NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

17 de mai. de 2011

OS PROJETOS DO JEC: A PALAVRA DE FERNANDO MATTOS - DIRETOR DE MARKETING

Escrevi o post sobre a possibilidade de captação de 1,2 milhão, como sempre, direcionada ao leitores deste espaço. Pois não é que houve uma grande novidade?
O Diretor de Marketing do JEC, Fernando Mattos, respondeu detalhadamente às minhas dúvidas e, diria a algumas "provocações".


Com a palavra, Fernando Mattos
Concordo com quase tudo. Explanarei concordâncias e discordâncias.

É importante trazer o que foi dito pelo Fernando (permita-me a informalidade de quem sequer o conhece), pois, pela primeira vez desde que surgiu este blog (em nov.2009), merecemos uma resposta oficial do Clube, ou seja, recebemos aquilo que tanto cobrávamos: TRANSPARÊNCIA.
É claro que não represento, aqui neste blog, qualquer setor do clube ou mesmo de sua torcida. Apenas dou minha opinião. Sou apenas um torcedor, associado, que assiste aos seus joguinhos lá na descoberta, e acha que tem o direito de reclamar do que lhe incomoda.
Mas, se os que me lêem puderem - através do blog - conhecer o que o Clube planeja (e almeja), um tanto melhor.

Vamos às palavras do Diretor, em resumo:

1. Ele disse que há dois projetos de captação de recursos: esse primeiro, agora aprovado, é SOMENTE para CUSTEIO - ou seja para pagamento de despesas corriqueiras, ordinárias, da BASE.
Ele argumenta que além do aumento de investimento de 70 para 100 mil por mês na base, agora teremos uma redução do déficit mensal do clube, haja vista a desnecessidade de se retirar dos cofres do clube essa grana para as divisões inferiores.
Diz ele que falta a publicação no Diário Oficial - e que isto poderá levar meses. Estranho muito o "meses", pois se tudo já aprovado, a publicação é dos problemas o menor, e o prazo, ouso afirmar, deveria ser de dias.

Não há dúvida de que contabilmente faz todo o sentido. Agora acreditar na redução do déficit, só acreditarei quando for publicado, em 2012, o balanço relativo a este ano. Qualquer crisezinha ou mesmo a necessidade de contratar no desespero, para tentar corrigir alguma coisa na Série C, e esses 70 mil serão, imediatamente, despejados no futebol profissional, pois, afinal, já tínhamos mesmo esse deficit, podemos continuar com ele (ou até aumentá-lo, segundo prognóstico do nosso presidente de gastar 700 mil/mês na Série C - entrevista a Claudio Loetz, em AN).

2. A boa notícia é que, conforme eu imaginei, esse é um projeto que pode ser renovado, DESDE QUE corretamente executado. Ademais, informa o Diretor que o JEC está 100% preparado para executar o prejeto, e que "estamos adotando as providências adequadas para conseguir captar rapidamente o aludido valor".  

2.1. É claro, Fernando, que a menção à empresa do Presidente Márcio Vogelsanger foi uma provocação. Nem tudo deve ser levado a série neste blog - que afinal, como já disse várias vezes é de um torcedor, que por sinonímia, é secador.
Se não fosse vedado por lei o que "propus", seria ao mínimo antiético que o Presidente requeresse o benefício fiscal para sua empresa.

3. O segundo projeto (e mais importante), esses sim atenderia às necessidades de reestruturação do CT, apresentado ao Governo do Estado (FUNDESPORTE), e segundo Fernando está em processo avançado de tramitação, "mas ainda não foi 100% aprovado" [ou seja, ainda não foi aprovado, digo eu]. Aprovação é como gravidez: ou tá grávida ou não tá; ou tá aprovado, ou não tá.
Esse projeto, também de cerca de 1,2 milhão, será integralmente destinado ao CT.

Aqui transcrevo o que Fernando prometeu, pois não quero alterar nada do que o Clube me promete, e se for necessário aqui cobrar a execução do prometido, será feito nas exatos limites daquilo que o JEC afirmou:

"Conforme este projeto, será erguido um prédio novo (não é simples reforma), com 2 andares e mais de 1.000 metros quadrados de área construída. Haverá 26 suítes, auditório, sala de musculação, sala para o departamento médico, cozinha, refeitório, sala de convivência para os atletas, vestiários, sala para as comissões, técnicas, etc. Todas estas instalações também serão devidamente mobilidadas. Não me recordo se a construção do 3º campo também está incluída neste projeto (mas acho que está).
Após a execução deste projeto, o JEC terá o melhor e mais moderno CT de Santa Catarina e um dos melhores do Sul do Brasil".

O projeto é bem melhor do que eu imaginei - no chute, porque não havia divulgação pelo Clube. Que bom que agora vêm à luz os nossos planos.

4. Fernando ainda promete interlocução mais constante com este blog, para esclarecer sobre loja virtual, nova loja no Shopping (desta eu não sabia), a camisa retrô - que a cada dia fica mais retrô ainda - o nosso busão, patrocinadores e outras iniciativas de marketing.
Também fala de seu projeto mais audacioso, o Museu Joinville (http://www.museujoinville.com.br/); já vi o site (vale a pena dar uma olhada) e considero, realmente, ambiciosíssimo (voltarei a tratar do assunto).

