria "Cara de Tacho" do blog. Primeiro foi o Sérgio Manauara, agora é o tal do "Arregaçadiano".

    ResponderExcluir
  16. Bocão, não concordo inteiramente contigo. Acho que a obrigação de ser conselheiro antes de ser elegível para a presidência ou vice é comum e qualquer clube. Os interstícios é que podem ser maiores ou menores.
    O clube está, agora, sem oposição, porque inegavelmente a gestão está dando certo (resultados no campo, estruturação fora dele).
    Já tivemos, dentro do Conselho, duas chapas.
    Renovação total pode representar um aventureiro.

    Conselheiro hoje paga 300 por mês, entnão o nego tem de investir um 7200 reais (dois anos) para ser elegível.
    A oportunidade está aí, para todos nós, até já pensei em ingressar no Conselho, e me parece que o Clube pretende a oxigenação do Conselho, pois pretende ter 300 conselheiros.
    Se hoje temos cerca de 120 conselheiros, há bastante espaço, sim, para renovação total, basta que 180 novos conselheiros queiram outra coisa.
    Além disso, não há dúvidas que o próximo presidente será da situação, porque quem consegue dois acessos em dois anos não perde a eleição, nem que esta fosse na Líbia e o outro candidato o Gaddaffi.
    Então, bastaria que uma turma grande entrasse no Clube antes da próxima eleição para, em tese, poder haver renovação total.

    CHEGA, SÁBADO!

    ResponderExcluir
  17. O Regatiano, acho que você está mal informado. Nosso time foi fundado em 1976 e realmente é bem mais jovem que o seu. Mas, boa parte da nossa história foi na Série A e B. E sobre o jogo de sábado, não tem favorito mesmo, mas, tem dois pontos a serem analisados:
    1° equipe que tem a melhor campanha: se olharmos por esse lado, a equipe que apresentou o melhor futebol até aqui foi o JEC. Melhor ataque, melhor aproveitamento dentre todas as competições da CBF nesse segundo semestre.
    2° equipe que tem sequência de jogos: se olharmos por esse lado, o CRB é favorito, porque estamos a mais de 20 dias parados e vocês estão vindo de uma sequência de jogos.
    O jogo não tem favorito!
    Mais segura a tua onda porque vocês não são a última bolacha do pacote. Vi 3 jogos do CRB nessa Série C e falando sinceramente, eu não vi nada demais nesse time. Mas, o jogo é jogado e o lambari é pescado, como já diria o "velho deitado".

    ResponderExcluir
  18. E agora to indo pra Arena ver o último treino em solo catarinense antes da decisão.

    ResponderExcluir
  19. Regatiano é novo por aqui, ainda não entendeu o espírito do blog e parece que nem o do futebol.
    Futebol sem uma gozação, sem uma piadinha, não tem graça. Onde que tu leste que o CRB não tem tradição?
    Sempre digo que cada um lê e entende o que quiser, mas se leres com atenção, verás que disse que temos zagas parecidas, nosso ataque é melhor (basta ver os números), nossa campanha é superior (ah, os números, de novo).
    Respeito muito o povo alagoano ou quem quer que seja, até porque, como disse, somos todos brasileiros. Não houve falta de respeito.
    Ninguém é mais "inteligente" que ninguém, e até citei algumas pessoas que realmente admiro demais, e que são aí do teu torrão.
    Quanto ao Everton Maradona, já estamos preparando o Badé cocaína, e aqui em joinville, a linha lateral do campo será feita toda de pó (aquele, do capeta).

    Douglas, depois do treino dê uma palhinha por aqui, diga como foi o time titular, se foi melhor que o reserva (o que sempre acontecia até antes da parada).
    Ab, ST

    ResponderExcluir
  20. Sobre os vídeos mandados pelo Regatiano, não me surpreendi. Todo mundo sabe da força da torcida do CRB. Só que no sábado essa massa vai chorar.

    ResponderExcluir
  21. Mas explica uma coisa, Regatiano, se você ainda passar por aqui: o que aquela faixa da Fanáutico está fazendo ali no alambrado no segundo vídeo?

    ResponderExcluir
  22. Wanderlei,saiu no site do JEC o lugar para comprar os ingressos lá em Maceió. Ab, ST
    http://jec.com.br/comunicado-ingressos-para-jogo-em-maceio/

    ResponderExcluir
  23. Jequeano, concordo que deve ser dado menos espaço para aventureiros e oportunistas.

