NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

8 de dez. de 2014

28 ANOS DE SOLIDÃO - O POST DO TÍTULO (AGORA COM A TAÇA).

Passada uma semana desde o título, que deveria ter vindo contra a
Luverdense, em casa (mas tava um calor que até cachorro na bunda sua), fomos campeões mesmo perdendo para o Oeste. Um pequeno, porém irrelevante anticlímax em nosso título maior.
E digo que mesmo tendo diminuído o ritmo após a vitória contra a macaca, na Arena, o caneco seria nosso porque o adversário direto era a própria Ponte Preta, a famosa come-ninguém, nunca ergueu uma taça, nem no dominó, e não seria na nossa vez. Vai o texto, então:

"Muitos anos depois, em frente ao pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendia havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo". 

Não são cem, no nosso caso. São 28 (nas minhas contas, com margem de erro do IBOPE) anos sem disputar a primeira divisão campeonato brasileiro (porra, eu tinha 9 anos de idade e hoje ando perto dos 40).  
No campeonato brasileiro de 1986, entre 48 clubes, o nosso JEC terminou numa muito honrosa 12ª posição, por exemplo, à frente de Vasco, Grêmio, Internacional, Sport, Botafogo, entre outros menos cotados e, certamente, disputaria o Brasileirão de 1987 (até porque vencemos o Catarinense daquele ano). 
Acontece que o certame de 1986 foi uma zona completa, e os maiores clubes de então resolveram, para 1987, criar a Copa União, e alijaram da primeira divisão, por exemplo, o vice-campeão de 86 - o Guarani, o quarto colocado - América-RJ, e o glorioso Tricolor, que foi artificialmente "rebaixado". Começava aí a desgraça que parecia nunca ter fim. Nunca mais disputamos a primeira divisão. ATÉ AGORA. Estamos como a Chape, que anunciou em seu twitter, brilhantemente: "nunca fomos rebaixados".

Não é hora de louvar nosso time, nosso presidente, nossa comissão técnica, etc. É hora de nos vangloriamos. Sim, nós. A nossa torcida. Eu, você, o torcedor anônimo ao seu lado.

28 anos sofrendo. Dois míseros títulos estaduais. Uma Série C. 25 anos sem ganhar nem torneio valendo um porco e duas caixas de Brahma. Série D. Time "fora de série". Comemoração de "Copinha". Foi foda, nego. E, sim meninos, eu vi.

Conto um pouco da minha relação com o Tricolor, e você aí terá, certamente, a sua história pra contar. 
A primeira vez a que fui ao "campo do JEC", ou seja, ao Ernestão, deve ter sido por volta de 1983 ou 1984, não tenho recordação exata, tinha 5 ou 6 anos. Lá em casa não se dizia "vamos pro Ernestão". Dizia-se "vamos pro campo hoje?".

Quando chegamos no poleiro, já disse ao meu pai - que não está mais aí para ver o JEC na Série A, e vaticinava, em 2008, que o o JEC era um time prestes a acabar (e realmente era): "- Eu não subo nessa montanha". O velho provavelmente já ficou puto, mas deve ter me aliciado com um refri ou pipoca. Ainda não começara a beber, só comecei aos 9 anos (hehe).
No intervalo, meu pai me dizia que pedi pra dar uma cagada. Imagina o desespero do homem. 
Não me lembro quem era o adversário, quanto foi o jogo, e na verdade, só me lembro de ver um monte de gente de preto, branco e vermelho, e bandeiras. Sim, podia haver bandeiras, e muitas. Cada um levava a sua. Era demais. 

Pulo 4 ou 5 anos no tempo. Assisti ao jogo Joinville 1x0 Botafogo, no dia 10.12.1986 (o site bolanaarea.com é ótimo para pesquisas), no Ernesto Schlemm Sobrinho. Não sei dizer o porquê de não ter ido ao mata-mata das oitavas-de-final, contra o Cruzeiro, já em fev.1987, quando fomos eliminados após dois empates em um gol, tanto cá como lá (e segundo reportagem do globoesporte - http://glo.bo/1AgkgBX -, com o JEC melhor). Desde então, perambulamos nas séries inferiores - ou mesmo fora delas.
Taça na TV e não no campo: mas é nossa!