5. Por fim, Fernando me dá uma sugestão: que antes de falar de algum tema "delicado" no JECMANIA, eu entre previamente em contato com o Clube.
Caro Fernando: esta é uma "sugestão" que NÃO POSSO aceitar. A minha sugestão/opinião é de que o Clube é que deveria dar esclarecimentos à torcida - o que raramente ocorre, e não que a torcida que seja obrigada a cobrá-los; o vetor das informações é que está errado. Espero que o novo site seja um novo e operante canal de comunicação do Clube para a Torcida.

Então, se escrevi o post sobre nossos projetos de captação de recursos, assim, meio no escuro, é porque no escuro estávamos todos sobre os planos de nosso Clube - digo NOSSO CLUBE porque além de torcedores, quase todos somos associados da instituição.
Não há dúvida de que em relação a alguns assuntos buscarei elementos informativos diretamente contigo, já que abriste este canal de comunicação, por email. Mas não sempre! A meu ver não existe "assunto delicado". Há assuntos amenos e outros graves. Tratarei de ambos, quando achar relevante.

E, asseguro, não sou profissional da imprensa (estes têm a obrigação de "ouvir o outro lado"), mas busco separar notícias de fofocas, não dou respaldo a teorias conspiratórias - por exemplo, "fora Nereu", ou de que esse ou aquele levam grana, ou de que alguém tem passe de jogador. Devaneios fantasiosos não são levados à frente por aqui.

Mesmo que eu sempre trabalhe com fontes secundárias (o que leio e ouço na imprensa), pois não tenho (ou tenho muito pouco) contato com as fontes primárias de dentro do Clube, busco ser razoável.
Mas, não sendo profissional da imprensa, e sendo esse um "blog do eu sozinho", E DE UM TORCEDOR, sinto-me no direito de, às vezes, mesmo sem ter razão, cornetar, meter o pau, xingar gregos e troianos.
Obrigado pelo esclarecimento que prestaste a mim e aos que lêem este blog. Voltaremos a nos encontrar - virtualmente.
AVANTE, JEC! QUE AS PROMESSAS SE CONCRETIZEM!

5 comentários:

  1. Estas são as notícias que deveríamos ficar sabendo pelo site oficial do clube.
    Esse blogzinho até que tem alguma coisa de vez em quando... hehehehe
    Brincadeira, leio sempre.
    Abraço,
    Bocão.

    ResponderExcluir
  2. Fala Jequeano, considero este blog o mais democratico de todos os que leio, e não são poucos, alguns chegam ao cumulo de responder aos comentarios com traços de ditadura mesmo, pra mim é leitura obrigatória pela manhã e durante todo o dia, quando da um tempinho, rsrs.

    Portanto, estamos aqui nós leitores e comentaristas desse blog para discutir, brigar, rir, chorar uns com os outros, porque a nossa maior paixão futebolística é nosso JEC, nosso amado TRICOLOR.

    E quanto ao canal que foi aberto com nosso diretor de marketing, não só ele, mas todos os outros membros dessa Diretoria deviam "olhar" essas postagens e entender que somos SÓCIOS e TORCEDORES, e que nossas aspirações são para o melhor do JOINVILLE ESPORTE CLUBE.

    No mais, Série B é logo ali, luta Coelho, Sds Tricolores

    ResponderExcluir
  3. Sandrão - JOINVILLE18 de maio de 2011 às 09:58

    Jequeano... és o dimonhoooooooo!!! hahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Bom, não entendi por que alguns leitores ficaram extasiados com as declarações do Sr. Fernando. É tudo obrigação atrasada: investimento na divisão de base retorna muito dinheiro (ahhh...nunca temos dinheiro, pára de gastar dinheiro em bagaços que vai ter sim); site novo, puta merda, quantas vezes questionamos no blog que não custa muito fazer um site descente e divulgar o "projeto de longo prazo" do time, e também já falamos que este não existe no JEC, agora contratamos jogadores para o trimestre; e quanto ao museu, trocaria o "mais moderno que do Barcelona", por alguns títulos.
    Promessa todo mundo faz.
    É isso aí Jequeano.

    ResponderExcluir
  5. Enderson, ontem ouvi a convocação da seleção sub-17, e de 21 jogadores, 8 são de Inter ou Grêmio. Imaginem a grana que esses clubes não vão levantar com essa gurizada. Se fizermos o prometido, em breve teremos outros, não digo Ramires, mas Douglas, Edgares, etc, que além de evitar que contratemos como dizes bagaços para nosso time, tenhamos caixa.

    Sandro, tô com o capeta.

    Dácio, obrigado pelo adjetivo "democrata". Realmente não modero comentários, quem quiser vem aqui e escreve o que quiser. Se vier com pedradas, leva pedrada também, mas sempre assegurado o direito de dizer o que quiser. Podes ver que depois de cada postagem tem as reações, e uma delas que lá está é para assinalar se achou o post ruim. Acho que só podemos nos comunicar se for da forma mais livre possível.

    Bocão, não me lembro de teres comentado anteriormente, seja muito bem-vindo e sempre que quiser, deixe seus comentários. Também aguardo ansioso que o novo site seja finalmente um canal de comunicação do Clube para com o torcedor, seja ele sócio ou não.
    Ab, ST.

    ResponderExcluir