    Qualquer um não pode se tornar conselheiro. Tem de ser aprovado pelo conselho. Aí é uma forma de barrar renovação.

    Concordo também que a atual gestão está sendo boa. Acho que até o ano passado errava muito. Este ano, não só por que subiu, acertou bastante. Digo fora de campo.
    A prova de que a coisa tá tendendo ao profissionalismo é que pararam as campanhas PROFISSIONALIZAÇÃO JÁ!!

    Mas não podemos deixar eternamente alguém ser presidente. A mudança dos presidentes é salutar ao clube (mas aí é um problema, por que não tem muita gente querendo ser presidente. Pelo menos antes da série B).
    Se essa diretoria se candidatar, já pode contar com meu voto. Gosto do que estou vendo, sem contar o acesso.

    Agora, e se por um acaso entrar uma diretoria horrível, bem politiqueira, que ninguém que esteja lá dentro seja contra? Aí quero ver sair. Esse é meu medo.

    ResponderExcluir
  24. Se conquistarmos o tiutulo em casa, e nossa torcida resolver invadir o campo (costume), poderemos ser penalizados na série B de 2012?

    ResponderExcluir
  25. Acho que pode ser punida sim, Leonardo. Embora o Código Desportivo fale é punível a invasão que atrapalhe o evento esportivo. Uma defesa possível seria dizer que o evento esportivo já havia acabado depois do apito final. Em contrapartida o promotor desportivo pode dizer que a premiação ainda faz parte do evento, e aí caga conosco. Lembra do caso de invasão denunciada na final de turno JEC x Avaí? O Bob Alves disse que houve invasão, o promotor (Giovani Mariotti, se não me engano) pegou a notinha e denunciou o JEC. Esse sobrenome, Mariotti, já vi ligado à diretoria avaiana de antigamente. Enfim, aquilo passou. Mas é um exemplo de que uma invasão depois do jogo também pode prejudicar o JEC.

    ResponderExcluir
  26. Obrigado pela dica Jequeano. Abraço aos amigos de Joinville e boa sorte para nós. Wanderlei Fodi, de Curitiba.

    ResponderExcluir
  27. Bem lembrado pelos amigos. É importante que o clube planeje e realize forte esquema de segurança a fim de evitar invasões no campo na final. Por que é horrível ver o campo cheio de jornalistas e gente que nem se sabe quem é. E aí nós torcedores não vemos nada direito.

    ResponderExcluir
  28. Sobre a alteração do estatuto comentada pelo Bocão e pelo Jequeano, um detalhe. O cara pra fazer parte da diretoria executiva tem que estar conselheiro a mais de 24 meses, portanto, mais de um mandato de dois anos.

    ResponderExcluir
  29. Ainda não quero falar da invasão, porque acho cedo pra isso. Ainda faltam 180 minutos e um adversário que quer ganhar, tanto quanto nós. Pretendo ir devagar nesse assunto, acho que foi o Pedro Paulo ou o Rangel que falou que ano passado, no Paysandu, começaram a anunciar no intervalo que não era pra invadir e o adversário se "encabrerou", cresceu no jogo e impediu o acesso do Paysandu.
    Mas de qualquer forma, vou tentar falar com quem sabe da matéria e, quando souber a resposta com certeza publico aqui.

    Jonas, mes expressei mal mas quis dizer bem isso ai que disseste: pelo menos dois anos (ou seja, um mínimo de dois) como conselheiro para aí ser elegível.

    Ab, ST

    ResponderExcluir
  30. Jequeano, sem querer ser repetitivo, o detalhe que eu quis ressaltar é que o texto do estatuto nao fala em ATÉ, ou PELO MENOS 24 meses. Ele dia MAIS de 24 meses. Portanto, ao que parece, o conselheiro teria que ter participado já de dois mandatos, ou seja, 48 meses. Veja o texto:

    Art. 66 – Para exercer os cargos de Presidente ou de Vice-Presidente da Diretoria Executiva, o Associado deve:

    a - ser Associado Efetivo há mais de 24 (vinte e quatro) meses;

    Não sei, posso estar fazendo uma interpretação equivocada.

    Abraço. ST.

    ResponderExcluir
  31. Se o título vier (e virá), vamos fazer a festa nas arquibancadas. Não precisamos invadir.

    ResponderExcluir