O único contratempo é de que, aparentemente, a presença da torcida dentro do CT será proibida. É uma medida um pouco antipática - malgrado corretíssima. Primeiro, impede contatos espúrios, com agentes ou empresários dentro do CT, o que deve ser evitado. Depois, evita contratempos como furtos no CT (já investimos bastante dinheiro ali pra algum "espertinho" resolver levar uma TV ou algo, que tanto nos custaram). Por fim, fazem com que os jogadores fiquem concentrados no trabalho, sem fatores externos a incomodá-los. Imagino que o contato com a torcida será feita no treino apronto, na Arena, no dia anterior aos jogos.
2. Nos comentários ao último post há informações interessantes: Jô, que se não me engano, foi o primeiro leitor do blog a se cadastrar como membro efetivo deste espaço, disse que o JEC arrecada com mensalidades dos torcedores mais conselheiros cerca 650 mil reais por mês, o que é uma bela grana, nos garantindo 7,5 milhões por ano.
Depois, o Mário mencionou que encontrou o Nardela no ex-Glória Futebol Clube, hoje infelizmente reduzido ao restaurante do Batista (fico com uma raiva danada quando vejo que até o nome do clube foi trocado na fachada), e nosso eterno 8 disse que até agora os jogadores contratados são de boa qualidade, faltando apenas um jogador diferenciado. Virá?
3. Pois bem, levei quase uma semana escrevendo o post - estou em férias - logo, descansando, e nesse intervalo vieram Kim (atacante que quando tinha 18 anos era bom e rápido, no Atlético-MG), mais o volante Somália (o ex-autosequestrado do Botafogo, bom jogador), e o zagueiro Artur Sanches, ex-Flamengo (muito criticado por lá). O elenco parece estar formado para o Catarinense.
Contratamos um time experiente, com vários jogadores perto dos trinta ou com mais de trinta anos.
Kim, se ainda for rápido (faz muitos anos que não o vejo jogar), poderá ser um bom jogador pelos lados do campo.
4. Vencemos um amistoso contra o Rio Branco de Paranaguá por 3 a 1 (gols de Jussani, Ricardinho e Anatole) - o que não quer dizer grande coisa. Mas, segundo li em AN, e parece que a zaga saiu-se muito bem, tendo todas as duplas possíveis entre Sandro, Jussani e Rafael funcionado bem.
Uma notícia alvissareira é que o lateral-esquerdo Pará parece ser bom jogador na bola parada, e vai dividir tais bolas com o ineficaz Ricardinho. Aleluia!
Anatole, jogando de lateral-direito improvisado, fez um golaço (veja os gols aqui). Eu o vi jogando num jogo da base, e acho que este pode vir a ser um bom jogador.
![]() |
O JEC tá virgem no Catarina(ense) há 12 anos |
Ao que tudo indica, vamos de Ivan, Eduardo, Jussani, mais um na zaga (Sandro ou Rafael) e Pará; Carlos Alberto, Augusto Recife, Ricardinho, Marcelo Costa e Marcinho; Lima. Um 4-5-1, ao que parece. Uma mudança para 4-4-2, com a entrada de Bruno Veiga ou Kim é uma possibilidade mais adiante.
A expectativa cresce, e a a saudade de ver o JECÃO na Arena, também. Domingo, às 17 h, temos esse compromisso. AVANTE, JEC! Que finalmente comece o 2013 Tricolor, e que esse novo elenco se transforme em um grande time.