É tempo de matar a saudade. Aquele jogo contra o Bota foi o último jogo de Série A a que assisti com o JEC em campo. Ano que vem, no dia 10 de maio, o Joinville reestreia na Primeira Divisão (oxalá que em casa). Terão sido 10.378 dias sem que eu (e todos nós) tenhamos visto nosso time na elite do futebol brasileiro. É muito tempo. Não são cem anos, mas cumprimos uma pena bastante longa. Que nunca mais se repita, porque não temos tantos pecados assim a expiar. E não irá. AVANTE, JEC!

8 comentários:

  1. Mas óia.
    Eis que estou vagando atrás de um blog com noticias do glorioso tricolor, já que o bom Passionais não tem mais e penso: "Vou olhas nos meus favoritos e ver se aquela merd@ do JecMania está atualizado."
    E para a minha grata surpresa, ei que ele voltou. Não sei por quanto tempo e quantas atualizações, mas fico feliz em saber da volta.

    Irei voltar novamente nos proximos dias, torcendo para o blog continue atualizado, já que estamos bem ruins de blogs bons. Temos sempre os mesmos blogs, com matérias chatas e comentários comuns.

    Precisamos de mais Passionais e JecMania.
    Por fala nisso Jaqueano. Tem algum outro para me indicar?

    Abrasss e continue escrevendo aqui.
    Pois agora somos elite, penamos para estar aqui e levaremos mais de 28 anos para sair daqui.

    ResponderExcluir
  2. Bem vindo de volta, Juka. Não sei outro blog, como parei de escrever, também parei de ler. Lia o torcidadojec, não sei como anda.
    Já tenho mais dois posts praticamente prontos, então pelo menos mais uma semana deve durar. Heheh.

    ResponderExcluir
  3. Blog mais parado que saci de patinete.

    ResponderExcluir
  4. Discordo Emerson se comparar com os ultimos meses esse blog ta mais movimentado que zona em dia de pagamento no quartel. Mas tudo certo agora não tem futebol mesmo, ficam só as especulações, aqui na imprensa não muito bairrista de Chapeco disseram que o Ricardo Conceição que não renovou aqui, ta acertado com vcs pro ano que vem, bom jogador que não teve muita sequencia por conta das varias lesoes que teve. Outro que talvez apareça aí é o Fabinho Alves, parece que ele proprio disse que ia ir pra ai, se ele for confirmado façam estoque de cachaça porque a tendencia é disparar os preços devido a lei da oferta e procura.
    Abs Fabricio.

    ResponderExcluir
  5. Jequeano, larga um pouco a cerva e muda esses banners no lado do blog... 2010, 10 mil sócios? Campeonato Brasileiro da Série B? Como diria o uruguayo, dias melhores pra sempre.

    ResponderExcluir
  6. Edson Paraná; fpolis (VÃO PRO INFERNO MANEZADA DO CARALHO).31 de dezembro de 2014 às 21:25

    DESEJO A TDS UM FELIZ E ABENÇOADO ANO NOVO COM MUITA SAÚDE E PROSPERIDADE. PARA NÓS TRICOLORES (DESEJO ACIMA CITADO, ESPECIALMENTE PARA O AMIGO JEQUEANO E SUA FAMILIA ) 2.015 PROMETE SER UM ANO DE MUITAS E MUITAS EMOÇÕES. SAUDAÇÕES TRICOLORES SIMPLESMENTE DO CAMPEÃO DA FAMIGERADA SÉRIE ''b'' 2.014.

    ResponderExcluir
  7. E as previsões para 2015?

    Do Itaum.

    ResponderExcluir
  8. Blog mais maltratado que mulher de cachaceiro.

    ResponderExcluir